faceboook

Como se preparar para uma mudança de carreira tardia?

Quem disse que é preciso se contentar pelo resto da vida com uma profissão da qual não gosta? Pois é, esse tipo de pensamento ficou no passado, hoje (...)

Autor: Rogério Ramalho

Quem disse que é preciso se contentar pelo resto da vida com uma profissão da qual não gosta? Pois é, esse tipo de pensamento ficou no passado, hoje tudo é possível e recomeçar com uma aposta na mudança de carreira pode dar mais certo do que você imagina. Mas é claro que, para isso acontecer, é preciso uma boa estratégia antes de encarar o desafio.
O que você não pode é continuar insatisfeito com a profissão que acreditava ser a melhor opção, afinal, nunca é possível prever o futuro e surpresas como essas podem acontecer. A primeira dica para a mudança de carreira é: esteja decidido. Lembre-se de que você começará quase do zero e será preciso força de vontade para alcançar o sucesso que tanto deseja.
Quer uma ajuda para enfrentar esse momento? Listamos abaixo algumas dicas que podem fazer toda a diferença nesse processo tardio, mas que também é uma nova chance! Confira!

Reforce seu networking

Não importa a carreira que você escolher, ter um bom networking sempre é bem-vindo e tende a ajudar bastante em qualquer situação. No caso de mudança de carreira, os contatos que você foi criando no decorrer da profissão podem render oportunidades incríveis e, melhor, que ainda utilizem do seu conhecimento em duas áreas diferentes.
Por isso, é sempre bom reforçar o networking: tente manter contato mais vezes com as pessoas, troque algumas informações sobre o mercado de trabalho, se coloque à disposição para projetos e parcerias etc. O ideal é que você mostre o quanto está engajado em ser feliz naquilo que faz e tem garra o suficiente para enfrentar desafios — mesmo os mais difíceis.

Faça uma reserva financeira

Quem vai encarar a mudança de carreira precisa estar munido financeiramente. Geralmente, mudanças tardias como essas vêm acompanhadas com transformações na vida pessoal também, ou seja, talvez você já tenha constituído família, tem outros gastos com casa, carro e por aí vai. Até se estabilizar na nova profissão, é preciso ter um dinheirinho guardado, certo?
Então, a melhor dica é ir poupando mês a mês, ao menos por algum tempo antes de, enfim, investir em outra carreira. Ponha tudo na ponta do lápis, gastos com cursos livres, especializações, uma pós-graduação ou MBA, entre outros. Também não se esqueça de que, como estará com menos experiência, o salário inicial pode ser menor que o atual.

Procure entender o mercado

Não dá para apostar em algo sem saber como é o mercado para aquela profissão, não é mesmo? Antes de mais nada, é extremamente importante que você tenha ideia do que vem pela frente, com um bom apanhado de como está o mercado na área. Uma das formas de fazer isso é acompanhando notícias: leia tudo o que puder a respeito!
Além disso, faça um mapeamento das empresas de maior destaque no segmento, para conferir de perto como elas atuam, o que têm feito de importante, bem como qual a situação atual de cada uma. Não se esqueça de que, acima de tudo, uma dessas companhias poderá ser o seu futuro local de trabalho.

Veja se é o momento certo

Será que agora é realmente o melhor momento para você investir em uma mudança de carreira? Esse tipo de questionamento deve ser respondido com base em duas frentes: uma para você e outra analisando o mercado. Nesse segundo ponto, você pode inclusive fazer ao mesmo tempo em que estiver conhecendo mais sobre a área, como falado no tópico anterior.
Para entender se é o momento certo, pense se você está com disponibilidade para começar tudo outra vez, se tem tempo para gastar em algumas aulas extras, familiarizando-se com assuntos que ainda não conhece, e até mesmo na procura por oportunidades de emprego.
O momento pode não ser o melhor para a nova profissão, mas o que não significa que sempre será assim, muito pelo contrário, a cada ano o mercado e a sociedade demandam mais de profissionais diferentes e, quem sabe, esse não será o seu caso?

Faça um planejamento

Um bom planejamento sempre é um aliado nas horas mais importantes da vida de qualquer pessoa. Planejar significa ter sempre noção do que poderá acontecer, além de calcular todas as formas para chegar ao seu objetivo. Sem contar que é com um planejamento que você saberá como e quando apostar na mudança de carreira com grandes chances de sucesso.
Vale dizer ainda que nesse planejamento é importante, principalmente, constarem informações sobre o tempo que será necessário para amadurecer a ideia e entrar de cabeça no novo ramo de atividade. Indo além, descreva também uma opção B, ou seja, um plano alternativo caso as coisas comecem a não ir como o planejado, ok?
Esse plano B pode ser mais tempo para concretizar esse sonho, mais aprendizado, mais contatos, entre outros detalhes que podem contar bastante em toda mudança de carreira.

Invista em autoconhecimento

Autoconhecer-se é fundamental para que você não passe o tempo todo por dúvidas no que faz ou no que quer. É importante se conhecer bem, saber quais são as suas maiores habilidades, domínios, aquilo que mais gosta de fazer, e por aí vai. Aliás, o autoconhecimento deve ser uma tarefa feita diariamente, desde antes da faculdade, o que ajuda a evitar erros no futuro.
E como conseguir desenvolver isso? Faça viagens, converse com profissionais de diversas áreas, tente ter experiências diferentes e sempre se importe em aprender sobre qualquer tipo de assunto. Às vezes, você é “o cara da TI”, mas acreditava que era em Engenharia Elétrica que estava seu futuro. Fique muito atento a isso!
Com essas dicas em mãos, você poderá traçar um ótimo plano de mudança de carreira, sem precisar ter receios exagerados sobre se vai dar ou não certo. Nunca se esqueça de que tudo é possível, desde que você saiba o que está fazendo, o que quer e como deseja chegar até o seu objetivo. E, importante, jamais tome decisões precipitadas, analise todas as suas opções antes de transformar por completo a sua trajetória profissional.
Gostou? Então, se você está passando por esse momento, entre em contato com a Faculdade Impacta e, juntos, podemos ver qual o melhor caminho para você começar essa mudança!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!