faceboook

Curso de Powerpoint: entenda como é importante

Por que fazer um Curso de Powerpoint? Confira e entenda porque dominar a ferramenta é importante para se destacar em reuniões e apresentações!

Autor: Redação Impacta

O Powerpoint é uma ferramenta essencial no mundo dos negócios. Afinal, é comum sermos chamados para apresentar resultados, planejamento, produtos e serviços.
Porém, o enorme potencial desse software do pacote Office é pouco explorado, fazendo com que as apresentações fiquem sempre repetitivas.
Por isso, um curso de powerpoint tem se tornado obrigatório no mercado de trabalho, uma vez que as empresas querem colaboradores mais persuasivos.
Por esse motivo, é preciso se qualificar e se especializar no uso dessa ferramenta — o que pode deixar seus superiores e clientes impressionados com você. Assim, aumentarão suas chances de conquistar uma promoção ou realizar uma grande venda.
Então, continue a leitura e confira a importância do powerpoint para o mercado!

Qual o diferencial de um curso de powerpoint?

Como é o caso de todo software, sempre há utilidades pouco exploradas por usuários leigos. Por isso, é preciso aprender com um especialista, o qual dedicou grande parte de seu tempo para explorar esses programas, atualização por atualização.
Além disso, eles têm experiência de mercado e são capazes de dizer o que realmente funciona em termos de apresentação. Frequentemente, as pessoas ficam horas montando slides, esperando uma ótima reação do público, mas acabam se tornando um fracasso.
Mas por quê? A resposta é simples. Elas não usaram as ferramentas mais efetivas, e sim as de sua preferência. Como os gostos podem ser peculiares, o que é impactante para o apresentador pode não surtir efeito nenhum no público.
Um professor do pacote Office, por outro lado, sabe quais são os recursos que impressionam a maior parte das pessoas. Assim, há muito mais chances de você criar uma apresentação que deixe todos boquiabertos.

Mas, afinal, o que você aprenderá em um curso de powerpoint?

Bem, há inúmeras técnicas. Então, vamos explicar as principais a seguir. Acompanhe!

Utilize bullet points em vez de textos corridos

São frases curtas, sentenças simples ou pequenos parágrafos cujo objetivo é introduzir itens de uma lista. Então, por exemplo, você está citando os benefícios de um novo tablet. Os bullet points poderão ser:

  • resolução Full HD com imagens incríveis;
  • imagem 3D para uma experiência real;
  • wi-fi para manter você sempre conectado.

Afinal, é importante uma apresentação profissional não conter mais de dez palavras por slide.

Faça anotações dentro do slide

Quem não conhece as ótimas ferramentas do Powerpoint acaba apelando para as fichas de papel a fim de relembrar as informações. Isso gera uma péssima impressão no seu público e ainda atrapalha a fluidez da sua fala.

Dentro do próprio programa, é possível escrever suas fichas de anotações, que ficarão disponíveis somente para você. Na tela projetada, seu público só verá os slides selecionados por você.

Curso de Powerpoint entenda a importância dessa ferramenta para o mercado

Evite o uso de transições animadas ou sonoras

Como são recursos fáceis de serem inseridos e geram um efeito diferente, muitas pessoas acham legal utilizá-los. Entretanto, a maioria dos indivíduos os acha “brega” e não confia tanto no apresentador que os utiliza.
Portanto, cuidado! É melhor uma apresentação rápida e bem estruturada, que vai direto ao ponto.

Uniformize o tempo por slide

Uma das vantagens das apresentações de slide é a uniformidade. Com o passar do tempo, o seu público será capaz de entender o seu estilo e só aceitará ser surpreendido se for positivamente.
Então, se você gasta aproximadamente três minutos por slide e, de repente, parar por 10 minutos em outro, seu público ficará entediado — esperando ansiosamente pela próxima tela.
Essas dicas são apenas o começo de uma trajetória de sucesso nas apresentações. Se você quiser ser o melhor, entre em um curso de powerpoint o quanto antes. Se ainda tem alguma dúvida, confira a importância dessa ferramenta para o mercado!

Proporciona maior impacto visual

O powerpoint permite que você use imagens e vídeos para proporcionar maior impacto visual na sua audiência. Essas ferramentas devem ser usadas!
Infelizmente, muitas pessoas exploram somente os recursos básicos desse software de apresentações. Com isso, não há muita diferença entre utilizar o word ou o powerpoint.
Tente imaginar o que causa mais impacto: colocar um texto na tela com os dizeres “A importância da liderança” ou projetar uma imagem do Steve Jobs com um bullet point?
Certamente, a imagem deixará o público curioso para desvendar o que ela significa. Desse modo, você prenderá a atenção dos indivíduos. Além disso, há outras ferramentas que ajudam na manipulação dos sentimentos dos espectadores: você pode usar a psicologia das cores para influenciar o público.
Esses estímulos visuais também auxiliam um apresentador a ser mais improvisador e interativo com o público. Porém, tente não confiar excessivamente nessas fontes, pois, assim, o foco deixará de ser na sua mensagem verbal.

Deixa os dados mais atraentes

Números, tabelas e gráficos sem tratamento visual podem ser bem difíceis de entender. Então, para ajudar o seu público a compreendê-los, utilize as ferramentas do Powerpoint.
Com elas, em vez de apresentar todos os dados em uma única página, você poderá dividi-los em inúmeros slides. É possível, também, aumentar o impacto que essas informações têm na audiência, controlando a cor, o tamanho e o tipo de fonte.

Permite o trabalho colaborativo

O powerpoint permite que você trabalhe com outras pessoas de forma colaborativa. Isso é especialmente útil em ambientes de escritório, onde a atuação em equipe é fundamental.
Vários indivíduos podem colaborar e contribuir para uma apresentação. Ao ir para a guia “Revisão”, na parte superior do programa, e clicar no botão “Novo comentário”, você pode deixar notas de sugestão e explicar as alterações feitas.
O mercado exige, cada vez mais, soluções eficientes e práticas. Afinal, tempo é dinheiro, e cada problema operacional gera um entrave no final da cadeia.
Apresentações de sucesso podem ajudar a reduzir o tempo gasto em reuniões com grandes equipes. Por isso, é importante que você tenha um curso de Powerpoint para se destacar e chamar a atenção dos seus superiores.
Quer receber mais dicas sobre como se destacar no mercado de trabalho e, finalmente, conseguir sua vaga ou sua promoção? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter e ter acesso a ótimos conteúdos diretamente em seu e-mail!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!