faceboook

Conheça a Smart Class: a tecnologia que altera o formato da sala de aula

O que diriam os estudantes de décadas anteriores para os alunos dos dias atuais? Provavelmente, seria algo relacionado à tecnologia usada para o ensino. (...)

Autor: Rogério Ramalho

O que diriam os estudantes de décadas anteriores para os alunos dos dias atuais? Provavelmente, seria algo relacionado à tecnologia usada para o ensino. E isso fica ainda mais claro quando você entender o que é a Smart Class, que, na tradução para o português, significa Sala de Aula Inteligente. Essa ferramenta é, sem dúvidas, uma das grandes revoluções no aprendizado!
Mas em que ela, de fato, consiste? A Smart Class é uma forma altamente moderna de ensinar, que conta muito com todas as novas tecnologias usadas atualmente. Indo além, uma Sala de Aula Inteligente envolve os alunos da maneira mais dinâmica possível, identificando seus pontos fortes e fracos, e transforma a escola em um local de experiências.
Não à toa, existem muitas outras vantagens em adotar esse tipo de metodologia, tanto em escolas quanto em faculdades. Quer entender melhor sobre esse universo? Confira abaixo!

Traz inovação à educação

Ensinar é uma das tarefas mais importantes em todo o mundo, não é mesmo? A cada nova geração que surge, existem profissionais dedicados a mostrar os caminhos e os significados de tudo o que acontece. E como você já percebeu, o mundo de hoje é ultramoderno, está bem no meio de uma grande transformação tecnológica e digital.
Por isso, até a forma de ensinar precisa mudar. Agora, a questão é conseguir se adaptar às novas tecnologias, ao formato de interatividade que elas têm, e como educar jovens a usar essas ferramentas da melhor maneira possível. Então, a Smart Class surge realmente como uma solução em inovação, totalmente ligada à educação!
Imagine que a Sala de Aula Inteligente conta com grandes telões ou quadros interativos, em que o professor demonstra e explica assuntos com a ajuda de vídeos, áudios, animações e muito mais. Ao mesmo tempo, os alunos possuem suas próprias telas, como os tablets, onde fazem anotações, reveem os vídeos passados e interagem com o conteúdo.

Representa um importante avanço tecnológico

Uma Smart Class não é só um tipo de metodologia de ensino. Ela é realmente um exemplo claro do avanço tecnológico dentro das instituições de ensino. Mas não só isso, esse tipo de sala de aula representa o que o mundo moderno precisa: pessoas e profissionais que estejam preparados para todos os tipos de desafios.
Se antes uma criança precisava ir à biblioteca para fazer pesquisas ou apenas usar a imaginação para a criação de hipóteses, agora ela usa a tecnologia para ler e rever conceitos, “viajar” até situações que ela está estudando ou criar projetos em 3D. E tudo isso de um jeito tranquilo, sem sair de casa, e com o acompanhamento do professor.
Aliás, muitas tarefas que são pedidas em sala de aula ficam para o trabalho de casa. Mesmo sem o profissional por perto para orientar, o aluno pode tirar dúvidas a qualquer hora do dia, trocar informações com outros estudantes e ir desenvolvendo seu aprendizado de um jeito leve e com muita dinâmica.

Personaliza o aprendizado

Outro fator incrível e que precisa ser ressaltado é a personalização do aprendizado. Com a Smart Class, cada aluno poderá ser avaliado individualmente e não só no dia da prova. Ou seja, as chances de o professor detectar falhas de aprendizagem e déficits de entendimento são muito maiores.
Isso impacta diretamente a forma como o aluno poderá superar o problema e voltar a caminhar no ritmo perfeito de aprendizagem. Sem contar que existem ferramentas que mostram aos professores no que o estudante está tendo mais dificuldade e em que ele realmente se sai muito bem — sendo, mais uma vez, um ponto superpositivo para a Smart Class.
Mas o que vale mesmo dizer é que, com a personalização do aprendizado, o aluno passará a ter, de fato, uma atenção diferenciada do professor, que sabe exatamente de que forma ajudará o estudante a superar seus próprios desafios.

Aprimora a experiência educacional

Eis aqui um dos pontos altos de tudo o que a Sala de Aula Inteligente proporciona aos alunos. Desde quando essa metodologia passa a ser usada em colégios e faculdades, uma das mudanças significativas é a forma como o estudante encara o dia a dia de ensino. Como tudo o que ele aprende agora é interativo, a experiência potencializa e traz resultados muito bons!
Um caso bem típico é a chamada “decoreba”. Antes, ela era obrigatória e fazia parte do cotidiano dos alunos e até mesmo nas dicas dos professores. Hoje, dentro de uma Smart Class, ela simplesmente não existe mais, já que o aluno aprende naturalmente, com recursos de vídeos, fotos, músicas, sites e por aí vai.
Quanto mais rica for a experiência desse estudante, mas fácil ele conseguirá absorver todo o conteúdo que está sendo passado e, melhor, em horas prazerosas de aula. Quer mais? Muitas dessas aulas podem ser invertidas, em que o aluno tem contato com a matéria e só depois o professor fornece explicações e corrige exercícios.

Desenvolve novos profissionais

Quem disse que a Smart Class impacta apenas os alunos? Muito pelo contrário, essa tecnologia precisa de pessoas capacitadas para trabalhar, bem como para manter positiva a implementação desse formato de ensino. Isso quer dizer que, além de professores que também sabem sobre novas tecnologias, há necessidade de formação profissional em manutenção.
Lembre-se de que, mesmo com um mercado aquecido na área de TI, nichos específicos como esse exigem pessoas dedicadas e que tenham domínios mais amplos, principalmente envolvendo educação — o que reforça a ideia de que mais um campo de trabalho ganha força e destaque para o desenvolvimento de novos profissionais que sejam capacitados!
Depois de ler um pouco mais sobre a Smart Class, você consegue notar o quanto essa tecnologia é essencial para a educação a partir de agora? As vantagens de usar ferramentas com esse conceito são inúmeras e tendem a favorecer alunos, professores e profissionais da área de TI. Por isso, se você está pensando em que carreira seguir, que tal considerar trabalhar diretamente com o desenvolvimento da Sala de Aula Inteligente?
Gostou? Então, conheça o nosso sistema Smart Class e siga a nossa página no Facebook, LinkedIn e Twitter para acompanhar de perto assuntos interessantes como este!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!