Descubra como conseguir reconhecimento e valorização profissional

Todo início de carreira é assim: a pessoa precisa aprender como conseguir reconhecimento profissional, não é mesmo? Isso é normal e muito saudável, (...)

Autor: Rogério Ramalho

Todo início de carreira é assim: a pessoa precisa aprender como conseguir reconhecimento profissional, não é mesmo? Isso é normal e muito saudável, já que alcançando esse objetivo, muitas portas se abrem e boas oportunidades de trabalho podem acontecer.
Mas, afinal, como chegar lá? Como perceber e sentir que a empresa em que se atua ou pretende ingressar está, de fato, reconhecendo você como um bom profissional? Para questionamentos como esse existem várias respostas, além de muitas formas de ter o sucesso que tanto se deseja!
Porém, uma coisa é certa, você pode e deve correr atrás desse objetivo! Para tanto, é preciso se planejar, organizar e investir em você. Quer saber como? Confira abaixo algumas dicas!

Invista na sua capacitação profissional

Que tal começar por uma boa capacitação profissional? É bom você analisar o que o mercado mais necessita, quais são as profissões que estão em alta e que prometem ser tendência para os próximos anos e, quem sabe, próximas décadas. A área de tecnologia é uma delas, e isso é visível na sociedade atual, totalmente conectada e repleta de inovações.
Apostar em segmentos como esse é uma boa opção. Sem contar que estar sempre se reciclando, aprendendo e adquirindo novas habilidades é muito bem-visto por empresas, recrutadores e, melhor, abre um leque de oportunidades incríveis para quem tem realmente domínio do que se propõe a fazer.
Não importa o tipo de curso, se é uma graduação, pós-graduação, especialização, um curso livre ou novos idiomas, invista sempre na sua capacitação profissional e mostre o seu diferencial no mercado de trabalho!

Tenha um planejamento de carreira bem definido

Sim! Muitos profissionais começam a sua carreira sem saber ao certo aonde querem chegar, apenas vão trabalhando sem ao menos um planejamento. Isso pode ser um erro grave e que, com o tempo, deixará você para trás ou até mesmo perdido. A melhor dica aqui é pensar: o que eu quero em 5, 10 e 15 anos?
Você verá o quanto as respostas podem ajudá-lo a tomar as melhores decisões. Não deixe também de fazer um bom estudo entre as empresas da sua área de atuação, assim você saberá exatamente o perfil de cada uma e onde pretende crescer e se desenvolver profissionalmente. Desta forma, poderá, inclusive, fazer conexões com futuros chefes e ganhar pontos extras!

Saiba oferecer e receber feedbacks

Outro detalhe que faz a diferença para qualquer pessoa que queria saber como conseguir reconhecimento profissional é aprender a receber e oferecer feedbacks. Como assim? Imagine que quando você estiver trabalhando, provavelmente, terá a chance de avaliar e ser avaliado pelo seu gestor.
Nesse momento, é essencial que você consiga entender o que for passado, como análise do seu desempenho e trabalho, pois essa é uma das melhores maneiras de se aperfeiçoar e diminuir erros. Quanto ao seu gestor, lembre-se de que é ele quem vai sempre mostrar o que deve ser feito e como, portanto, leve em consideração se ele consegue desempenhar bem esse papel.
Se, por exemplo, você não concordar com o que for dito, é interessante mostrar o porquê de acreditar nisso. Leve exemplos que demonstrem que seu trabalho foi melhor do que na análise proposta e dê argumentos concretos, mas sempre com muito tato ao se comunicar e mantendo a humildade em primeiro lugar, combinado?

Resolva problemas proativamente

Não espere que alguém diga a você o que deve ser feito na resolução de um problema. Ou, pior, trazer apenas o problema sem, ao menos, uma possível solução pode demonstrar fraqueza no seu trabalho. O melhor que você pode fazer em situações difíceis é sempre refletir e pensar: como eu posso resolver isso?
Leve a resposta à sua equipe e gestor e reforce o quão bom profissional você é! Isso também é ótimo para lembrar que a sua participação naquele momento é de extrema importância, pois você tem um bom jogo de cintura e sabe como sair de situações problemáticas da melhor maneira possível.
Ser proativo no ambiente de trabalho é uma das características mais procuradas por recrutadores, sabia? Use isso a seu favor!

Cuide do seu marketing pessoal

Já pensou em fazer das suas habilidades profissionais e conhecimentos uma grande arma no seu marketing pessoal? Pois é, isso não só é possível como deve ser aplicado quase que o tempo todo quando se procura um emprego, ou até mesmo a melhora de um cargo e salário. Potencializar seu marketing pessoal nada mais é do que mostrar o quão bom você é no que faz.
Converse sempre com seus colegas, chefes, e troque informações sobre o dia a dia do trabalho. Fale sobre como você tem tornado a jornada mais tranquila, como encontra soluções, além de trazer sempre ideias novas e interessantes. Seja comunicativo, essa é uma das chaves de como conseguir reconhecimento profissional. Lembre-se disso.

Construa relacionamentos profissionais

Essa dica anda lado a lado com o tópico anterior. Construir relacionamentos profissionais é, sem dúvidas, ter sempre caminhos e oportunidades abertas na sua área, em várias empresas. Na que você atua, por exemplo, isso fará a diferença, já que você será conhecido (a) por todos e pode se destacar como um (a) profissional competente.
Quando se fala em construir relacionamentos profissionais, isso também envolve um pouco de amizade e companheirismo. Afinal, quem trabalha de forma automática pode acabar sendo visto como alguém distante, sem grandes conexões. Então, é importante criar laços, não necessariamente tão pessoais, mas laços que sejam saudáveis e que rendam frutos.
Como você pôde notar, saber como conseguir reconhecimento profissional requer alguns cuidados e atenção na construção de uma carreira. Nada é impossível, muito pelo contrário, basta você ter foco e acreditar em si mesmo, além, principalmente, de investir em capacitação e novas formas de trabalhar com o que há de melhor no mercado. Não deixe de seguir um bom plano de carreira e você verá bons resultados ao longo dos anos. Aposte!
Quer estar sempre bem informado sobre cursos para seu aperfeiçoamento profissional? Então siga as nossas redes sociais! Estamos no FacebookInstagramLinkedin e Twitter.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!