faceboook

Como transformar vídeos do YouTube em GIFs animados

Uma das maiores novidades da internet em 2015 é poder transformar vídeos do YouTube em GIFs animados sem usar outras ferramentas. Saiba como aqui!

Autor: Bruno Saes

O YouTube constantemente passa por modificações para comportar um maior número de vídeos nos canais inscritos e filmes com maior tempo de duração. Agora, o maior site de compilação de vídeos do mundo aderiu uma nova funcionalidade em sua plataforma: a criação de gifs animados através dos vídeos cadastrados na página. Os usuários já conseguiam fazer esse processo, porém precisavam utilizar plataformas externas, como Movie to Animated GIF Converter e gifyoutube.com. Desta forma, a ação se torna muito mais simplificada.

Ainda não sabe como a ferramenta funciona? Listamos para você todo esse processo:

Como transformar vídeos do YouTube em gifs

Os canais hospedeiros precisam aderir tal função para que a geração de gifs possa ser realizada. A criação na plataforma se dá por um processo muito simples: é preciso clicar no botão “Compartilhar” e ir na opção “GIF”, localizada ao lado da opção “E-mail”. Logo após, será exibido um editor de vídeos, onde será necessário selecionar o trecho desejado do vídeo – lembrando que a plataforma suporta uma animação de até 6 segundos -, digitando o instante exato que deve iniciar e finalizar ou através de uma linha do tempo. Quando a animação estiver pronta, poderá ser compartilhada através do URL que se encontra na opção “link direto”.

Ainda é preciso estar conectado a uma conta do Google para a criação do gif.

Novo botão permite transformar vídeos do YouTube em GIFs com muita facilidade

Criando “memes”

Para aumentar o nível de entretenimento da nova funcionalidade, a produção de gifs pelo YouTube ainda possibilita inserir textos na animação criada pelos usuários, permitindo a produção dos tão famosos memes que se tornaram os grandes virais das redes sociais. As frases podem ser inseridas no topo da imagem e/ou na parte inferior.

Mais que mil palavras

Em um vídeo, o engenheiro de software do Youtube explicou a razão da inserção da nova ferramenta: “Se uma imagem vale mais que mil palavras, então quantas palavras valem um GIF?”, indaga Michael Chang. A novidade foi informada no dia 21 de novembro de 2014, momento em que os interessados começaram a se candidatar para fazer parte dos testes. Chang ainda tenta achar uma resposta lógica: “Se presumirmos que um GIF tem cerca de três segundos, e são 15 quadros por segundo, são 45 quadros. Isso significa que um GIF deve valer 45 mil palavras, certo?”.

Consolidando no mercado de vídeos online

Há alguns anos, o YouTube comportava apenas vídeos de curta duração e os canais inscritos podiam compartilhar um número bem limitado de produções. Com o aumento da demanda dos usuários, o site se viu obrigado a acompanhar os avanços tecnológicos e aprimorar os processos do seu layout. Com o passar dos anos, a página passou a comportar filmes, shows e demais vídeos de longa duração e apresentou uma nova interface com um guia que possibilita aos assinantes verificarem os vídeos de suas principais preferências.

Ao possibilitar a criação de imagens animadas através da plataforma dos vídeos, o YouTube, além de gerar muita acessibilidade, participa de um processo simples e de alta inserção com os internautas.

Gostou do post? Alguma dúvida sobre o processo de criação de GIFs? Deixe seus comentários!

 

3 Comentários

  1. Editor de Video disse:

    Muito interessante o artigo. Recomendo.

  2. Marcos disse:

    Muito bom. Ajudou.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!