faceboook

8 robôs que você precisa ter em casa

A inteligência artificial está cada vez mais presente em nossas vidas, confira exemplos de robôs que você vai querer levar para a casa.

Autor: Jéssica Lima

robos

Que tal ouvir esse conteúdo? Confira a versão em áudio:

Um pouco diferentes dos filmes de ficção que estávamos acostumados nos anos 90, os robôs de hoje em dia estão sendo desenvolvidos para facilitar a rotina dos seres-humanos.

Alguns funcionam como enormes bancos de dados, equipados com tanta informação que fica quase impossível achar algum assunto que eles não conheçam.
E não tem nada a ver com dominar o mundo ou procriar entre si de um jeito maluco.

Os robôs desenvolvidos atualmente seguem exclusivamente ordens humanas e são limitados em questões de inteligência artificial.

Vamos mostrar alguns tipos de robôs (humanóides e assistentes pessoais) que já estão sendo comercializados atualmente e prometem revolucionar o modo de consumir, dirigir, estudar e até limpar a casa.

1 – Echo da Amazon

O Echo foi criado para ser assistente pessoal super completo. Ele responde à comandos de voz e realiza inúmeras tarefas.

Conectado à luzes, janelas e trancas de casas, ele pode controlar tudo ao som da voz do proprietário.

O Echo pode te dizer que horas são, tocar a música que você quer ouvir, dizer receitas culinárias, ajudar as crianças na lição de casa, etc.


2 – Riba-II

O Riba-II foi criado para auxiliar pessoas idosas ou deficientes. Ele pode carregar uma pessoa de 80 quilos e é capaz de colocá-la sentada ou ajudá-la a levantar.

robo riba

3 – Asimo

O Asimo pertence à classe dos robôs humanóides – ou seja, que se assemelham à forma humana.

Ele tem um banco de dados extenso, que permite a comunicação com seres-humanos. Ele também consegue desempenhar funções como pegar objetos, correr, abrir garrafas, etc.

O aperfeiçoamento desse robô tende a utilizá-lo para ajudar as pessoas em tarefas domésticas.

robos asimo

4- Roomba 880

O Roomba já pode ser considerado um robô adolescente – ele existe desde 2002. Em forma de disco, ele anda pela casa e vai limpando o chão, como um aspirador de pó.

Os sensores presentes no Roomba 880 permitem que ele mapeie a casa e memorize os locais onde é necessário limpar.

robo roomba

5 – Pepper

O robô Pepper foi implantado recentemente em uma agência bancária em Taiwan para distrair os clientes enquanto eles esperam o atendimento.

O objetivo é tornar a espera menos entediante e introduzir os serviços do banco.

robo pepper

6 – Sense Mother

Sense Mother é um dos robôs mais fofos comercializados atualmente. Ela é uma pequena máquina que ajuda nas tarefas da casa.

Conectada por sensores em toda a casa, ela funciona através de Wi-fi e pode monitorar se você tem dormido o suficiente, se já é hora de tomar os remédios ou se você já escovou os dentes para dormir.

robo sense mother

7 – Kirobo

Kirobo é um mini robô desenvolvido pela Toyota para fazer companhia ao motorista em momentos de solidão.

Também nutrido de um grande banco de dados, ele é capaz de estabelecer conversas duradouras com o motorista.

Ele não faz nada muito além de conversar, mas pode ser um salva-vidas em viagens longas e cansativas.

robo kirobo

8 – Mother

A “mãe-robô” foi desenvolvida na Inglaterra para construir robôs. Sem a intervenção humana, ela é capaz de produzir robôs cada vez melhores em cada “gestação”.

Ela não constrói nada de muito extraordinário – são pequenos cubos que percorrem algumas distâncias.

O legal vem depois: a mãe-robô analisa todos os resultados do bebê construído (como, por exemplo, o tempo que ele demorou para percorrer determinada distância) e aperfeiçoa o próximo robozinho.

Para ver como esse experimento deu certo, o décimo robô construído pela mãe percorria o dobro de distância do primeiro. O objetivo dessa criação é encontrar novas teses sobre a evolução dos seres vivos.

robos "mother"

E aí? O que você acha sobre essa evolução da robótica? Qual desses robôs você gostaria de ter em casa? Deixe seu comentário.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!