faceboook

Aprenda como investir em você e conquistar o seu futuro!

Quer garantir uma carreira e uma boa qualidade de vida no futuro? Então, veja algumas dicas para aprender a como investir em você!

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Investir em si é uma das tarefas mais importantes para quem busca o sucesso. Afinal, é a partir desse tipo de investimento que você consegue conhecer caminhos inéditos, gerar novas oportunidades e melhorar os seus resultados como um todo.

A melhor parte desses investimentos é que eles também influenciam positivamente na sua felicidade e garantem que você se torne uma pessoa mais realizada.

Tem dúvidas sobre como investir em você? Então leia este post com algumas dicas e aprenda o que você precisa fazer.

Faça cursos com regularidade

Ficar estagnado na carreira é consequência de uma acomodação quando você acredita que já sabe tudo o que precisa ou que já tem todas as ferramentas necessárias para o sucesso. Esse tipo de atitude impede o seu crescimento e limita as suas possibilidades – não apenas de maneira profissional, mas também em relação à sua própria felicidade.

Manter-se em uma zona de conforto só faz com que você sinta tédio e a sensação de estar parado enquanto todos se movimentam. Uma forma de evitar que essa situação aconteça é realizando cursos com regularidade.

Você não deve fazer qualquer curso que aparecer, mas sim investir naqueles que são realmente relevantes para o seu crescimento profissional. Busque palestras, workshops e cursos em geral e comece a adicionar essas conquistas ao seu currículo. Além de isso permitir o seu crescimento profissional, você também vai realizar o seu trabalho de maneira melhor e mais eficiente.

Aprenda um idioma que você não domina

Por falar em cursos e em aprendizagem, não poderíamos deixar de citar o domínio de um novo idioma. Em um mundo globalizado como o de hoje, falar apenas uma língua, qualquer que ela seja, limita muito as suas possibilidades.

Por isso, é muito importante considerar a possibilidade de se tornar fluente em outro idioma. Se você já fala uma 2ª língua, considere dominar uma 3ª e assim por diante. Quanto mais línguas você for capaz de se comunicar, mais oportunidades surgem no seu caminho e menos limitado você se torna dentro da própria atuação.

Aprenda como investir em você mesmo e conquistar o seu futuro

Busque interesses até então desconhecidos

Para sair da zona de conforto, também é relevante buscar novos interesses de maneira geral. O que isso tem a ver com conquistar o seu futuro? É simples: quanto mais interesses você descobre e explora, mais possibilidades você tem para atuar profissionalmente.

Esse tipo de busca também tem a ver com a sua própria felicidade, já que você aprende coisas novas e não fica limitado a uma base restrita de conhecimento. Para encontrar novos interesses vale ler bastante, conviver com pessoas diferentes e abrir a sua mente para novas possibilidades.

Explore novas áreas dentro da sua profissão, mesmo que de maneira independente no começo, e se veja diante de novos pontos de interesse.

Viva experiências inéditas

Outra forma de investir em você mesmo é vivendo novas experiências, incluindo desafios e momentos que você ainda não tinha imaginado encarar. Esse tipo de situação colabora para o seu crescimento pessoal, favorece a expansão dos seus limites e permite o sucesso no futuro.

Além disso, ao viver novas experiências, você ganha diferentes perspectivas sobre o mesmo assunto e também consegue encontrar novos interesses. Essa vivência pode se dar de várias formas, indo desde fazer uma viagem inusitada até participar de um projeto novo e desafiador.

Ao testar os seus limites, eventualmente você vai terminar eliminando-os — o que permite que o seu futuro seja conquistado com sucesso.

Faça contatos relevantes

A arte do network consiste em fazer contatos profissionais que sejam relevantes para te ajudar a conquistar novas oportunidades profissionais e a vencer desafios em geral. Quando você conta com uma rede de contatos robusta, ampla e diversificada, o resultado é que você tem a chance de se desenvolver continuamente.

E, como é uma via de mão dupla, fazer network também permite que você ajude outros profissionais — o que muitas vezes pode desafiar as suas habilidades de alguma forma.

Por isso, vale a pena fazer contatos relevantes de maneira contínua. Isso garante mais segurança para a sua vida profissional e também ajuda a te expor a novas pessoas e situações.

Considere um investimento financeiro

Conquistar um bom futuro também está relacionado às finanças. Afinal, com segurança financeira, você consegue independência e tem mais recursos para realizar sonhos. Como resultado, você também atinge a felicidade pessoal.

Para que isso seja possível, é preciso realizar um investimento de qualidade e de segurança. Nesse sentido, a poupança geralmente se destaca como o mais simples e que oferece um grande nível de confiabilidade.

Porém, você também pode diversificar a sua carteira e investir em outras opções de renda fixa e com rentabilidade mais elevada. Essa é uma forma não apenas de garantir o seu futuro mas também de proteger o seu patrimônio.

Melhore a sua qualidade de vida

A qualidade de vida é um dos fatores mais importantes para o seu futuro. O que você faz hoje tem impactos diretos em quem você será no futuro, incluindo a saúde.

Por isso, uma forma de investir em você mesmo é buscando uma melhora na sua qualidade de vida desde já. Eliminar ou reduzir hábitos ruins favorece não apenas a sua versão do futuro mas também a realização das suas atividades hoje.

Fazer exercícios físicos, cuidar da saúde física e mental e buscar mais satisfação em tudo o que faz são apenas algumas formas de elevar a sua qualidade física. Fazendo isso, tanto o seu futuro quanto a sua felicidade agradecerão.

Para investir em você mesmo e conquistar o seu futuro, você deve tomas algumas atitudes — desde fazer cursos relevantes e viver novas experiências até fazer investimentos financeiros e cuidar da sua qualidade de vida. Como resultado, a sua carreira será recheada com mais oportunidades, e você ficará mais feliz.

Agora que você já sabe como investir em você mesmo, que tal conhecer alguns investimentos voltados para o mercado de trabalho? Aproveite a visita em nosso blog e leia o post “Cinco dicas para se destacar no mercado de trabalho”!

5 Comentários

  1. Excelente matéria, serve como manual para o Profissional se atentar as oportunidades e métodos de desenvolvimento, tanto profissional ou pessoal, excelente matéria Impacta.

    • Redação Impacta disse:

      Ficamos muito felizes em saber que gostou, Luciano! Muito obrigado. Você já se inscreveu na nossa newsletter? Assim, você recebe sempre dicas e informações sobre carreira, mercado digital, design e tecnologia.

  2. Francineide disse:

    Amei todo conteúdo. Parabéns

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!