faceboook

Criação: saiba quando usar o Photoshop, Illustrator e InDesign

Os programas da Adobe são líderes quando o assunto é criação digital e gráfica. Mas você sabe quando usar as ferramentas Photoshop, Illustrator e (...)

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Já ouviu falar dos pacotes de produtos da Adobe? Provavelmente a resposta é sim, mas você consegue definir para o que serve cada um dos softwares mais usados no mercado?

Apesar de complementares, Photoshop, Illustrator e InDesign são ferramentas bem distintas. Se você deseja começar a percorrer seu caminho na área de criação, precisa entender melhor como funcionam.

Que tal se nós te ajudarmos? Veja o que os programas fazem e quando usar cada um deles!

Saiba quando usar o Photoshop

Quando usar o Photoshop?

O Photoshop foi o primeiro software de edição e criação de imagens a se popularizar no mundo, acompanhando o crescimento dos computadores Macintosh no início dos anos 1990.
Desde então, nos últimos 27 anos, a Adobe vem acrescentando novas capacidades e funções para mantê-lo como o líder absoluto do mercado de criação e manipulação gráfica.

Qual o foco do Photoshop?

O software tem hoje uma flexibilidade muito maior que no passado. O que era um editor básico com algumas ferramentas de criação se tornou o programa para fazer um pouco de tudo, com a possibilidade de fazer até a manipulação de objetos em 3D!

Mas a sua verdadeira vocação continua sendo tratar, editar e criar imagens em bitmap (quando uma sequência de pixels coloridos forma uma imagem). Veja seus principais usos:

Fotografia

O Photoshop ainda é o software número um para os fotógrafos do mundo inteiro. Seus filtros e ferramentas de controle de luz e cores são perfeitos para ressaltar a qualidade das fotos tiradas por qualquer aparelho.

Além disso, as ferramentas de retoque são as mais usadas na área publicitária para correções e incrementos nas imagens.

Pintura digital

Não é apenas na fotografia que o Photoshop mantém sua liderança. O programa é ideal para ilustração e pintura digital.

Seus pincéis, quando usados com uma caneta digitalizadora sensível à pressão, dão bastante fidelidade se comparados às pinceladas no papel, com muito mais variedade, praticidade e controle.

Edição e montagem

Já viu aquelas fotos de fantasma no corredor de hospital? Esse não precisa ser seu objetivo, mas a verdade é que o Photoshop é o responsável por esse tipo de montagem.

Combinações, colagens, sobreposições — esse é o software perfeito para a manipulação e edição de imagens.

Saiba quando usar o Illustrator

Quando usar o Illustrator?

O Adobe Illustrator é um programa de criação vetorial desenvolvido antes mesmo do Photoshop. Mas, por ser exclusivo para plataformas Mac em sua primeira década e por demorar a incorporar algumas soluções dos concorrentes, apenas em meados da década passada ele começou a se tornar líder de mercado.
Hoje, o Illustrator vem superando seu principal rival, o Corel Draw, até nas empresas mais conservadoras. Isso graças a sua estabilidade e facilidade de lidar com vetores.

Qual o foco do Illustrator?

Ao contrário do Photoshop, que trabalha principalmente com imagens em bitmap, o Illustrator foi feito para a criação vetorial. No lugar de um mapa de pixels alinhados, ele cria desenhos por curvas que nada mais são do que equações matemáticas.

É por isso que na ilustração vetorial a imagem pode ser aumentada ou reduzida à vontade, sem qualquer perda de qualidade.

Veja quando usar o Illustrator:

Ilustração vetorial

Desenhos feitos em vetor são facilmente identificáveis. Geralmente têm curvas mais suaves e cores mais chapadas. Quando um artista precisa criar uma ilustração mais estilizada, principalmente preparada para animação, encontra no Illustrator a plataforma perfeita.

Layouts

Por trabalhar com geometria de uma forma mais simples do que o Photoshop, é mais comum trabalhar layouts e wireframes no Illustrator. Serve para sites, peças publicitárias ou até mesmo desenvolvimento de aplicativos.

Identidade visual

Essa possibilidade de aplicar uma imagem vetorial em qualquer dimensão tornou o Illustrator o software mais usado para criação de logos e identidades visuais.

O software te dá muito mais controle tanto na criação de símbolos e pictogramas, quanto na manipulação de tipografia.

