faceboook

Por que somente o meu diploma de faculdade não é suficiente?

Não pense apenas em ter o seu diploma da faculdade em mãos. É preciso mais: desenvolver novas habilidades, sempre buscar conhecimento, complementar sua (...)

Autor: Rogério Ramalho

Com um mercado superaquecido e milhares de profissionais recém-formados todos os anos, encontrar um emprego tem sido cada vez mais difícil. Antes, bastava que você conseguisse concluir a faculdade com êxito e, com o diploma, a carreira era certa. Hoje, no entanto, isso é diferente, pois muitas pessoas também têm curso superior completo e, infelizmente, não há oportunidade para todos.
Então, não pense apenas em ter o seu diploma da faculdade em mãos. É preciso mais: desenvolver novas habilidades, sempre buscar conhecimento, complementar sua formação e diversas outras coisas que podem ajudar na busca por uma recolocação profissional. Se atentar a isso é importante, pois os benefícios do investimento na sua carreira profissional podem ser vistos, inclusive, na sua vida pessoal.
Ficou interessado em saber por que você não deve se contentar com o diploma? Confira abaixo o que você pode fazer para se destacar no mercado!

Saiba quais são as exigências do mercado

Como dissemos, há muitos profissionais à procura de um emprego, o que torna a busca bem acirrada e competitiva. Para que você saia na frente, é preciso conhecer bem o que o mercado está exigindo, quais são os perfis, habilidades e competências mais desejadas em um profissional. Veja, a seguir, algumas dessas exigências.

Capacitação

Quanto mais experiência você tiver, melhor. No entanto, se ainda estiver no começo da carreira, é bom ter alguns estágios na área, pois isso conta no momento em que precisar demonstrar suas capacidades e aptidões. O mercado procura exatamente isso: um profissional que já conheça ou, pelo menos, tenha alguma noção sobre a área em que atua.

Atualização

Quem disse que, ao sair da faculdade, acabam os estudos? Muito pelo contrário: nesse momento começa outra etapa da sua vida, tão importante quanto a sua formação inicial. Por isso, é muito importante se manter sempre atualizado, estudando sobre diversos temas relacionados à sua área. Uma boa dica é fazer cursos livres — além de somar conhecimento, eles podem ser uma ótima forma de criar contatos e melhorar seu network!

Aptidão para novos mercados

Algo que tem acontecido muito nos últimos anos é a ramificação das profissões. Ou seja: há uma variedade enorme de formas de atuação dentro de uma única carreira. Como a tecnologia tem avançado a passos largos, muitos novos mercados têm surgido e, com isso, a necessidade de profissionais que consigam se adaptar e entender esses nichos.
O melhor a fazer é ficar atento a essas novidades. Quando surgir algo diferente na sua profissão, vale a pena dar uma conferida no que há para aprender — ao mesmo tempo, você ganha mais uma habilidade.

Invista em uma pós-graduação

Parar de estudar nunca deve ser uma opção. O ideal é que, assim que a sua graduação terminar, você tenha o investimento em uma pós-graduação como prioridade. Afinal, o diploma de faculdade nem sempre é suficiente para encontrar um bom emprego. Além disso, uma pós pode oferecer diversos benefícios. Confira!

Faz de você um especialista

É fundamental saber tudo sobre a profissão quando se termina um curso, mas ser especialista em alguns assuntos é melhor ainda! A especialização em uma área do seu interesse é um ótimo impulso na sua carreira para que você consiga o emprego dos sonhos.

Traz novos conhecimentos para a sua profissão

Se aperfeiçoar é sempre muito bom por diversos fatores, principalmente por proporcionar uma gama enorme de novos conhecimentos que podem ser aplicados na carreira. Mais uma vez, a pós é um ótimo investimento nesse sentido, já que você terá a oportunidade de aprender muito mais e de uma forma prática, diretamente ligada à sua profissão.

É ótimo para networking

Só o fato de você estar em uma sala com outros profissionais que atuam na mesma área, já é uma excelente forma de melhorar e potencializar sua rede de contatos. Sem contar com os professores, pois muitos também trabalham em empresas e podem ser essenciais para futuros projetos e até mesmo um novo emprego.

Possibilita novas oportunidades

Com tanto conhecimento em mãos, é natural que você também tenha um mundo novo de oportunidades dentro da sua profissão. Dessa forma, a pós pode ser primordial para uma mudança de carreira, por exemplo, ou uma guinada dentro da empresa em que você já atua — como um salário melhor, a promoção para um cargo mais alto, entre outros.

Organize-se

Agora que você sabe o quão importante é apostar em uma pós-graduação para se destacar entre outros profissionais, é preciso se organizar e escolher o melhor curso e a melhor instituição.
Se você tem condições financeiras para investir nisso agora, é o indicado a se fazer. Mas, se esse não é o caso, comece já a colocar em prática um planejamento financeiro. Vale dizer que muitas faculdades ajudam o estudante nesse sentido, oferecendo programas de bolsa e outras condições.
Outras coisas que você precisa ter em mente são: o que deseja conseguir com essa pós-graduação? O que espera para você e para a sua carreira? A resposta para esses questionamentos vai ajudar bastante no direcionamento da escolha do curso e, consequentemente, da sua carreira profissional. O mais importante é que você esteja decidido e disposto a aprender e se desenvolver na sua área!
Uma boa organização e um planejamento bem estruturado são suficientes para ajudar em todas as etapas desse processo. Então, não hesite em pensar com calma, pontuar o que é preciso para começar a pós e quais habilidades você mais deseja melhorar para se tornar um forte candidato aos cargos que pretende conseguir na sua área.
Depois de entender melhor por que o diploma de faculdade não é mais suficiente para quem quer ter uma carreira bem-sucedida, ficou mais claro para você que começar a investir em uma pós, cursos livres e de idiomas é muito vantajoso para sua carreira? Se organize, veja se no seu dia a dia há possibilidades para esse rico processo de aprendizagem e aposte!
Ficou com vontade de continuar a se desenvolver? Então aproveite e entre em contato conosco! Juntos, vamos escolher qual o melhor curso para as suas necessidades!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!