faceboook

Dicas básicas de segurança para smartphones

Smartphones atualmente são mais poderosos que qualquer sistema de computador produzido há dez anos, mas ainda são alvos fáceis para crackers.

Autor: Redação Impacta

Verificar e-mails, jogar online, checar a conta corrente, comprar, enviar e receber mensagens. Os smartphones, que atualmente são mais poderosos que qualquer sistema de computador produzido há dez anos, se tornaram equipamentos necessários na vida moderna.

Todos os fabricantes trabalham para manter a constante evolução, lançando uma versão aprimorada do aparelho anterior, o que nos faz esperar, muito em breve, verdadeiras máquinas tecnológicas portáteis, capazes de qualquer coisa.

Porém, esse cenário é um prato cheio para crackers, que além de invadirem PCs, também praticam crimes cibernéticos em smartphones. Não são raras notícias de fotografias roubadas de celebridades e publicadas indevidamente, roubo de senhas e dados financeiros, além dos furtos do próprio aparelho, que em mãos erradas se torna ainda mais vulnerável.

Pensando nisso, separamos algumas dicas básicas para manter a segurança de seus dispositivos móveis:

  • Manter o antivírus para Android atualizado continua sendo a primeira orientação para proteger smartphones de ataques. É notório que criminosos virtuais conseguem enganar até os mais experientes com aplicativos maquiados, softwares ou downloads alterados para acessar informações. O app InstaLike, por exemplo, virou notícia quando mais de 100 mil aparelhos foram infectados. O aplicativo prometia mais seguidores no Instagram. O cuidado deve ser maior com alguns aplicativos gratuitos que oferecem proteção limitada. Os aparelhos que possuem informações sigilosas importantes precisam de softwares que garantem segurança reforçada.

  • Desativar uploads automáticos para redes sociais e serviços de nuvem também é importante. A praticidade pode se tornar uma dor de cabeça ao publicar algo desagradável automaticamente. Além disso, o login automático também pode ser um problema. Deslogue de tudo após o uso.
  • Aplicativos, música, jogos ou qualquer outro download deve ser executado apenas em lojas virtuais confiáveis, como a App Store ou a Play Store. Existem milhões de aplicativos disponíveis, mas é necessário o bom senso na hora de escolher o que realmente é relevante, evitando abrir a rede para prováveis ameaças. Pesquisar sobre o download antes de executá-lo é fundamental.
  • Fique atento à conexão. Em lugares onde o Wi-Fi é compartilhado, o sinal não é protegido. Os aparelhos a sua volta podem facilmente tentar capturar os detalhes de sua transmissão, como nomes de usuários, senhas, mensagens, etc. Apesar da tentação, é importante evitar esse tipo de rede compartilhada. Pegar um vírus também é um risco maior nesse caso.
  • Evite deixar que as crianças tenham contato com o seu celular. É comum que os filhos, primos, sobrinhos joguem nos aparelhos dos adultos, mas enquanto a rede estiver logada, propagandas e mensagens em forma de pop-ups aparecem, instigando a curiosidade. Com um clique sem supervisão, a infecção pode ser inevitável.
  • Não tenha a mesma senha para todos os serviços online, principalmente para fóruns onde não entra com frequência. Algumas plataformas podem ser seguras, mas se a sua senha cai em fórum errado, é muito fácil para alguém invadir suas redes sociais, por exemplo.
  • Mantenha o Bluetooth desligado. Além de economizar bateria, dificulta a entrada de crackers no dispositivo móvel.
  • Troque a senha da tela inicial periodicamente. Alterne entre números, letras e acentos e evite usar desenhos para desbloqueio. Alguns crackers conseguem descobrir o desenho observando as marcas de impressões digitais nas telas de smartphones.

Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se o conteúdo foi relevante para você ou caso tenha ficado alguma dúvida!

1 Comentário

  1. Alexander D. disse:

    Bom dia Nicolli parabéns pela postagem foi de muitos interesses e mais agora com tanta inseguridade por todas as partes por isso temos que ter muito cuidado.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!