Sobre o curso

Durante o curso SEO Planejamento e Prática, você vai criar um plano de SEO completo, aprender a escolher palavras-chave, analisar as métricas de desempenho e tantas outras estratégias para aumentar - e melhorar - o tráfego no site do seu produto ou marca.

Fazendo esse curso você está apto:

Após finalizar o curso você vai conseguir otimizar vídeos, redes sociais e fazer a migração de conteúdo de sites sem perder relevância, verificar a "concorrência" e escolher a melhor forma de expor seu conteúdo, sempre focando em aumentar as visitas orgânicas.

Conteúdo programático

  • Introdução a SEO
    • Evolução dos mecanismos de busca: Hipertexto e os primórdios dos mecanismos de busca; Mecanismos de busca modernos (Yahoo!, AltaVista, Google, Bing).
    • Market share dos mecanismos de busca.
    • Futuro dos mecanismos de busca.
    • O impacto da inteligência artificial nas buscas.
    • Componentes de um mecanismo de busca: Crawler; Índice; Interface de busca e software de relevância.
    • Como o Google funciona: Googlebot; Como o Google indexa as páginas; PageRank; Exibindo os resultados; Exibindo anúncios; Mudanças nos algoritmos de resultados (Panda, Penguin).
    • Importância do posicionamento na SERP: CTR e a posição de exibição na SERP; PPC versus SEO; Usando domínios como parte da estratégia; Como escolher as palavras-chave de trabalho.
    • Análise de concorrência na SERP: Usando o SEO Monitor; Usando o Google Analytics.
  • Implementação On-Page
    • Otimização On-Page - O que é: On-Page versus Off-Page.
    • A importância da arquitetura da informação: Mapa do site; Formação de URLs; Posicionamento dos elementos na página; Ferramenta SEO Browser.
    • Conteúdo: Como criar conteúdo relevante (Sazonalidade e datas comemorativas, Analisando a concorrência, Analisando você mesmo); Palavras-chave no conteúdo.
    • Análise On-Page: URL da página (Regras para deixar a sua URL amigável); Analisando a estrutura do HTML da página (Ferramentas para visualização do código-fonte, Estruturando de forma mais clara o seu HTML); Tag Title; Meta Description; Meta Keywords; Breadcrumb; Heading Tags; Listas; Links (Propriedade Relations, Links âncoras); Imagens; Rich snippets - Conteúdo relevante e compreensível (Como aplicar rich snippets); Tempo de carregamento; Canonical Tag; SEO e HTTP Status; Conteúdo duplicado (Como encontrar um conteúdo duplicado, Como resolver este problema, Mudança de URL segura).
    • Robots.txt: Como evitar a indexação de algumas páginas (User-agents e robôs); Como testar sites; Meta robots.
    • Sitemap: O que é Sitemap; Como criar Sitemaps (Regras de criação - Padrão sitemap.org, Tipos de Sitemaps, Sitemap Index, Enviando um Sitemap).
    • Black Hat: Diretrizes de qualidade Google; Técnicas Black Hat; Punição: como identificar; Punição: como proceder.
  • Implementação Off-Page
    • Como usar as redes sociais para ajudar nas técnicas de SEO.
    • Link Building: o que é e como fazer.
    • Troca de links.
    • O que já funcionou para SEO e hoje não funciona mais.
    • Ferramentas para análise do trabalho.
    • Conteúdo para SEO Off-Page.
  • Métricas
    • Como mensurar os resultados: Métricas mais importantes.
    • Como usar o Google Analytics e outras ferramentas para otimizar o seu site: Ferramentas úteis.
    • Como analisar os resultados: Deu errado, e agora?
    • ?SEO continuado: ciclo de medir, aprender e implementar.
  • Otimização de Resultados
    • A importância do SEO para o negócio: Objetivos do negócio vs. objetivos do SEO.
    • Ciclo de aperfeiçoamento: Fase 1 - Pesquisa e planejamento; Fase 2 - Otimização; Fase 3 - Monitoramento; Fase 4 - Análise.
    • Ferramentas de apoio: Ferramentas para cada fase do SEO (Ferramentas para a Fase 1, Ferramentas para a Fase 2, Ferramentas para a Fase 3, Ferramentas para a Fase 4); Google Search Console; Google Analytics.
    • Análise da concorrência de palavras-chave.
    • Cálculo do ROI: Passos para calcular o ROI no SEO.
    • O que fazer se o site sumir do Google.
    • Migração de plataformas.
    • Terceirizar ou fazer in-house: On-Page; Infraestrutura; Off-Page; Link Building.
    • Estratégias de conteúdo: Blogs; User Content Generation; Syndication.

Pré-requisitos

Para acompanhar o curso não é preciso ter nenhum conhecimento de programação, apenas saber o básico de internet.

Certificação Impacta

Um dos títulos mais respeitados do país, atesta a qualidade e os conhecimentos de profissionais especializados nas mais variadas áreas de TI, Gestão e Design. Ao concluir o curso, você tem 90 dias a contar da data de término do curso para agendar seu exame.
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