faceboook

Como fazer uma boa gestão financeira pessoal?

O segredo do sucesso para alcançar as metas e objetivos é a capacidade de fazer a gestão financeira pessoal. Veja essas dicas para acertar em 2019!(...)

Autor: Redação Impacta

Na atualidade, não é raro encontrarmos pessoas que estão endividadas com despesas que ultrapassam os rendimentos. Isso acaba com a tranquilidade e o bem-estar de quem vive assim. Por isso, é de suma importância ter uma boa gestão financeira pessoal. 
Dedicar-se à organização e planejamento das finanças para não se endividar, não atrasar o pagamento de contas e cumprir com todas as obrigações é essencial. Neste post abordaremos 6 tópicos com dicas para orientá-lo quanto à boa gestão financeira pessoal. Aproveite a leitura! 

1. Investir em ferramentas tecnológicas

Uma das principais dicas para você fazer uma boa gestão financeira é investir em ferramentas tecnológicas, uma vez que os novos recursos digitais têm funções úteis para facilitar o controle das suas despesas. Isso porque é comum esquecermos os gastos feitos e não sabermos a razão do dinheiro não ser suficiente para pagar todas as dívidas. 
Para resolver esse problema, há diversos softwares no mercado que permitem acompanhar todas as suas movimentações financeiras. Esses aplicativos possibilitam o controle de entrada e saída de todos os recursos que você obtiver em seu trabalho durante o mês. Isso faz com que você possa ter o conhecimento dos mínimos gastos, sendo que, às vezes, são essas pequenas despesas que comprometem a gestão financeira. 
É válido mencionar que você pode aproveitar a oportunidade para fazer cursos voltados para o uso das inovações tecnológicas. Além beneficiar a vida pessoal, isso também é vantajoso para se destacar no mercado de trabalho. 

2. Montar um controle orçamentário

Além de investir em ferramentas tecnológicas, é fundamental montar um controle orçamentário para fazer a gestão financeira pessoal. Isso se faz necessário porque, muitas vezes, temos dificuldades de gastar menos do que ganhamos, o que pode acarretar em inúmeras dívidas que não teremos condições de arcar. 
Desse modo, o controle orçamentário pode ser entendido como o processo de previsão e planejamento financeiro para que você alinhe as suas despesas com a quantidade de recursos que recebe. Com esse planejamento, você terá condições de analisar se aquela determinada dívida pode ser feita e se você terá rendimentos para quitá-la.

O controle orçamentário é feito com previsões sobre possíveis custos e recursos ganhos em um determinado período de tempo. Contudo, isso não significa que você não pode, por exemplo, aumentar os seus rendimentos por meio do aperfeiçoamento das suas habilidades, já que esse controle financeiro pode ser alterado e refeito quando houver necessidades. 

3. Estabelecer limites de gastos para cada categoria

Outra forma para melhorar a sua gestão financeira é estabelecer limites de gastos para cada categoria. Atualmente, é preciso saber distribuir bem a renda para que não faltem recursos para algumas despesas que são essenciais para mais qualidade de vida e bem-estar. 
Os gastos mais comuns costumam ser com as categorias de habitação, transporte, lazer e alimentação. É necessário ter o controle do quanto podemos aplicar dos nossos rendimentos em cada grupo. Sem o estabelecimento desses limites, vamos fazer despesas inadequadas. 
Por exemplo, a alimentação é uma das categorias que podem tomar grande parte da renda, sendo necessário analisar o quanto de recursos pode-se destinar a esse grupo sem comprometer as demais despesas. Isso é fundamental também para termos mais condições de fazer investimentos na realização de uma graduação e especializações

4. Planejar os gastos

Planejar os gastos é outra dica muito importante para você fazer uma boa gestão financeira pessoal, uma vez que sem um planejamento financeiro adequado torna-se extremamente difícil fazermos aplicações corretas dos nossos rendimentos. Para algumas pessoas, essa é a parte mais complicada da gestão, pois elas não conseguem gastar somente aquilo que planejaram, o que é prejudicial para as suas vidas. 
É verdade que alguns imprevistos acontecem e nem sempre conseguimos planejar 100%. Contudo, isso não pode ser um empecilho para deixarmos de organizar a vida financeira. Assim, você deve começar anotando suas receitas e despesas atuais para saber o que já pode ser modificado. Também faz parte de um bom planejamento comparar os preços com cuidado para escolher a melhor oferta e ter economia.
Além disso, não podemos nos esquecer da importância de poupar dinheiro, já que um planejamento eficaz certamente vai contribuir para que você não tenha gastos superiores ao que a sua renda permite. Isso faz com que você possa economizar para investir no sucesso da sua carreira profissional, por exemplo. 

5. Manter as planilhas sempre atualizadas

Faz parte de uma boa gestão financeira manter as planilhas sempre atualizadas. Não é raro encontrarmos pessoas com registros desatualizados por causa da falta de tempo e de disciplina para anotar a entrada e saída de recursos na frequência ideal.
Há diversas funções no programa Excel, por exemplo, que permitem a elaboração de planilhas com gráficos e tabelas interativas para que todos os gastos possam ser contabilizados.
Com a utilização de planilhas você consegue visualizar com facilidade em quais áreas as despesas ultrapassam o valor que foi planejado. Assim, é possível economizar muito mais.
Uma dica para que você mantenha as suas planilhas atualizadas é ter disciplina, separando um pequeno período do dia para cuidar da sua gestão financeira. O importante é que isso seja feito com frequência, pois deixar para contabilizar os gastos no fim do mês não é prudente, já que você pode esquecer algumas pequenas despesas.   

6. Definir metas e prazos

Por fim, para fazer uma boa gestão financeira pessoal é essencial definir metas e prazos com o intuito de controlar o seu dinheiro e obter resultados satisfatórios a médio/longo prazo. Por exemplo, você pode pensar sobre um dos grandes empecilhos para a estabilidade nas finanças que é eliminar os pagamentos parcelados com juros, pois eles contribuem para muitas dívidas. 
Tente escrever no papel quais são as suas principais metas financeiras e determine um período para cumpri-las. Assim, você vai ter um planejamento financeiro estratégico e efetivo para fazer o uso responsável do seu salário. 

Quer aprender mais sobre como controlar as suas finanças com o Excel? Então venha assistir o curso gratuito do Excel: Controle de Contas a pagar. Basta clicar abaixo e fazer sua inscrição para já começar a aprender!

300x150-curso-gratis-excel-img

Neste post, trouxemos 6 dicas sobre como fazer uma boa gestão financeira pessoal para você não ter problemas com dívidas e não atrasar o pagamento de contas. Com isso, você terá mais recursos para investir em sua vida profissional e se aprofundar nos estudos.

Manual-da-Organizacao-Financeira-Pessoal

Então, gostou do nosso texto? Agora baixe o e-book “Manual da organização financeira pessoal” e continue estudando sobre o assunto!

2 Comentários

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!