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Google Research apresenta novos dados

Google Research divulga a introdução de dados estruturados nos resultados de pesquisas, mostrando informações relevantes, além da descrição clássica(...)

Autor: Bruno Saes

O Google, através de seu blog Google Research, divulgou nessa semana a introdução de dados estruturados, ou os chamados “structured snippets”, nos resultados de pesquisas, mostrando ao usuário informações extras e relevantes, além da descrição clássica da página (as chamadas snippets).

A chegada desses novos dados faz parte das já anunciadas novidades no Mapa do Conhecimento (search knowledge), que segundo o Google, visam levar ainda mais conteúdo ao usuário. Ainda de acordo com o blog do Google Research, os novos detalhes apresentados são extraídos de dados tabulares das páginas na web, fornecendo uma pesquisa ainda mais rica e com mais informações relevantes para o usuário.

Um exemplo dessa novidade pode ser conferido pesquisando por “Nikon D7100” (em inglês no google.com). O resultado aponta informações extras nas snippets como: resolução, peso e tamanho da tela. Veja:

Outro exemplo de uma consulta com os resultados apresentando os novos dados estruturados é mostrado abaixo, na pesquisa por “superman” (que mostra dados como criador, primeira aparição e até mesmo o local de origem), veja: 

   A mudança do Google é boa ou ruim?

Para o Google, essa mudança é positiva pois aumentará o interesse de quem realiza a busca. “A qualidade destes dados pode variar de acordo com os resultados obtidos no conteúdo de uma página, e nós nos preocupamos com a pertinência daquelas que nós identificamos e apresentamos. Esperamos que os usuários encontrem ali um interesse suplementar”, declara a equipe do Google Research, em comunicado oficial.

Apesar da explicação, alguns webmasters não ficaram muito contentes com a nova apresentação, pois acreditam que ao mostrar alguns dados e respostas imediatamente na busca, o interesse por clicar e abrir a página tende a diminuir.

Para saber se a novidade é boa ou não, apenas com o tempo, levando em conta que para se manter a posição nos resultados de busca, será necessário uma adaptação.

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