faceboook

7 passos para se consolidar como profissional de tecnologia

Você sabia que só no Brasil existem quase 200 mil empresas de tecnologia? Pois é, esse número reforça o quanto a área é uma das mais importantes, (...)

Autor: Rogério Ramalho

Você sabia que só no Brasil existem quase 200 mil empresas de tecnologia? E que em 2017 o crescimento do setor foi de 17%? Pois é, esses números reforçam o quanto a área é uma das mais importantes, não só aqui, mas no mundo todo. Por isso, vale muito a pena apostar nessa carreira e se tornar um bom profissional de tecnologia, viu?
Mas, o que é preciso para chegar lá e conseguir um futuro de sucesso entre tantos profissionais que também estão apostando na área? É certo que, quanto mais qualidades e características ligadas ao setor você tiver, melhor. Só que isso é alcançado com o tempo, dedicação e muito aprendizado e troca de conhecimentos.
Quer algumas dicas que ajudem você a se consolidar como profissional de tecnologia? Confira abaixo 7 passos que podem fazer toda a diferença na sua vida!

1. Escolha uma área de tecnologia

Para começar a traçar um caminho repleto de realizações, é preciso pensar e refletir bastante sobre o curso em que você vai querer atuar. Lembre-se de que existem hoje várias opções interessantes e que podem trazer boas oportunidades de trabalho, salário e satisfação profissional. Então, a primeira dica é tentar conhecer ao menos um pouco de cada uma.
Só para você ter uma ideia, é possível atuar em Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Jogos Digitais e tantos outros. O melhor é que para cada um deles as chances de empregabilidade são altíssimas! Até porque a área de tecnologia está repleta de vagas em aberto aguardando profissionais.

2. Ingresse em uma faculdade

Depois de escolher qual curso de graduação você fará, chegou o momento de decidir em que faculdade pretende passar os próximos anos da sua vida. Não se esqueça de que esse é, sem dúvidas, um dos passos mais importantes que você dará e é essencial ter isso em mente. Faça uma ampla pesquisa dos cursos na sua cidade ou até mesmo em outras regiões.
O mais importante é escolher a faculdade que realmente tenha a ver com as suas expectativas. Se ela for particular e você não tiver condições de arcar com as mensalidades em sua totalidade, vale a pena checar se a instituição tem opções de bolsas! Essa alternativa é uma ótima forma de cursar o ensino superior em uma boa universidade e não precisar se sacrificar para pagar mensalidade.

3. Busque capacitações

Não é porque você está cursando a graduação ou terminou o curso que já está bom de estudos. Muito pelo contrário, uma vez no ensino superior é preciso se manter sempre atualizado e capacitado para todas as novidades que surgem quase que o tempo todo — ainda mais na área de tecnologia, onde as inovações aparecem de forma rápida!
Por isso, tente ao máximo frequentar cursos livres, aprender novos idiomas e pense seriamente em ingressar em uma pós-graduação. Isso fará toda a diferença na sua carreira como profissional de tecnologia e ainda abre um leque enorme de oportunidades. Sem contar que você amplia sua rede de contatos, construindo um bom networking!

4. Faça estágios para ser um bom profissional de tecnologia

Já pensou ingressar no mercado de trabalho sem qualquer experiência na sua profissão? Um tanto difícil, certo? Por isso, a melhor forma de adquirir conhecimento na prática é com a ajuda de estágios! Você pode procurar por oportunidades desse tipo desde os primeiros meses da faculdade. Peça orientação ao seu professor de como encontrar vagas com esse perfil.
Vale também ficar de olho no mural da faculdade em que estão oportunidades de emprego, se inscrever em sites de recolocação profissional e trocar informações com colegas de classe. Muitas vezes os próprios estudantes sabem de vagas muito bacanas e podem ajudar você com uma indicação ou dicas da empresa em que atuam.

5. Estude bastante

Durante a faculdade é normal que você sinta dificuldade em algumas matérias. O problema é se você não fizer nada a respeito e deixar que essas dúvidas permaneçam. Sempre que você tiver questionamentos sobre os assuntos que está aprendendo, é importantíssimo contar com a ajuda dos professores para entender 100% do que se trata.
Indo além, seja um devorador de livros da biblioteca, entre em sites da área em que você vai se formar e leia o máximo de conteúdos que você puder. É nessa fase da sua carreira que muito será aprendido e absorvido, deixando suas habilidades completas para a chegada ao mercado de trabalho. Nunca pare de estudar, mesmo que seja um pouco por dia, estude!

6. Crie projetos

Que tal colocar em prática tudo o que você aprende de um jeito bem diferente? Isso é possível com a criação de projetos! Imagine que você pode desenvolver ainda mais todo o seu conhecimento, aperfeiçoar o domínio com a tecnologia e ainda conseguir encontrar algo bem bacana enquanto está nesse processo.
Chame alguns colegas de classe para compor uma equipe e, juntos, tentem pensar em alternativas tecnológicas que fariam o diferencial na vida das pessoas e empresas. Às vezes, se o projeto realmente der certo, você pode se tornar um empreendedor mesmo antes de sair da faculdade, já pensou?

7. Aposte em um intercâmbio

Você já pensou em ter uma experiência no exterior? Esse tipo de aprendizado é incrível e pode tornar você um profissional de tecnologia com uma bagagem enorme e potencializar oportunidades em outros países. O bacana é que você pode conseguir conciliar isso com as férias escolares ou até fazer um intercâmbio sanduíche.
Alguns países que estão em alta para a área de tecnologia são: Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos e Portugal. Mas, a lista é ainda maior, faça uma pesquisa sobre isso e veja quais lugares do mundo você poderá ter essa experiência!
Com essas dicas, você terá grandes chances de se tornar um profissional de tecnologia com potencial para alcançar ótimas oportunidades no mercado de trabalho! Invista sempre em você e acredite nas suas habilidades, você poderá ir longe e ter uma carreira rica em conhecimento e destaque na profissão.
Gostou do nosso conteúdo? Aproveite, assine a nossa newsletter e receba sempre em primeira mão artigos interessantes como este!

4 Comentários

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!