faceboook

Marketing Digital: o conteúdo é TUDO!

A principal estratégia de marketing é o conteúdo, estando presente nas mais diversas e variadas formas dentro das plataformas.

Autor: Redação Impacta

Por Felipe Morais,
Não é de hoje que defendo que a principal estratégia de Marketing Digital é o conteúdo. Se o mercado tem como premissa conceitos como, “relevância”, “engajamento”, “relacionamento” e “presença digital”, afirmo que nenhum deles será um sucesso sem conteúdo. Ou alguém acredita que uma pessoa vá seguir um perfil no Twitter parado ou uma comunidade no Facebook entregue “às moscas”? Eu não acredito.
Assim como o marketing lança vários conceitos como Marketing de Engajamento, Marketing de Permissão, Marketing Digital, vamos falar do Marketing de Conteúdo. Mas, na minha visão, tudo pode ser resumido em uma simples palavra: Marketing.
Esse conceito pode ser visto de várias formas. Um publieditorial pode ser considerado marketing de conteúdo? Na minha visão, sim. Um programa de TV de uma marca pode entrar nesse conceito? Acredito que sim, também.
Afinal, esse conceito nada mais é do que gerar conteúdo relevante da marca e expor ao consumidor de forma diferente a propaganda. Publieditorial, por exemplo, é muito usado em revistas como “Informe Publicitário”, que na minha visão trata-se de uma propaganda com “cara” de informativo, de matéria jornalística.
Uma tendência que tem aparecido no Brasil de forma até tímida, mas que acredito ser uma das ações que podem ser bastante usadas nos próximos anos é a parceria de marcas com canais de TV, onde as marcas são inseridas no contexto do programa.
Não se trata daquele merchandising usado em programas de fofoca da tarde ou daquela cena da novela em que a personagem resolve tirar dinheiro e vai a uma agência do banco X.
Trata-se de um programa inteiro sobre um assunto onde uma marca está no contexto da história, uma propaganda que não é incômoda e mostra o produto sendo usado. Experiência de produto. 
Recentemente um caso foi bem comentado no Brasil. Trata-se da parceria da Land Rover com o canal de TV a cabo Discovery. O canal tem diversos programas sobre viagens ao redor do planeta. Com o tema “A gente vive de contar histórias”, o programa rodou algumas cidades brasileiras a bordo de um carro da marca.
Não havia uma propaganda “descarada” do carro durante o programa, mas ao longo da 1 hora de duração, o carro aparecia diversas vezes mostrando o conceito de carro aventureiro. Não sei se no meio do programa havia inserções da marca, mas nesse caso, acredito ser dinheiro jogado fora, pois o carro já estava bem exposto no programa.
Outro recente caso é da Camargo Correia e o canal Discovery também. Apoiada em programas como “Grandes Construções”, a marca quer estar presente nos programas do Brasil mostrando que ela ajuda no desenvolvimento do país com suas construções que trazem progresso e empregos.
Marketing de Conteúdo pode ser uma nova forma das marcas anunciarem. O comercial de 30 segundos não é mais tão efetivo como há alguns anos, as pessoas estão cada vez mais em diversas mídias e querendo consumir conteúdo.
*Felipe Morais (@plannerfelipe) é especialista em planejamento estratégico digital e professor da Pós Graduação em Marketing Digital da Faculdade Impacta
 

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!