faceboook

Aprenda o que é o sistema SAP

Utilizado em empresas de todo o mundo, o sistema SAP ainda é um mistério para muitos profissionais. Entenda como funciona e saiba porque o ERP é tão (...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:
Se você busca novas habilidades para se inserir no mercado de trabalho e atingir o sucesso, saiba que a área de TI está repleta de oportunidades — principalmente relacionadas ao sistema SAP. Essa ferramenta é muito utilizada por empresas de qualquer tamanho — inclusive PMEs — e tem ganhado cada vez mais destaque. 
Caso você não saiba o que é o sistema SAP, não se preocupe! Este post tem como objetivo introduzir o conceito para que você fique por dentro dessa área lucrativa da TI. Boa leitura!

O que é sistema SAP?

SAP é um software voltado para gestão empresarial criado por uma organização alemã. A sigla é uma abreviação de “Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung“. Em português, o termo significa “Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados”.
O SAP é um tipo de ERP (Enterprise Resource Planning) que integra perfeitamente todos os departamentos da empresa, desde o RH até a emissão de nota fiscal. O sistema oferece soluções que podem ser customizadas para qualquer tipo de indústria e funciona por meio de módulos. Alguns dos principais módulos SAP são:

  • FI: o Financial Accounting é responsável pela parte financeira da empresa;
  • CO: o módulo Controlling fornece soluções para administração dos processos decisórios da empresa;
  • SD: Sales and Distribution é responsável por gerenciar vendas;
  • MM: o Material Management é voltado para cadastro e gerenciamento de tudo o que é relacionado a materiais;
  • PP: o modulo Production Planning and Control gerencia tudo o que é relacionado ao processo de produção;
  • QM: por fim, o Quality Management é voltado para o processo de gerenciamento de qualidade.

Aprenda o que é o sistema SAP

Para que ele serve?

Como o SAP é uma ferramenta customizada, fica a cargo do cliente a decisão de comprar ou não determinado módulo, pois muitos deles não se aplicam a alguns tipos de empresas. Contudo, o sistema procura contemplar a organização como um todo, no qual cada módulo é correspondente a um departamento da empresa.
O módulo SD, que é voltado para vendas, por exemplo, é também integrado com o módulo MM, que gerencia estoque — uma vez que só é possível vender um item se ele estiver disponível.
Cada módulo, portanto, é responsável por muitos processos de negócio que são baseados nas práticas de cada empresa. Os métodos de trabalho do sistema são conhecidos por disponibilizar conforto e eficiência, pois relacionam várias áreas da organização em uma só ferramenta.

Como ele funciona?

Um sistema SAP é composto pelas camadas de front-end, application e database. A camada front end é o responsável por exibir as informações para o usuário em telas. Já a application é onde as operações são processadas — ou seja, para onde são transferidos os dados de front-end. Por fim, a camada database é onde os dados que são processados pela camada application são armazenados.
A linguagem de programação utilizada nos sistemas SAP é o ABAP (Advanced Business Application Programming), uma linguagem de alto nível desenvolvida pela própria SAP. O ABAP é responsável por controlar a lógica do fluxo de telas e responder aos eventos (como quando o usuário clica em uma tela).

Quais são as vantagens para PMEs?

Os sistemas SAP atendem qualquer tipo de negócio — indústria, comércio ou serviços — e também podem ser implementados em empresas de qualquer tamanho. Existem até soluções voltadas para atender setores específicos como varejo, agronegócio, telefonia e setor automobilístico.
Com esse tipo de abordagem os processos manuais realizados pelas empresas pequenas são eliminados, reduzindo as chances de erro humano. Além disso, como as tarefas repetitivas são automatizadas, o SAP reduz a carga de trabalho ao diminuir a quantidade de serviço manual. Por fim, um fator também importante para as empresas é que a ferramenta oferece funções que ajudam a identificar riscos com base em informações de qualidade.
Dessa forma, as principais vantagens do SAP para pequenas empresas são:

  • simplicidade: o sistema consegue simplificar os processos, resultando em maior eficiência;
  • agilidade: devido à integração de áreas que a ferramenta proporciona, é possível buscar informações de forma rápida, aumentando a produtividade dos funcionários;
  • competitividade: ao utilizar um sistema que otimiza os processos há um impacto na produtividade, pois a empresa consegue melhorar seus produtos e serviços, gerando competitividade;
  • alcance dos objetivos organizacionais:  a ferramenta facilita a interpretação e a verificação de possíveis falhas, possibilitando a tomada de decisão rápida e assertiva;
  • melhoramento do acesso a informação: as informações estão disponíveis no formato adequado, facilitando a gestão e permitindo bons resultados na empresa.

Quais são os desafios da implementação?

