faceboook

Você sabe o que é Visual Studio?

Se você tem interesse em entrar para área de desenvolvimento de software, conhecer o Visual Studio é fundamental! Saiba tudo sobre ele aqui!

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Você possui interesses em desenvolvimento de software? Hoje em dia, existem várias ferramentas disponíveis por aí. Porém, em lugar especial, a Microsoft disponibiliza uma que é muito eficiente, trata-se do Visual Studio! Mas você sabe para que ele serve?

Como já foi dito, ele é uma ferramenta da Microsoft, conhecida como uma IDE — Integrated Development Environment. Ou seja, é basicamente um software editor de texto que possibilita aos usuários escreverem seus códigos em uma determinada linguagem para, então, serem traduzidos em comandos para os computadores.

Com o Visual Studio é possível desenvolver aplicativos da Web ASP.NET, serviços Web XML, aplicativos desktop e aplicativos móveis. Quer conhecer mais sobre essa ferramenta? Continue lendo.

Como funciona o Visual Studio?

O Visual Studio é um assistente para desenvolvimento. Independentemente da linguagem que você utiliza, ele mostra os atalhos de APIs disponíveis, além de fazer preenchimento automático dos comandos para agilizar a construção do seu código.

Quando você terminar ou desejar testar um código, é possível depurá-lo (verificar erros de sintaxe do código e da lógica de comandos do programa).

Afinal, atentar para um grande volume de códigos é difícil, não é mesmo? E, na maioria das vezes, é até bastante confuso. Para isso, o Visual Studio dispõe de uma facilidade em acompanhar seu código com marcações de início de código, filtros e funções.

Opções como “Encontrar todas as referências” permitem pesquisar por informações e exibir no código os resultados buscados. Também é possível exibir seu código de forma estruturada, o que facilita a busca de problemas e sempre lhe deixa ciente da localização das estruturas do seu código.

Além disso, existem pequenos ícones com formato de lâmpada que ajudam você a verificar e a resolver problemas frequentes de programação, enquanto você redige seu código para realizar eventos ágeis, como refatoração e implementar interfaces, no próprio editor.

Quando você depurar seu código, o Visual Studio lhe mostrará uma lista de erros. Por meio dela, você pode identificar em qual linha de código há um erro de sintaxe ou lógica. Em algumas linguagens são exibidas até mesmo opções de soluções para alguns erros.

Sabemos que cada usuário possui sua maneira de programar. Dessa forma, o Visual Studio permite que você leve suas configurações para onde for. Para isso, basta fazer login na aplicação em qualquer lugar que suas modificações de configurações se manterão salvas.

Você pode levar seu ambiente de programação do jeito que o personalizou.

Atualmente, temos o Visual Studio como uma das IDEs mais relevantes no mercado. Isso se deve aos vários recursos que essa ferramenta disponibiliza:

Para Gerência de projetos, você pode:

  • usar o Visual Studio Team Web Access para emitir relatórios com mais facilidade;
  • manter os integrantes informados com a rastreabilidade dos requisitos;
  • utilizar templates ágeis para auxiliar o processo de estimativas;
  • usar um dashboard para manter o time sincronizado.

Para Designers de UI

  • melhora o compartilhamento de arquivos XAML;
  • dá um novo suporte no desenvolvimento de Silverlight;
  • facilita a edição de HTML e CSS;
  • dispõe SketchFlow para compartilhamento e prototipação rápida;
  • integra os desenvolvedores via Team Foundation Server.

Para Desenvolvedores

  • desenvolve aplicações para Windows 7;
  • identifica resultados de alterações no código por meio de testes;
  • personaliza o ambiente de programação de acordo com suas necessidades;
  • facilita a compreensão de códigos e arquiteturas prontas;
  • constrói customizações para SharePoint.

Para Testadores

  • os bugs são menos frequentes em um ambiente virtualizado;
  • a interação entre os desenvolvedores é feita de forma mais eficiente;
  • contextos aos bugs são incluídos automaticamente;
  • o progresso de teste tem bastante visibilidade.

Você sabe o que é Visual Studio

Quais são os recursos do Visual Studio?

Usando o Visual Studio é possível criar projetos de software para as plataformas desktop e mobile, além do desenvolvimento para web. Essa ferramenta disponibiliza algumas funcionalidades para facilitar a vida dos desenvolvedores:

Visual Studio Mobile Center

É uma ferramenta que permite controlar seus aplicativos de forma mais prática. Por meio dela é possível criar, testar e monitorar seus apps — Android, iOS e Windows — isso tudo apenas com este recurso.

Você pode criar um pacote de aplicativos instaláveis automaticamente, executar uma ampla variedade de testes, obter resultados de falhas recorrentes de todos os dispositivos para poder priorizá-las de acordo com sua frequência, obter controle de acessos diários, semanais e mensais, além do tempo de duração no uso da aplicação.

Visual Studio Team Services

Essa ferramenta possibilita criar um ambiente de programação perfeito para as equipes. Com ela, você desenvolve códigos em várias linguagens e aplicativos para várias plataformas. Ao mesmo tempo, pode rastrear ideias com ferramentas do Ágile e contar com revisão de códigos de alto potencial.

Visual Studio Dev Essentials

Esse pacote do Visual Studio é composto de ferramentas poderosas para desenvolver aplicativos para qualquer plataforma. Essas ferramentas contam com editores de códigos para as plataformas Windows, Linux e macOS.

Além disso, contam com serviços de nuvem para armazenamento, implantação de internet das coisas, aprendizado de máquina e análises.

O Visual Studio pode ser uma ferramenta útil para iniciantes?

Claro que sim! O Visual Studio é caracterizado por sua capacidade de desenvolver aplicações sem a necessidade de digitar códigos em excesso.

Para a área de design, por exemplo, você não precisa ficar digitando códigos para desenhar componentes. Afinal, o Visual Studio conta com uma paleta de ferramentas, na qual você pode simplesmente arrastar os componentes — ícones, botões etc — para a janela de criação da interface e organizá-los de acordo com sua necessidade.

Além disso, o Visual Studio conta com assistentes que lhe permitem integrar seus códigos a bancos de dados, sem necessidade de escrever códigos para fazer isso.

Com o Visual Studio, portanto, é possível desenvolver com várias linguagens de programação, como C, C++, C# (C Sharp), Visual Basic (VB) e J# (J Sharp).

Conseguiu compreender o que é Visual Studio? Para você que tem interesse em programar, desenvolver aplicações — desktop, web e mobile — ou fazer design de interfaces, o Visual Studio é uma ótima plataforma que atende a essas necessidades e dá a você um diferencial no mercado de trabalho.

Por isso, procure se inteirar dessa tecnologia. Um curso de desenvolvimento e uma certificação para alguma plataforma é indispensável para você que quer seguir em frente como desenvolvedor.

Quer continuar a receber excelentes dicas de programação no conforto das suas redes sociais? Siga nossas páginas no FacebookTwitter e LinkedIn!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!