faceboook

Entenda o que você pode fazer com o Revit Architecture!

O Revit Architecture é um programa indispensável para quem atua ou pretende atuar com engenharia ou arquitetura. Saiba tudo o que ele permite fazer!(...)

Autor: Redação Impacta


 
Precisando de um programa voltado para o conceito de modelagem em BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de informação de Edificações), a Autodesk, desenvolvedora e proprietária de softwares como o AutoCAD, incorporou o Revit Architecture, que atualmente está em sua versão 2018. Neste artigo, vamos apresentar um pouco mais sobre o Revit Architecture, suas funcionalidades, suas vantagens e como esse produto da Autodesk pode otimizar o seu dia a dia!

O que é o BIM?

Antes de falarmos diretamente sobre o Revit, é necessário darmos uma pincelada no conceito de BIM. O termo, que significa “Building Information Modeling” ou “Modelagem de informação de Edificações”, representa o processo de geração e gerenciamento de dados da construção durante seu ciclo de vida.
O BIM não tem necessariamente relação com 3D, mas, geralmente, usa modelos de construção dinâmica nesse esquema. Esse modelo, às vezes, é usado para se referir a objetos paramétricos.

O que é o Revit?

O Autodesk Revit Architecture é um robusto aplicativo de software de design e documentação arquitetônica criado pela Autodesk para arquitetos e profissionais de construção. As ferramentas e os recursos que compõem o Revit Architecture são projetados especificamente para suportar fluxos de trabalho de modelagem de informações de construção (BIM).
Ao utilizar o BIM em oposição à redação auxiliar (CAD), o Revit Architecture é capaz de aproveitar informações dinâmicas em modelos inteligentes — permitindo que estruturas de construção complexas sejam desenhadas e documentadas com precisão em um curto período de tempo.

Cada modelo inteligente criado com o Revit Architecture representa um projeto inteiro e é armazenado em um único arquivo de banco de dados. Isso permite que as mudanças feitas em uma parte do modelo sejam propagadas automaticamente para outras partes do modelo, aumentando, assim, o fluxo de trabalho para usuários da ferramenta.

Quais as diferenças entre Revit e AutoCAD?

O AutoCAD começou a ser usado a partir da década de 1980 e, desde a sua introdução, finalmente, tornou-se enraizado no DNA da maioria das empresas e escritórios de design e transformou-se em parte integrante das atividades do processo de design do dia a dia. Foram quase 20 anos depois que o Revit foi apresentado ao público.
A aceitação no setor de design e construção foi gradual. Cada vez mais profissionais começaram a fazer a transição ou incluíram o Revit em seu fluxo de trabalho. As diferenças entre os dois podem ser resumidas em uma sigla — BIM. Com o AutoCAD você usa linhas para criar geometria básica que representa os objetos da vida real.
Com o Revit, você usa a geometria equipada com informações da vida real. Além disso, com o Revit, enquanto você está trabalhando em uma única visão, como um plano, outras visualizações também são geradas automaticamente, como uma elevação, por exemplo. O mesmo acontece quando você está fazendo mudanças.
Uma mudança em uma visão também será refletida em outras visualizações também. Uma boa maneira de analisar os benefícios de cada ferramenta é que o AutoCAD é ótimo para o desenho em 2D, em que apenas o trabalho de linha precisa é necessário, como desenhos de detalhes de elevação.
O Revit é excelente para modelagem, gerando horários de custos, colaboração e gerenciamento de mudanças. Na indústria de design e construção, a concorrência é feroz, especialmente quando se trata de obter seu primeiro emprego ou de ter seu lance selecionado para um projeto.
Dominar o Revit e o AutoCAD pode dar uma vantagem tanto no mercado de trabalho como no gerenciamento de projetos no campo. Ambas as aplicações atualmente têm seu lugar no processo de design e na indústria da construção.

Como o Revit Architecture é usado?

O Autodesk Revit Architecture é usado por arquitetos e outros profissionais de construção para ajudar a reduzir o risco, obter informações sobre como os edifícios serão realizados antes do início da construção, desenvolver projetos de melhor qualidade e melhorar a entrega do projeto.
Por exemplo, uma escola de arquitetura pode usar o Revit Architecture como o software escolhido para ajudar seus 600 estudantes em tempo integral a ganhar experiência no mundo real usando um fluxo de trabalho BIM para construir modelos 3D de alto impacto.
No caso de uma empresa de serviços de engenharia e arquitetura, o Revit Architecture pode ser usado para acelerar o complexo projeto e construção de um edifício que envolve equipamentos de processamento de destilarias e permite um alto nível de manutenção futura e melhorias.
Em última análise, o Revit Architecture é usado para criar projetos de construção precisos, minimizando o tempo necessário para coordenar e projetar em um ambiente virtual. Isso, por sua vez, permite que as ideias sejam trabalhadas com mais rapidez e ajudem a manter uma melhor consistência em todos os projetos.

Quais são os benefícios do uso do Revit Architecture?

Profissionais que atualmente trabalham ou estão buscando carreiras em áreas da arquitetura e outros setores de construção e engenharia profissional descobrirão muitos benefícios em usar o Revit Architecture.
O fluxo de trabalho BIM, oferecido pela Revit Architecture, não só maximiza a produtividade, mas também ajuda a racionalizar seus fluxos de trabalho de design e documentação, acelerando projetos desde o design até a conclusão, ao mesmo tempo que automatiza as atualizações em seu modelo com uma única mudança de design.
O Revit coloca elementos inteligentes como paredes, portas e janelas. Com ele é possível gerar planos de piso, elevações, seções, horários, visualizações em 3D e renderings. Também permite otimizar o desempenho de construção no início do processo de design, executando estimativas de custo e monitorando as mudanças de desempenho ao longo da vida útil do projeto e do edifício.
O software também permite gerar renderizações fotorrealistas, criar documentação com vistas cortadas e 3D e panoramas estéreos para ampliar seu design para a realidade virtual.
O Autodesk Revit Architecture oferece muitas outras ferramentas e recursos que podem aumentar a produtividade, como materiais físicos para análise de desempenho de construção, integração de Autodesk 360, compartilhamento de trabalho, modelagem de construção, associatividade bidirecional, componentes paramétricos e muito mais.

Veja este vídeo do instrutor Eder Oliveira, contando sobre uma outra ferramenta do Revit Architecture 2016, que é a criação de etiquetas personalizadas:

Gostou do conteúdo desse post? Deixe um cometário sobre a utilidade dele para você ou caso tenha ficado alguma dúvida sobre o conteúdo!

 

2 Comentários

  1. Valdevino disse:

    Gostaria de elogiar o seu trabalho. Sou também um fã de tecnologia BIM. Meus parabéns muito bem detalhado!

    • Redação Impacta disse:

      Obrigado, Valdevino! Que bom que gostou, acompanhe sempre o Blog Impacta que estamos preparando sempre novidades e dicas úteis!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!