faceboook

Banco de dados – Gerenciamento valioso de uma empresa

Hoje em dia os Banco de dados é muito importante para o sucesso de qualquer empresa, pois informações e inteligência são os bens mais valiosos no mercado!(...)

Autor: Redação Impacta

Pode-se classificar como um Banco de dados qualquer sistema que reúna e organize informações e registros ordenados sobre determinado assunto. Uma lista telefônica, um mailing para envio virtual de comunicações, ou qualquer base de dados onde seja possível localizar ou gerenciar informações armazenadas são exemplos de bancos de dados.

No contexto corporativo, um banco de dados é a grande chave do sucesso das empresa nos dias de hoje. Dados de clientes, pesquisas, informações de estoque, currículos, portfólios e etc, são bancos de dados que demandam armazenamento e gerenciamento de forma efetiva, visando garantir o diferencial de cada companhia.

Exatamente por conta disso, a área de banco de dados é uma das que mais crescem no mercado de TI e que mais têm oferecido oportunidades profissionais – e melhores salários.

A maior demanda na área tem sido por especialistas da área de negócios, pois nesse sub-segmento está o maior déficit de profissionais, ainda que a expansão de mercado mais recente relacione-se aos profissionais especializados em administração de banco de dados. Isso ocorre por conta de uma necessidade crescente na administração de informações atualmente: segurança.

Os administradores de bancos de dados (também chamados DBA, da sigla em inglês para Database Administrator) são responsáveis pela criação, manutenção e segurança do banco de dados das empresas. Em empresas de maior porte costumam existir vários sistemas de informação e cabe ao DBA o gerenciamento dos bancos de dados de todos eles.

Este profissional é quem avalia o hardware a ser utilizado na instalação do banco de dados, instala o software necessário bem como suas atualizações periódicas, cria e administra o banco em si, faz backup constante das informações e gerencia contas de usuários que acessam este banco de dados, sempre pensando na segurança das informações, do início ao fim do processo.

Exatamente pela importância deste profissional, sua remuneração tende a ser elevada, e algumas empresas julgam que os serviços de um DBA são um gasto desnecessário após algumas otimizações e automações. Ledo engano. Outros profissionais que possam atuar na área dificilmente terão domínio sobre os SGBDs (sistemas gerenciadores de bancos de dados) utilizados pela companhia, e por dominar e ser peça-chave em todas as etapas do processo de administração de um banco de dados, um DBA é essencial em corporações com bancos de grande porte e acessados por muitos usuários.

O que muita gente não sabe, no entanto, é que a área de atuação de um profissional de banco de dados estende-se também às áreas de negócios das empresas, ou de Business Intelligence (BI), uma vez que ele pode atuar em sistemas de apoio à decisão. Com perfil voltado à análise e qualidade da extração de dados, o profissional de banco de dados que tenha domínio sobre data mining (“mineração de dados”, ou tratamento deles pensando na consistência dos mesmos), DW (Data Warehouse, “um depósito de dados” organizado), e BI em si, também tem espaço nas áreas mais analíticas e de tomada de decisão das grandes empresas.

Analisando tudo isso, é justo dizer que a área de banco de dados é uma das mais relevantes no mercado de tecnologia da informação, trazendo ao segmento profissionais com noções que vão do planejamento e implantação de estratégias à gestão de TI prática, pensando no maior bem das empresas no mundo globalizado: informação.

Gostou? Deixa seu comentário dizendo se o artigo foi útil para você

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!