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Como melhorar o posicionamento de aplicativos nas lojas

O número de apps no mercado só cresce. O que poucos conhecem é a possibilidade de melhorar o posicionamento de aplicativos nas lojas. Confira aqui 5 (...)

Autor: Redação Impacta

O número de aplicativos que surgem no mercado não para de crescer.

Em janeiro de 2015 havia 1,43 milhão de apps mobile diferentes disponíveis para venda e download gratuito na Google Play e 1,21 milhão na Apple Store. Isto mostra duas coisas: cada vez mais as empresas, startups e empreendedores reconhecem a importância deste tipo de software para seus negócios, e mostra que este é um cercado cada vez mais acirrado e ser estrategista é fundamental para que seu aplicativo consiga o sucesso que deseja obter.

Algo que poucas empresas e alguns desenvolvedores de app mobile sabem é que existem mecanismos que otimizam a posição do seu app nas stores, facilitando que o seu software seja encontrado mais facilmente.

Faça uma experiência: procure, por exemplo, aplicativos de táxi em uma loja. Veja quantas opções surgiram, mesmo que todos não tenham as mesmas funcionalidades. Para que alguém descubra um dos apps que possuem alguma função diferente da maioria dos que estão disponíveis no mercado, ele deve estar nas primeiras posições na busca para serem encontrados, ou então passarão despercebidos.

Confira estas 5 dicas para melhorar o posicionamento de aplicativos na Google Play e Apple Store

1. Coloque as palavras-chave no título do app

Para que você possa impulsionar a busca, é ideal que você coloque as palavras-chave da busca no título do app. Pense no que o usuário buscará quando estiver buscando seu aplicativo.

Usando o exemplo anterior, se você desenvolveu o aplicativo para chamar táxis, provavelmente a palavra que irão colocar na busca é “táxi”. Então, é primordial que você coloque esta palavra no título do app para que ele seja encontrado. Os primeiros resultados serão aqueles que terão esta palavra no nome do aplicativo.

Porém, nem sempre é uma boa saída fazer isto. Quer ver? Os maiores editores e redes sociais de fotos não possuem “fotos”, “pictures”, “photos” e outras palavras-chave em seus nomes. Isto acaba por limitar um nome criativo, forte e impactante. Esta é uma dica que deve ser considerada com cuidado.

2. Tenha cuidado com o design

Principalmente a App Store, mas também a Google Play, valorizam screenshots e um design cativante para o usuário. Ambas as lojas valorizam profundamente a experiência do usuário, que pode ficar deficitária devido a um layout ruim, botões confusos, etc.

Além disso, as screenshots ajudam o usuário a ter o primeiro contato com o seu app, então se forem chamativos há uma possibilidade maior de que ele faça o download dele. Então escolha um bom desenvolvedor de aplicativos que saiba fazer uma boa interface para seu software.

3. Faça uma descrição de impacto

Esta é uma etapa importante. A descrição deve deixar claro o objetivo do app. Se você optou por não colocar a palavra-chave no título, é um bom momento para impulsionar a busca e conseguir aparecer nos primeiros lugares da busca.

Voltando a nosso primeiro exemplo: se você desenvolve um aplicativo para serviço de táxis, e o nome não possui este termo, é na descrição que eles devem aparecer. A palavra-chave deve aparecer pelo menos 5x na descrição. Ela deve ser também clara, criativa e impactante. Lembre-se de que são poucos os caracteres, por isso use-os da forma mais cativante possível.

4. Coloque um vídeo promocional no YouTube

Vídeos promocionais ajudam a subir seu app no ranking de pesquisa, tanto para App Store quanto para a Google Play. Os motores de busca encaram isto como um conteúdo de qualidade para apresentar para o usuário quais são as funcionalidades do seu app, de forma a ficar mais claro para o usuário o que ele realmente pode trazer de bom para sua vida.

Postar um vídeo promocional no YouTube dá um up principalmente para os produtos da Google Play, já que você estará utilizando outra ferramenta do Google.

5. Busque comentários positivos

Apesar de este ser um ponto que você não pode controlar diretamente, quanto mais comentários positivos seu aplicativo tiver, mais ele irá subir na busca. O inverso também é válido: comentários negativos empurram seu app para baixo no ranking.

Por isto, sempre acompanhe falhas e problemas de funcionamento do seu software, ouça os usuários, pense na experiência que eles desejam ter. Quanto melhor for esta experiência, melhor ele pontuará na busca.

Estas são dicas fundamentais para que seu aplicativo fique bem posicionado nas buscas feitas pelos usuários. Por isto fique de olho nestes detalhes para garantir o sucesso dele. Ficou alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários.

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