faceboook

Saiba como identificar riscos no projeto

A primeira obrigação da equipe no gerenciamento de riscos no projeto é identificá-los de forma adequada. Saiba como fazer isso da melhor maneira.

Autor: Redação Impacta

O gerenciamento de riscos no projeto visa identificar, analisar, responder, monitorar e controlar todo e qualquer risco inerente, seja ele positivo ou negativo, buscando sempre maximizar os efeitos positivos e reduzir ao máximo os efeitos negativos, aumentando a probabilidade de sucesso do projeto. Essa jornada não é das mais fáceis, mas é vital para que a equipe trabalhe com mais segurança e tenha um plano de gerenciamento de riscos à mão caso algum evento inesperado aconteça, podendo agir proativamente ao invés de reativamente.

No post de hoje vamos nos focar na primeira obrigação da equipe de projetos quanto ao gerenciamento de riscos no projeto, que é identificá-los de forma adequada para que eles possam ser gerenciados ao longo do projeto sem surpresas, como riscos não detectados ou ainda subestimados.

Pronto para aprender como identificar os riscos no projeto?

Saber identificar os riscos no projeto é muito importante para uma gestão

Análise SWOT

A análise SWOT é bastante eficaz para identificar riscos no seu projeto, assim como oportunidades também. Com ela você tem uma visão abrangente do ambiente em que está inserido o seu projeto e pode extrair insights determinantes para o seu sucesso.

Análise de causa e efeito

Outra técnica utilizada para determinar os riscos de um projeto é a análise de causa e efeito, feita através do Diagrama de Ishikawa. Nesse diagrama você relaciona causas e efeitos e identifica possíveis eventos que levem o seu projeto a correr riscos, podendo prever com antecedência como evitá-los.

Análise da WBS

Analisar a WBS ou EAP, também pode gerar muitos insights para que a sua equipe identifique riscos inerentes ao seu projeto. Como a EAP decompõe as fases do projeto em atividades menores, é possível ter um olhar mais detalhista sobre todos os eventos que podem impactar o projeto ao longo da sua execução.

Análise da RBS

A Risk Breakdown Structure ou Estrutura Analítica de Riscos (EAR) é uma forma de decompor seu projeto em áreas de risco, como riscos internos, externos, técnicos e de gestão, por exemplo. O diagrama da RBS fica muito parecido com o da WBS e você pode visualizar com mais facilidade os riscos inerentes a cada etapa do projeto e onde eles estão conectados, se aos stakeholders, clientes, fornecedores, etc.

Técnica Delphi

A Técnica Delphi consiste em entrevistas anônimas preenchidas por várias pessoas envolvidas com o projeto, como sua equipe, stakeholders, sponsors, investidores, entre outros players, a fim de ter, ao final do processo, uma lista de possíveis riscos vistos sob óticas diferentes. Você pode utilizar ainda a Técnica Delphi como um brainstorming remoto, quando fica difícil reunir todos os envolvidos num único lugar. Respondidas as entrevistas, fica a cargo do facilitador consolidar as informações e passá-las pela aprovação dos demais, criando o documento que dá início ao plano de gerenciamento de riscos.

Análise de lições aprendidas

Todo projeto gera lições aprendidas, ou seja, ensinamentos que a equipe do projeto consolida em um documento para consultas posteriores, visando desenvolver melhores práticas para o gerenciamento de projetos. Se a sua equipe já desenvolveu projetos semelhantes, revisitar as lições aprendidas pode ser uma ótima forma de identificar riscos no seu projeto. Caso seja um projeto completamente novo para a sua equipe, buscar referências com outros profissionais do setor é uma boa pedida.

Para quem quer dominar a gestão e saber lidar com os riscos no seu projeto, temos os cursos ideais

Os melhores cursos de gestão e governança de TI estão na Impacta

Com os cursos de Planejamento e Gestão da Impacta você se prepare para ganhar produtividade e conhecimento. Com cursos de SCRUM, ITIL, Cobit e outros, você domina as melhores práticas e técnicas para ser um verdadeiro especialista na gestão de TI!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!