faceboook

O que são métodos ágeis de desenvolvimento de software?

Conheça os métodos ágeis de desenvolvimento de software, que permitem a modificação de um programa enquanto ele está sendo desenvolvido.

Autor: Redação Impacta

Os métodos ágeis de desenvolvimento de software (que vem do inglês agile software development) são uma forma de gestão que permite que um programa seja modificado e receba novas funcionalidades, na medida em que ele é desenvolvido.

E, para que todo esse processo seja mais rápido e produtivo, é realizada a divisão de tarefas entre uma equipe, que faz todas as modificações e validações necessárias para que tudo funcione como o previsto.

O principal objetivo das metodologias ágeis disponíveis no mercado é dividir um grande problema em “pedaços menores”, para que a equipe consiga entregar um produto que seja útil e de qualidade, conquistando a satisfação e a confiança do cliente.

Como ter mais segurança nos métodos ágeis

Graças aos métodos ágeis de desenvolvimento de software, o cliente consegue participar mais da criação e desenvolvimento do produto, tornando todo o processo mais claro, produtivo e satisfatório para ambas as partes.

A segurança é algo muito importante no processo. E é justamente isso que esses métodos ágeis de software proporcionam. Mas, para que isso seja mais eficaz, é preciso que toda a equipe tenha conhecimentos de segurança e dos itens que precisam ser desenvolvidos e integrados ao software.

Todo esse processo é extremamente importante na engenharia de produto e garante inúmeras vantagens ao produto e aos envolvidos em seu desenvolvimento.

Os métodos ágeis trazem diversas vantagens aos desenvolvedores de software

Vantagens para as equipes e gestores

  • Maior regularidade, autonomia e disciplina para a equipe;
  • Maior comprometimento com o projeto;
  • Comunicação eficiente entre gestores, equipes e clientes;
  • Melhoria contínua do processo, redução de custos e erros;
  • Objetivos de trabalho organizados e claros;
  • Otimização dos trabalhos das equipes;
  • Maior agilidade na resolução de problemas e na tomada de decisões.

Vantagens para o cliente

  • Mais rapidez e regularidade na entrega do produto;
  • Melhor visibilidade do status do projeto, o que traz transparência para o processo;
  • Ocorrência mínima de atrasos;
  • Maior retorno do investimento e também do valor do negócio;
  • Maior produtividade e confiabilidade do software;
  • Menor risco;
  • Flexibilidade para a mudança de metodologia e de prioridades;
  • Melhoria na qualidade do produto.

Como um especialista faz toda a diferença

Toda equipe que faz o método ágil de um programa conta com especialistas de algumas outras áreas, como arquitetos de software e programadores de plataformas móveis, entre outros profissionais, para que cada etapa do desenvolvimento do software seja concluída com sucesso.

Mas, além disso, é necessário que se tenha um especialista da área de segurança para que nenhum tipo de ameaça passe pelo novo software e não gere algum tipo de problema para o cliente no futuro.

A importância de fazer testes de software

Algumas das características principais dos métodos ágeis de desenvolvimento são os testes e as validações frequentes no software. Porém, esses procedimentos também devem ser realizados com relação à segurança do produto.

Simulações de ataques e de possíveis problemas com a segurança também devem ser feitas para que o software tenha um código eficaz e confiável. Assim, o gestor consegue assegurar a integridade do programa para o cliente, com confiabilidade.

E então, ainda tem alguma dúvida a respeito dos métodos ágeis de desenvolvimento? Deixe um comentário e participe da conversa!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!