faceboook

A simplicidade de sites com layout baseado em scrolling

O scrolling vem tomando o lugar do tradicional clique no universo do design, já que com ele é possível que tenha conteúdos completos em diferentes seções.(...)

Autor: Redação Impacta

A construção de um site moderno não está limitada somente à escolha de tipografia e esquemas de cores perfeitos. Muitos desenvolvedores têm apostado no visual efetivo e atrativo dos sites com scrolling.

   O que é scrolling?

O scrolling vem tomando o lugar do tradicional clique no universo do design. Enquanto o clique leva o usuário a uma nova página, o scrolling oferece um conteúdo completo dividido em diferentes seções em uma única página. 

   Os benefícios do scrolling

Como todo elemento de design, o scrolling tem seus prós e contras. Porém, os benefícios de seu uso são bem maiores, tanto para os desenvolvedores quanto para os usuários.

Primeiramente, o scrolling aumenta a velocidade de navegação pela página. Graças às barras de rolagem dos mouses e os touchscreens, com apenas um movimento de dedo o usuário pode visualizar todo o conteúdo de um site, eliminando a necessidade de esperar o carregamento de uma próxima página.

Segundo, o uso de scrolling auxilia no consumo do conteúdo, uma vez que não quebra o fluxo com a obrigatoriedade de fazer o usuário mudar de página e esperar seu carregamento para então retomar a leitura.

Por fim, o scrolling também permite ao usuário um vislumbre do todo de forma compacta. Com o sistema de cliques, o usuário pode pular uma página e nunca sequer visitá-la e, consequentemente, não visualizar seu conteúdo.

A concepção e desenvolvimento de um site leva muitos fatores em consideração. E decidir pelo uso do scrolling é um deles, uma vez que pode tanto se tornar a menina dos olhos de seu negócio quanto a ruína de suas estratégias no mundo digital.

O scrolling é perfeito para usabilidade, portanto, se a ideia for oferecer uma grande experiência ao usuário, é a melhor escolha. Por outro lado, o sistema de cliques é melhor para análises dos resultados de mecanismos de busca e deve ser utilizado quando esses números oferecerem vantagens em relação aos seus concorrentes.

Conheça alguns layouts de sites com scrolling que são destaque no Awwwards, disponível aqui.

Curtiu o post? Deixe seu comentário nos contando se o conteúdo foi relevante para você ou caso tenha ficado alguma dúvida!

3 Comentários

  1. André Luiz Ribeiro disse:

    Parabéns Adam, bem orientada essa matéria.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!