faceboook

Criatividade e Liberdade: A capacidade de interpretar o mundo

O que é a criatividade? Como ter uma boa ideia? Veja aqui como interpretar e transmitir uma ideia, dando liberdade para ela nascer e crescer.

Autor: Lazaro Lucio

“Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário.” Steve Jobs

A criatividade começa com uma necessidade de interpretar algo para a transmissão de uma ideia, mas precisa da liberdade de nascer e crescer. Não pode existir o medo de errar, precisa de fortes opiniões e firmeza e tem que vencer as inevitáveis comparações para chegar a uma autenticidade. A ousadia e observação dos detalhes sempre farão diferença, as fontes de pesquisa precisam ser vastas. Então, ler, sair por aí para observar o mundo e a natureza, conversar, brincar com as crianças, assistir filmes e espetáculos são algumas fontes de inspiração.

Como meu cérebro lida com as críticas?

Ele não gosta da não aprovação. Isso atinge o ego, trava os mecanismos criativos e devolve para os mesmos padrões de sempre, frustrante. Uma visão de mundo clara e crescente influencia todas as coisas que se deseja alcançar, o que uma personalidade objetiva, que atinge os limites da subjetividade e alcança expressão, algo que seja significativo para o mundo.

É curioso ver pessoas com dificuldades de realizar simples rabiscos em uma folha de papel em branco para desenvolver uma nova ideia, sejam capazes de fazer montagens no Photoshop ou mesmo de fazer o mais simples desenho com formas prontas no Illustrator. E quando precisam criar um arranjo com o textos e imagens no InDesign, no Dreamweaver ou qualquer outro programa, deveria ser ainda mais simples, penso, mas a dificuldade é enorme para a maioria.

Mesmo quando a necessidade de criar está em qualquer área de conhecimento, a criatividade é travada por milhares de questões interiores ao indivíduo, seja por medo, por vergonha, timidez, falta de conhecimento, pensar o que outros vão achar, críticas e outros muitos fatores que atingem a capacidade humana de criar algo diferente.

Quando uma boa ideia não aparece

Será que é a falta de uma ideia clara ou o medo da primeira que vem à cabeça. É preciso saber que um pensamento é somente um início de uma boa ideia. Por mais estranho que pareça, sempre temos algo a fazer, quer seja coerente ou não. Deveria sair da mente para o papel, para o software com uma área em branco ou o que quer que seja.

Uma ideia não deveria jamais ser descartada ou criticada no seu início, ela sempre deve ter a chance de crescer e amadurecer, ou ser um degrau para outra, mas não deveria ser atacada nem mesmo por quem a concebeu, deveria ficar lá, aparentemente parada para ser explorada a qualquer momento.

A criatividade precisa estar acompanhada de liberdade

Desenvolvimento da criatividade

Ter a ideia e achar um caminho não é por si só tarefa fácil, mas se tiver liberdade mental, sem bloqueios, esta mesma ideia poderá atingir níveis impressionantes de desenvolvimento, transformando-se com o tempo. Sim, o tempo é um grande problema para as ideias, ele leva as pessoas a simplesmente desistirem por apressá-las demais, em um mundo que tudo é urgente, “para ontem”.

Como na concepção de uma ideia, seu desenvolvimento poderá ser seriamente atingido pelas críticas, tornando-o distorcido, sem força para chegar onde deveria, e novamente ser descartado por falta de apoio ao processo.

Se o autor da ideia não tem o entusiasmo para prosseguir acreditando na sua intuição, as coisas podem desmoronar para o nascimento e desenvolvimento, por mais brilhante que ela seja. Por isso, confiança é importante para este caminho ser livre e certo.

Se existe confiança no autor da ideia, mas não em seus apoiadores ou grupo de trabalho, as coisas podem se tornar bloqueadoras aos poucos. As mentes envolvidas no processo não podem ser diferentes no objetivo, precisam de unanimidade e coragem para atingir os alvos comuns. Saberem onde querem chegar é o mais importante.

Criatividade é para tudo na vida, é determinante para chegar a qualquer lugar, assim como problemas são comuns no cotidiano, ambos andam juntos. Resolver os altos e baixos de um caminho, de forma “sempre” criativa, faz a diferença, e no lado profissional será destaque.

2 Comentários

  1. Sarah disse:

    Precisa ler esse texto, me ajudou muito.

  2. Ariel chaves disse:

    maneiro…

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!