faceboook

Práticas de TI Verde: os 3 níveis para implementação

As práticas de TI Verde podem ser divididas em três níveis de implementação. Conheça cada uma delas e veja em qual nível está a sua empresa ou negócio.(...)

Autor: Rodrigo Cipullo

Falamos recentemente aqui no Blog Impacta sobre a importância da TI Verde para as organizações. Atualmente, um conjunto de práticas e métodos em três níveis torna-se interessante e viável, pois reduz os custos e gera iniciativas e engajamento de responsabilidade com o meio ambiente na organização e colaboradores. 

Hoje, você vai conhecer esses níveis de práticas de TI Verde ver em que ponto a sua empresa ou o seu projeto se encontra:

1 – TI Verde: incrementação tática

Esse nível, não modifica a infraestrutura e nem as políticas internas da tecnologia da informação. Mas apenas adota e implementa medidas de cortes nos gastos elétricos em excesso.

Como exemplos comuns nesse nível, podemos citar o desligamento automático dos equipamentos eletrônicos fora de uso no momento, o monitoramento da energia disponível nos equipamentos, a troca das lâmpadas para modelos mais econômicos, otimizando a temperatura das salas, entre outras ações simples de serem implantadas e sem custos para a organização.

2 – TI Verde Estratégico

É o segundo nível das ações e estratégias e exige uma auditoria sobre a infra e os recursos da tecnologia relacionados a seu impacto no meio ambiente.

Assim, é possível desenvolver e implementar novos métodos viáveis de produção, com o objetivo de reduzir significativamente os danos causados ao meio ambiente.

São exemplos: a criação ou readequação de uma nova infraestrutura elétrica, visando um maior resultado e menor consumo, a troca dos sistemas computacionais antigos, a implementação de nova política interna, programa de descarte correto de materiais e resíduos eletrônicos.

3 – Deep IT 

Mais abrangente e complexo que os dois primeiros níveis, traz ao projeto a implementação de um parque tecnológico visando, sempre, o aumento do desempenho com o mínimo gasto elétrico.

Nesse nível, estão inclusos: projetos específicos de refrigeração, iluminação e realocação dos equipamentos na organização com base nas duas primeiras estruturas.

É claro, que nesse nível existe um custo maior envolvido no planejamento e execução do processo.

Podemos citar como exemplo nesse nível o Google, que pratica ações que incluem desde o planejamento e implementação dos seus data centers, passando pela locomoção dos funcionários com veículos elétricos, até o consumo de energia alternativa, como a solar e a eólica.

E aí, conhece algum projeto de TI Verde de sucesso? Deixe seu comentário!

Domine as ferramentas para ser um verdadeiro líder em TI

A Impacta tem os melhores cursos do mercado na área de tecnologia, gestão, criatividade e desenvolvimento. Conheça os treinamentos e prepare-se para atuar com TI Verde e muitas outras áreas!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!