Papelaria e material publicitário

Cartões de visita, panfletos, flyers — você pode usar o Illustrator para fazer vários tipos de materiais publicitários e corporativos. Com ele, fica muito mais fácil e prático manipular ao mesmo tempo ilustrações, geometria e corpos de texto.

Saiba quando usar o Indesign

Quando usar o InDesign?

Na década de 1990, a Adobe comprou o programa de diagramação editorial PageMaker. Líder de mercado na época, o software rapidamente perdeu sua relevância.

Entendendo que era a hora de recomeçar do zero, a empresa substituiu o PageMaker no início dos anos 2000 pelo InDesign, que acabou dando a volta por cima e alcançando outra vez a liderança no uso profissional.

Qual é o foco do InDesign?

O InDesign é, principalmente, um software de diagramação. Ele foi criado pensando em editorias, gráficas e peças que precisam manter a informação organizada. Estes são seus principais usos:

Editorial

Entre Photoshop, Illustrator e InDesign, este último é o mais especializado. Se você usá-lo um dia, provavelmente será para a diagramação editorial.

Com seu suporte simples a várias páginas, ele é utilizado para montar revistas, jornais, livros e disponibiliza até um plugin para a confecção de e-books. Suas ferramentas de controle de impressão são perfeitas para grandes tiragens.

Material publicitário

Mesmo que não seja um projeto de várias páginas, o InDesign também é recomendado para a criação de cartazes e panfletos. Como seu foco está na forma de lidar com a informação, você terá o que precisa para criar displays e informativos atraentes e funcionais.

Apresentações impressas

Também é possível usar o InDesign como um “PowerPoint impresso”. Sua capacidade de geração de PDF é ideal para criar apostilas, brochuras e apresentações impressas com bastante grafismo e qualidade de imagens.

Photoshop, Illustrator e InDesign são ferramentas complementares (é possível passar livremente elementos de um para o outro usando um simples copiar-colar). Portanto, se você pretende começar a estudar na área de criação e design, vai provavelmente passar por todos eles.

Porém, saber quando usar cada um desses programas é essencial para não perder tempo de estudo com o foco errado. É só decidir qual deles funciona melhor para o seu tipo de criação e começar a aprender!

Gostou do artigo e quer ler outros textos para solucionar todas as suas dúvidas? Assine a nossa newsletter e comece a recebê-los diretamente no seu e-mail!

19 Comentários

  1. Caio disse:

    Bom dia. Gostaria de saber o valor do curso de criação.
    Aguardo retorno !!!

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Caio.
      A sua dúvida foi encaminhada e um de nossos consultores educacionais entrará em contato pelo seu e-mail. Se preferir, pode nos deixar um telefone também (não será publicado). Abraços.

  2. ElianeCristina Martins disse:

    Gostaria de recebera mais infomação tais como valores e horarios

  3. Samantha Batista disse:

    Boa tarde! Poderia por gentileza me orientar sobre o curso de criação? Tenho a intenção de fazer trabalhos ilustrativos.
    Obrigada 🙂

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Samantha! Claro que sim, um de nossos consultores educacionais entrará em contato para te ajudar a encontrar o melhor curso pra você!

  4. Bruno Daniel disse:

    Gostaria de saber os valores e formas de pagamento

  5. Levi Cardoso disse:

    Olá, meu negócio é moda.
    Vocês têm aplicação nesta área?
    Estou no RIo de Janeiro. Vocês tem Curso aqui?
    Têm Cursos à distância?
    Desde já, grato.

  6. GUILHERME disse:

    Gostaria de saber se vocês oferecem aulas para aprender a utilizar estas ferramentas ,quais os valores e se tem a distacia

  7. Daniel Sabião disse:

    Srs:
    Gostaria de obter informação em relação aos cursos destacados (Photoshop, Illustrator e InDesign), tais como: Valores unitários, previsão de início, duração, condição de pagamento, conteúdo programático, valor se fechar pacote,..etc.

  8. Beatriz disse:

    Boa tarde! Gostaria de saber informações sobre o curso e valor.

  9. Pamella disse:

    Gostaria de saber o valor dos cursos, photoshop, indesign e illustrator PRESENCIAL.

    • Redação Impacta disse:

      Olá, Pamella! Que bom saber do seu interesse, seu e-mail foi encaminhado para que um de nossos consultores educacionais entre em contato para te esclarecer tudo. Se preferir, pode nos encaminhar seu telefone (não será publicado) ou falar conosco aqui no CHAT ONLINE.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!