Carreira internacional: saiba como planejar com sucesso

Está pensando em investir na carreira internacional? Confira 10 dicas para planejar uma carreira internacional de sucesso sem sair do Brasil

Autor: Revelo

Atualmente, trabalhar em outro país é um sonho cada vez mais possível de realizar para profissionais de diversas áreas. Entretanto, as carreiras internacionais não acontecem simplesmente, precisam ser planejadas e construídas ao longo de um período.

Para te ajudar, selecionamos dicas e orientações de como planejar sua carreira internacional e aspectos que devem ser considerados na hora de decidir seu roteiro em busca do sucesso profissional no exterior. 

Confira a seguir o conteúdo que preparamos para você!

1. Pesquise o mercado internacional

Antes de escolher o país que deseja trabalhar, uma dica é pesquisar o mercado local e conhecer suas peculiaridades. 

Em seguida, avalie qual sua vantagem competitiva e experiência profissional que você pode oferecer a potenciais empregadores de outros países.

Se você puder se diferenciar dos outros candidatos com alguma habilidade específica, isso o tornará um profissional ainda mais valioso no ambiente internacional.

2. Prepare-se desde cedo

Quanto antes você começar a se preparar e planejar sua carreira internacional, mais cedo encontrará a oportunidade ideal no país que deseja trabalhar.

Nesse sentido, é recomendado fazer cursos no exterior mesmo à distância, bem como, descobrir como funciona o mercado de trabalho no país de destino.

Dessa forma, você ganhará amplo conhecimento do mercado internacional, sendo uma ótima forma de preparação para os próximos passos da sua carreira em outro país.

3. Invista na sua formação

Caso você tenha a possibilidade de estudar no exterior, se inscrever em um MBA ou Pós-Graduação pode ser uma ótima maneira de começar sua carreira internacional.

No entanto, muitas vezes essa opção não está ao alcance de todos. Desse modo, para aumentar suas chances de construir uma carreira no exterior, o ideal é que sua formação realizada no Brasil se encaixe com seus planos de trabalhar em outro país.

Uma opção para quem deseja aprimorar suas habilidades profissionais é o programa Revelo UP, onde são oferecidos cursos nas áreas de tecnologia, marketing, vendas, finanças e design, em mais de 30 escolas parceiras, como a Impacta.

4. Domine outro idioma 

Para planejar sua carreira internacional, é fundamental dominar ao menos outro idioma além do português, de preferência a língua inglesa. 

O inglês é considerado o idioma de comunicação universal, capaz de abrir muitas portas para o desenvolvimento pessoal e profissional, sendo uma condição básica para uma carreira internacional de sucesso. 

Além disso, o francês e o espanhol também estão entre as línguas mais requeridas no mercado de trabalho internacional.

5. Renove seu currículo e carta de apresentação

Para se candidatar a vagas de emprego no exterior, é essencial ter uma versão do seu currículo ou portfólio na língua inglesa. Além disso, prepare também uma carta de apresentação para acompanhar o seu currículo no mesmo idioma.

Certifique-se de que seu currículo e carta de apresentação reflitam sua marca pessoal e inclua links para seu perfil do LinkedIn, site pessoal ou portfólio online.

6. Aumente sua rede de contatos

Expandir sua rede de relacionamentos profissionais, também chamada de networking, é extremamente importante para sua carreira internacional. 

Nesse sentido, procure desenvolver suas habilidades de comunicação, isso o ajudará a aumentar sua rede de contatos em outro país.

Quanto maior for a sua rede de contatos, maior será a chance de outro profissional indicar seu trabalho para uma oportunidade interessante que possa surgir em outro país.

7. Participe de fóruns e comunidades online

Participar de fóruns e comunidades online de uma região ou mercado pode ajudá-lo a ficar ciente das oportunidades de empregos, empresas para pesquisar e profissionais da área com os quais se relacionar. 

Muitos desses fóruns, comunidades ou grupos estão em sites que você provavelmente já usa, como Facebook e LinkedIn.

Além disso, aumentar sua rede nunca é demais, as pessoas que você poderá conhecer por meio das plataformas online podem se transformar futuramente em oportunidades de emprego em todo o mundo.

8. Pesquise os requisitos de visto

São muitas as empresas com oportunidades de trabalho em filiais espalhadas pelo mundo e que estão recrutando constantemente profissionais brasileiros.

Entretanto, antes de enviar seu currículo, é preciso ter certeza de que você está legalmente qualificado para trabalhar no país da empresa para o qual está se candidatando.

  • Verifique os requisitos do visto de trabalho antes de investir seu tempo se candidatando a empregos em um país específico.
  • Leia as listas de empregos com atenção para entender se eles especificam que você deve ter um visto de trabalho para ser considerado.
  • Caso não especifique na listagem, pergunte durante a entrevista se a empresa patrocina estrangeiros para obter o visto de trabalho.

O mesmo se aplica para qualquer outro documento que você possa precisar para aceitar um emprego em outro país. Por exemplo, se o seu passaporte vai expirar em 6 meses, renove-o antes de receber uma proposta para não ter que adiar os planos.

9. Mantenha a mente aberta 

Quando se trata de qualquer experiência nova, é uma boa ideia manter a mente aberta. Desse modo, procure aceitar novas ideias, perspectivas, oportunidades, e tente não ficar tão obstinado de forma que o impeça de enxergar outros caminhos na sua carreira internacional.

Caso você esteja se mudando para o exterior para uma nova experiência ou trabalhando em uma empresa internacional morando no Brasil, provavelmente você encontrará novidades sobre os métodos de trabalho. Por isso, é importante ser flexível em relação às novidades que possam surgir.

10. Não tenha medo de se candidatar

Você pode se candidatar para vagas de emprego no exterior através de plataformas de recrutamento, vagas postadas no site de multinacionais, LinkedIn, etc.

Arrisque e candidate-se a vagas de emprego mesmo que você não cumpra com todos os requisitos, mas tenha algumas das habilidades necessárias para a vaga.

Em alguns casos, a empresa pode ter outra posição mais compatível com o seu perfil profissional, ou ainda, poderá reservar seu currículo para quando surgir outra oportunidade relacionada ao seu perfil.


Este post foi escrito pela equipe da Revelo, maior empresa de tecnologia do setor de Recursos Humanos da América Latina, que oferece uma plataforma completa para atrair, buscar, recrutar e selecionar pessoas.

Sua tecnologia conecta candidatos às vagas de forma ágil e humanizada. Em 2019, recebeu mais de R$ 105 milhões em rodadas de investimento e se tornou a empresa mais investida do setor na história do Brasil.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!