Sobre o curso

O curso Programando com C# é ideal para quem deseja ingressar na área de desenvolvimento Web, partindo de uma linguagem altamente requisitada no mercado de trabalho.

Durante o Curso de C# você vai adquirir habilidades para programar desde estruturas básicas até recursos avançados, passando por orientação a objetos, programação assíncrona, acesso a arquivos e banco de dados. Esses conhecimentos permitirão que ele ingresse com facilidade nas outras ferramentas para desenvolvimento na plataforma .NET.

 

Conteúdo programático

  • Sintaxe da Linguagem C# e o Visual Studio 2019
    • A linguagem C#.
    • A Plataforma .NET.
    • O Framework .NET.
    • O Visual Studio: Processo de instalação do Visual Studio; Criação de projetos no Visual Studio; Configurando o ambiente de desenvolvimento.
    • Iniciando a programação: Elaboração do código; Compilando e executando o projeto.
    • Instruções: Identificadores.
    • Tipos de dados.
    • Variáveis: Declaração de variáveis.
    • Operadores: Operador de atribuição; Operadores aritméticos; Operadores aritméticos de atribuição reduzida; Operadores incrementais e decrementais; Operadores relacionais ou booleanos; Operadores lógicos; Operador ternário; Operador de coalescência nula; Precedência e associatividade: Sequência de escape.
    • Principais formatações de dados: A instrução string.Format(); Formatação por interpolação.
  • Estruturas de Controle da Linguagem C#
    • Estruturas de controle: O comando if; O comando if /else; A instrução switch / case; Expressões switch (switch expressions).
    • Estruturas de repetição: Estrutura while (teste no início); Estrutura do / while (teste no final); Estrutura for; Estrutura foreach.
  • Orientação a objetos
    • Classes.
    • Objetos.
    • Atributos.
    • Modificadores de acesso.
    • Namespaces.
    • Propriedades: Encapsulamento; Propriedades como membros aptos para expressões; Propriedades implícitas.
    • A referência this.
    • Objetos implícitos e anônimos.
    • Enumeradores.
    • Estruturas: Diferenças entre classes e estruturas.
    • O modificador static.
    • Métodos: Sobrecarga de métodos; Métodos estáticos; Métodos de extensão; Parâmetros de métodos (Passagem por referência - ref, Parâmetro de saída: out, Parâmetros default e opcionais, Parâmetros nomeados, Method references).
  • Construtores e destrutores
    • Construtor default.
    • Regras sobre construtores.
    • Construtores personalizados (com parâmetros).
    • Sobrecarga de construtores.
    • Destrutores.
  • Herança e polimorfismo
    • Herança de classes.
    • Acesso à superclasse com o operador base.
    • Polimorfismo.
    • Tipos de classes: Classes e membros abstratos.
    • Chamada a métodos polimórficos: Classe sealed; Classe estática.
  • Interfaces
    • Interfaces.
    • Valores default para membros de interfaces.
  • Genéricos
    • Classes genéricas.
    • Métodos genéricos.
    • Genéricos e herança: Sobrescrita de métodos genéricos; Subclasse genérica.
    • Interfaces genéricas.
    • Restrições ao uso dos genéricos: Tabela de restrições.
    • Covariância e contravariância: Covariância; Contravariância.
  • Coleções
    • Arrays: Construção e instanciação de arrays; Passando um array como parâmetro.
    • Coleções: Diferenças entre coleções e arrays.
    • A classe ArrayList.
    • A classe Stack.
    • A classe Queue.
    • A classe Hashtable.
    • A classe List: Inicializadores de List.
    • As classes HashSet e SortedSet.
    • A interface IEnumerable: A palavra reservada yield.
  • Tratamento de exceções
    • Tipos de erros: Erro de lógica; Erro de compilação; Erro de execução.
    • O bloco try ... catch.
    • A classe Exception e suas subclasses: Propriedades da classe Exception.
    • O comando throw.
    • O bloco finally.
    • O bloco using: A interface IDisposable.
  • Delegates e expressões lambda
    • Declaração de delegates: Vinculando o delegate com o operador new; Vinculando o delegate com o operador +=.
    • Expressões lambda.
    • Delegates genéricos.
    • Delegates predefinidos no framework.
  • Programação assíncrona
    • Criação de tarefas ? Classe Task.
    • Aguardando pelo término de uma tarefa.
    • Valor de retorno de uma Task.
    • Operações assíncronas: async e await.
  • Arquivos
    • A classe File: Lendo dados de arquivos (Método ReadAllText, Método ReadAllLines, Método ReadAllBytes); Escrevendo dados em arquivos (Método WriteAllText, Método WriteAllLines, Método WriteAllBytes, Método AppendAllText, AppendAllLines).
    • Métodos adicionais.
    • A classe Directory: Método CreateDirectory; Método Delete; Método Exists; Método GetDirectories; Método GetFiles.
    • Streams: Manipulação de Streams; A classe StreamReader; A classe StreamWriter; A classe BinaryReader; A classe BinaryWriter.
  • Acesso a dados com ADO.NET e Dapper
    • Providers.
    • Principais classes de acesso a dados.
    • Definindo uma conexão com SQL Server.
    • Manipulação de dados com Dapper: O que é o Dapper; Executando instruções no banco de dados com Dapper; Incluindo registros; Listando registros; Alterando Registros; Removendo Registros.
    • Trabalhando com ViewModel.
    • Dapper Contrib.

Pré-requisitos

Para o melhor aproveitamento do curso Programando com C#, é imprescindível ter participado do curso de Introdução à Lógica de Programação, ou possuir conhecimentos equivalentes. Conhecimentos de alguma linguagem de programação são desejáveis para ajudar no desempenho durante o curso.

Certificação Impacta

Um dos títulos mais respeitados do país, atesta a qualidade e os conhecimentos de profissionais especializados nas mais variadas áreas de TI, Gestão e Design. Ao concluir o curso, você tem 90 dias a contar da data de término do curso para agendar seu exame.
Saiba mais sobre a certificação Impacta

Próximas turmas

Data e horário
Preços e descontos
Nenhuma turma no momento

O que os alunos dizem sobre a Impacta

Ver mais depoimentos