faceboook

10 dicas para se adaptar ao trabalho remoto

Muitas pessoas e empresas estão se adaptando ao Trabalho Remoto. Separamos algumas dicas para te ajudar a ajustar a rotina sem perder produtividade!

Autor: Redação Impacta

Desde março, o isolamento causado pelas necessidades de proteção contra a COVID-19, fez o home office virar algo supercomum. Com isso, de repente, tudo mundo precisou se adaptar ao trabalho remoto. 

Para empresas e funcionários, ainda mais no ramo de tecnologia e comunicação, que já tinham alguma flexibilidade e até exerciam o trabalho remoto, acostumar-se a ele foi bem mais simples. No entanto, essa é a minoria.

A realidade é que, para a maioria das pessoas e negócios, o teletrabalho foi uma quebra gigante de rotina. Então, fica a dúvida: como se adaptar ao trabalho em casa da melhor forma, sem comprometer a produtividade e contribuindo para as metas da empresa?

Neste texto, vamos trazer algumas dicas que dão mais tranquilidade à sua adaptação e não exigem nenhum tipo de investimento. Vamos lá?

1. Mude sua mentalidade

Não é porque você está no conforto da sua casa que isso significa ficar na base da preguiça e maratonar seriados, ok? Lembre-se de que é uma situação atípica e que merece todo o seu comprometimento para ajudar a empresa.

Por isso, o melhor a fazer é estabelecer horários e uma nova rotina para que o trabalho remoto seja eficiente de verdade. Como não é preciso enfrentar trânsito, você pode acordar mais tarde ou tomar um café da manhã com mais sossego, o que vai trazer até mais energia ao dia a dia de trabalho.

2. Organize todas as suas tarefas

Essa dica vale tanto para o home office quanto seu dia a dia na empresa. Use uma agenda online ou física mesmo e coloque todas as tarefas que precisam ser executadas. Você pode fazer isso semana a semana e dividir as atividades maiores em pequenas partes — isso traz mais tranquilidade no cumprimento delas.

Vale começar seu dia olhando quais as prioridades e terminar checando as necessidades mais urgentes do próximo.

3. Tenha disciplina e evite as distrações

Para se adaptar ao trabalho remoto, lembre-se de alguns pontos: haverá barulho, seus familiares vão chamar, o cachorro late… Isso sem falar na tentação do sofá e de ficar no celular mais tempo, já que não se está entre chefes e colegas.

Porém, se você focar as tarefas, vai ficar com mais tempo livre para aproveitar o lazer (em casa, claro). Por isso, procure ficar longe da TV, deixe o smartphone no mudo e pronto! O trabalho rende como em um passe de mágica. 

4. Peça ajuda ao pessoal de casa

A pandemia fez com que as famílias ficassem mais tempo juntas e isso, claro, resulta em barulho e distrações, como acabamos de falar. No entanto, uma vez que você está em família, é até mais simples pedir colaboração.

Explique seus horários e peça para não ser interrompido nesses momentos. Óbvio que você fará pausas para almoçar, tomar um cafezinho, respirar… Nesses momentos, você aproveita para dar atenção ao pessoal de casa, que tal?

5. Arrume seu espaço para torná-lo mais agradável

De repente, todo mundo fez o quarto, a sala e até a mesa da cozinha virar escritório, já reparou? Mas não é porque está improvisado que não pode ser arrumado e confortável — Afinal, um ambiente caótico não vai ficar nada legal nas chamadas de vídeo.

Nossa dica é trazer objetos que ajudem na sua concentração e melhoram a organização. Por exemplo, uma almofada na cadeira pode torná-la mais confortável, um caixote ou caixa no chão serve de apoio aos pés.

Além disso, garrafinha de água, headphone, bloco de notas, caneta e até uma planta melhoram o espaço, trazendo mais conforto e eficiência.

trabalho remoto

6. Comunique-se com seus colegas de trabalho

Certamente, vocês devem ter reuniões de time, mas, fora essas, mantenha um grupo no chat da empresa ou no seu WhatsApp para trocar informações com os colegas e manter-se atualizado sobre todos.

Uma das coisas que a pandemia nos tirou é a convivência, o hábito de ir até à mesa do colega. Por isso, aposte na tecnologia para que você não sinta tanta falta dos parceiros e consiga se adaptar ao trabalho remoto da melhor maneira.

7. Acompanhe frequentemente as metas da empresa

Nem sempre a organização tem uma cultura de troca ou transparência e mostra aos funcionários como estão as metas. Dessa maneira, saber sobre os avanços vai facilitar sua adaptação ao trabalho remoto e permitir que você esteja mais integrado à firma.

Caso não tenha acesso fácil, peça ao seu líder direto que repasse as informações que são possíveis, de acordo com a hierarquia, claro.

8. Use ferramentas padronizadas 

Trabalhar em grupo, a distância, poderia ser um enorme problema no começo dos anos 2000, ou antes disso, nos anos 90. Hoje, com tanta tecnologia colaborativa, trabalhar em equipe de forma remota não é, nem de longe, uma questão complicada.

Existem diversas ferramentas padronizadas que permitem a todos atuarem com mais eficiência, entendendo em que ponto está cada tarefa. São bons exemplos:

9. Faça checklists e complete-os ao final de cada dia

Você se lembra, no comecinho deste texto, que citamos a necessidade de ter uma agenda (virtual ou física) e anotar todas as tarefas? Então, sempre termine o seu dia dando check em tudo aquilo que já foi feito.

Isso traz bastante organização, claro, mas, mais que isso, traz uma sensação de dever cumprido muito boa e que estimula sua semana.

10. Entenda o horário em que você é mais produtivo

O fato de trabalhar em casa não obriga você a ficar de plantão das 8h às 18h — a não ser que a sua empresa faça essa exigência. Uma opção é estar presente às reuniões nos horários marcados, mas também aproveitar os horários em que você se sente mais produtivo.

11. Bônus: fazer pausas vai ajudar você a se adaptar ao trabalho remoto

Não é porque está em casa que você vai ficar trabalhando o dia inteiro. Isso cansa e traz mais estresse, sabia? Então, para se adaptar ao trabalho remoto, é importante também se desligar assim que você der seu dia por concluído. 

Fazer home office pode ser superprodutivo e bem menos cansativo, até porque você não enfrenta trânsito e almoça em casa, por exemplo. Porém, para se adaptar ao trabalho remoto, ainda mais para quem nunca teve essa realidade, seguir as recomendações acima vai trazer mais tranquilidade ao seu dia a dia.

Viu como a adaptação é simples? Veja agora o Guia do Futuro do Trabalho e entenda o profissional do mundo pós-pandemia!

3 Comentários

  1. Gaia disse:

    Boa tarde. Muito obigada pelo artigo 🙂 Queria dizer que estamos aqui com trabalho remoto mais do que 1 ano.. Nunca imaginava isso, mas tento fazer o melhor que posso. Prinicipalmente, utilio as ferramentas digitais como https://kanbantool.com/ sempre ajuda me completar as tarefas e fazer tudo o que preciso ao tempo 🙂

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!