O SAP é uma ótima ferramenta para as empresas, mas sua implementação está bem longe de ser algo simples. Primeiramente, é preciso que tanto a empresa quanto os usuários vençam a resistência à inovação, pois eles precisarão se adaptar a outro modelo de trabalho e precisarão de capacitação para lidar com a nova ferramenta.
Além disso, a implementação de uma solução SAP exige mais do que somente um profissional — é preciso uma equipe que entenda tanto do negócio quanto da ferramenta. Esse processo ocorre de forma bem diferente em cada empresa, pois é necessário considerar as necessidades específicas de cada organização para que seja possível decidir quais módulos serão empregados. Nesse ponto, o planejamento é essencial. 
Por isso, é ideal documentar todas as etapas previstas na implementação do sistema, pois isso tornará o processo de verificação mais simples. Os gestores de TI também devem acompanhar de perto e oferecer suporte aos funcionários sugerindo melhorias nos processos sempre que possível. Quando os colaboradores entendem o valor da mudança para o negócio, eles se tornam aliados e ficam mais receptivos no momento de transição.
Por fim, a implementação do sistema SAP está relacionada à incorporação de melhores práticas de processos internos, tornando-se uma vantagem competitiva. Aqui, as consultorias de SAP poderão analisar os processos de uma organização para sugerir mudanças e configurar o SAP de acordo com as necessidades do negócio, além de fornecer suporte para a área de tecnologia da empresa.
Embora a consultoria apoie a implementação do SAP, a empresa precisará dar continuidade ao uso da ferramenta, dando manutenção ao sistema. Portanto, é necessário contar com um especialista em tempo integral no departamento de TI ou contratar uma consultoria que possa fornecer suporte quando a ferramenta já estiver em atividade.
Percebeu como o sistema SAP é uma ferramenta de grande valia para gerar vantagem competitiva para pequenas empresas? O SAP é uma ferramenta complexa, cuja implementação é repleta de desafios, mas vale o investimento de recursos financeiros e todos os esforços.
E então? Gostou do post? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da área de TI e sistemas SAP!

25 Comentários

  1. Elton Corrêa disse:

    Prezados
    A impacta tem filial em Porto alegre? Parceiros que ministrem treinamento do SAP. Sou
    Gestor da Cadeia de Suprimentos e tenho perdido oportunidades por não ter conhecimentos nesta plataforma.
    Atte

  2. geovane dos santos malhei disse:

    gostei estou aprendendo a trabalhar com ele na área de logística muito bom

    • ADRIANA FERREIRA DE MAGALHAES disse:

      Ola Geovane, vc sabe onde eu poderia fazer o curso de sistema SAP? sou formada em logistica e gostaria de ingressar na area, porem a maioria das empresas pedem conhecimento nesse sistema

  3. Reginaldo Pereira de Campos disse:

    Trabalhei com o sistema operacional SAP (CRM, SD, WF, WM e MM) durante 12 anos, o mesmo é fantástico. Hoje infelizmente estou desempregado, mas espero em breve poder trabalhar novamente com este sistema.

  4. Renato disse:

    Teria eu que fazer um curso para aprender a ferramenta, e onde faria tal curso?

  5. JULIO disse:

    Muito interessante. Conhecia a sigla, mas não sabia ao certo o que era. To buscando me aprofundar na área.

  6. Jorge vicente disse:

    É uma ferramenta extraordinária, que facilitará muito principalmente no que diz respeito a manutenção.

  7. Leandro disse:

    Existem muitas vagas para as mais diversas áreas de SAP, mas apenas para nível Pleno e Sênior. Muito cuidado para quem quer entrar nessa área, o investimento é grande e o retorno demorado.

  8. Maria José De Lima disse:

    Olá gostaria de fazer um curso pois bjs trabalhei com outros sistemas como celtaware máscara e agora zeneti e quero me aperfeiçoar ainda mais onde posso fazer o curso?

  9. Taciara disse:

    Sou formada em logística achei muito interessante o conteúdo. Gostaria muito de fazer um curso voltado ao Software SAP pois acrescentaria muito em meu currículo

  10. Viviane Fiorentini disse:

    Bom dia! sou professora de sistemas de manufatura
    Vcs gostariam de me auxiliar em treinar meus alunos no sistema de vcs ou torna-los conhecedores. atenciosamente professora. Viviane

  11. Jorge William Benevenutti disse:

    Sres,
    Onde, posso fazer este curso aqui no Rio de sistema operacional SAP

  12. Cícero Romão de Araújo disse:

    Gostei dos informes; solicito saber como procedo para fazer um curso do sistema SAP? Nesta renomada instituição privada?

  13. Ana Plati disse:

    Eu nao sabia o que era SAP ate um tempo atrás, mas eu vi um video que me chamou muito a atençâo e resolvir me aprofundar. Vi que os cursos de academia são bem caros mas de inicio resolvir aprender o essencial online com o SAP do Zero. Assim que eu tiver em condições financeira melhor eu vou fazer uma academia com certeza. Gostei muito da matéria.

  14. Jussara de Cacia disse:

    Boa tarde 1
    Trabalho já a 04 anos com sistema SAP, olha nunca vi nada tão correto em matéria de sistema …..muito bom.

  15. Aline disse:

    Gostaria de fazer o módulo de RH on-line, vcs tem esse curso?

  16. Ricardo disse:

    Como faço para fazer este curso de SAP?

  17. Gostaria de saber como posso ter acesso ao curso estando em Africa em Mocambique.
    Sera que tem cursos on line?

  18. Ola, gostaria de mais informações sobre o curso Sap, valores e duração do curso etc.

  19. Preciso realizar um curso SAP
    Sou responsavel pela parte operacional de uma multinacional…..entrei a cerca de 45 dias e nunca havia tranalhado com essa ferramente….o curso teria q ser voltado ora estoque, separação, faturamento

  20. Wagner R. Dos Santos disse:

    Muito Bom!!!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!