faceboook

Como aumentar a produtividade trabalhando em pequenas telas

Trabalhar usando notebook, tablet ou mesmo smartphone já é uma realidade para muitos. Veja aqui como aumentar a produtividade trabalhando em pequenas (...)

Autor: Redação Impacta

Graças ao alcance cada vez maior da banda larga 3G, o sonho de trabalhar usando apenas um notebook ou um tablet vem se tornando uma realidade para muitas pessoas. No entanto, como diria o tio do Homem-Aranha, “grandes poderes exigem grandes responsabilidades”, e não são todos que conseguem voltar à planilha do Excel depois de começar uma partidinha de Candy Crush.

E aí vem a pergunta: como fazer então para aumentar a produtividade?

Para responder esta questão, elaboramos 5 dicas bem simples que podem ajudar qualquer um a focar no que interessa e render bastante ao longo do dia. Vamos lá.

Algumas dicas ajudam a aumentar a produtividade quando se trabalha com telas pequenas

1. Deixe na área de trabalho apenas aquilo que é importante

Não há problema algum em usar o notebook ou o tablet para jogar alguns games durante a semana. Mas deixar o atalho para eles ali na área de trabalho pode ser um convite à ociosidade.

Reúna todos os jogos em um lugar “afastado” do seu primeiro plano e deixe no desktop apenas aquilo que é de necessidade no dia a dia, como documentos e atalhos para navegadores e programas essenciais.

A tela já é bastante reduzida para você ter que dividi-la entre o que é e o que não é importante.

2. Use um teclado físico

Se o seu computador móvel é um tablet, você provavelmente irá precisar de um teclado físico para ser mais produtivo em algumas tarefas.

Escrever e-mails e navegar pela internet com o teclado virtual não é a pior das coisas, mas para aqueles que trabalham digitando uma grande quantidade de textos ao longo do dia, nada como um teclado de verdade para ajudar no processo. E não precisa quebrar muito a cabeça, porque existem muitas opções — das mais baratas às mais caras — por aí no mercado.

3. Instale aplicativos do Chrome para aumentar a produtividade

Nada como alguns softwares livres para ajudar a focar no trabalho. E para quem usa o Chrome como navegador, o Pomodoro Daisuki e o Stay Focused podem ser uma ótima pedida.

O primeiro te ajuda a aplicar a Técnica Pomodoro, criando ciclos de trabalho e descanso em busca de período útil sem distrações. Já o StayFocusd, da Transfusion Media, bloqueia algumas páginas conhecidas por tirar a atenção das pessoas (como o Facebook e o Twitter), liberando o acesso a elas a cada espaço de tempo que você delimitar.

4. Use totalmente a tela do seu notebook

Se o monitor do seu notebook é daqueles que mal cabem a tela do Word, talvez seja melhor otimizar a área dele. O FocusWriter é um software que pode ajudar a fazer isso. Disponível para Linux, Windows e OS X, o programa tira tudo da tela e deixa por ali apenas um campo de inserção de texto.

5. Use seu tablet ou notebook como uma segunda tela

Se você também tem um Mac ou um PC, nada como usar o tablet ou o notebook como segunda tela. Desta forma você pode trabalhar tranquilamente usando o monitor maior e deixar o menor para dar uma olhadinha na timeline do Facebook, pedir vida no Candy Crush ou ver algum site de notícia.

Melhore a produtividade com qualificação

Agora que você já sabe como aumentar a sua produtividade, vai até sobrar tempo para fazer algum de nossos cursos e turbinar o seu currículo. Conheça as nossas opções.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!