Windows 10: O que você precisa conhecer?

O Windows 10 é assunto desde o ano passado e teve os detalhes apresentados oficialmente pela Microsoft agora. Veja aqui as novidades que você precisa (...)

Autor: Bruno Saes

As especulações e novidades sobre o tão falado Windows 10 já eram assunto desde o ano passado, porém, foi apenas no dia 21 de janeiro de 2015, que a Microsoft apresentou oficialmente os detalhes de seu novo sistema operacional, além de outros produtos da empresa.

Muitas das novidades apresentadas no evento já tinham informações vazadas, mas agora começam a ganhar destaques individuais e já podem ser conferidas baixando a versão de testes aqui. Confira as principais novidades que você precisa saber sobre o Windows 10:

Windows 10: Integração de plataformas e novas funções

Talvez a grande novidade da Microsoft para seu novo sistema operacional seja a integração entre computadores, tablets, smartphones e até no Xbox One. Será possível ativar ou desativar o modo tablet, fazer streaming do Xbox One para dispositivos com o Windows 10 e ainda jogar online. Tudo para oferecer uma experiência única e convergente para o usuário em qualquer dispositivo.

A interface tem de volta o Menu Iniciar com um novo design e permitindo redimensionar o espaço. Na apresentação, ainda foi detalhado o Continuum, que permite uma troca fácil e dinâmica no ambiente, conforme a utilização de acessórios como teclados e mouses.

Veja o vídeo:

Assistente Cortana

A assistente pessoal Cortana no Windows 10 trará como principal novidade o fato de funcionar em todas plataformas (PC, Tablets e, é claro, nos smartphones) e sempre com muita simplicidade de usabilidade. A ferramenta ainda tem a vantagem de realizar buscas online e offline.

Obs: nos testes realizados, infelizmente a Cortana ainda não está funcionando para versão em português.

Navegador Spartan

Também na realização dos testes do sistema foi possível perceber que o novo navegador da Microsoft, o Spartan (que já foi assunto do blog), ainda não apareceu, sendo que o Internet Explorer continua no Windows 10.

Apesar disso, o novo brownser, que promete colocar a empresa de volta na briga pelos usuários, deverá estar em breve no novo sistema operacional, trazendo com ele novas funções, mais velocidade e total usabilidade nos dispositivos móveis.

Apps gratuitos e universais

Uma das principais reclamações dos usuários de Windows Phone era a falta de aplicativos para eles. Esse problema não deverá mais existir, pois, segundo a Microsoft, todo app desenvolvido para Windows RT poderão ser executados em dispositivos mobiles.

Além disso, o sistema terá alguns dos principais serviços e ferramentas oferecidos gratuitamente, já chegando instalados aos usuários. É esse o caso do pacote Office, com os tão utilizados Word, Excel e Power Point, além do Skype.

Atualização gratuita

Outro ponto que fez os usuários comemorarem foi o anúncio da Microsoft anunciou que durante o primeiro ano de vendas do Windows 10 os usuários de Windows 7, 8.1 e Windows Phone 8.1 poderão fazer o update do novo sistema operacional sem nenhum custo adicional.

Com isso, a empresa pretende deixar a nova plataforma bem atrativa tanto para usuários comuns, como para os desenvolvedores.

2 Comentários

  1. Priscilla disse:

    A Tecnologia e uma area repleta de possibilidades. E entende-la de maneira abrangente e uma das propostas da Graduacao em Gestao da Tecnologia da Informacao da Faculdade Impacta .

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!