faceboook

Técnico em Eletrônica: por que fazer o curso em 2023?

Leia o artigo e entenda como curso Técnico em Eletrônica te ajudará a apender mais sobre os princípios básicos de eletricidade e componentes!

Autor: Redação Impacta

Fazer um curso técnico em eletrônica pode ser extremamente benéfico. Além de ensinar  como montar, manter e reparar equipamentos eletrônicos, também proporciona novas habilidades que podem ajudar o estudante a iniciar ou expandir seu próprio negócio.

Você aprenderá mais sobre os princípios básicos de eletricidade, componentes e tecnologias. Isso te ajudará a entender e analisar os circuitos e determinar problemas, além de projetar circuitos eletrônicos de alto desempenho. 

Continue a leitura a seguir e saiba mais sobre as vantagens de investir em conhecimentos eletrônicos e se profissionalizar na área!

Como surgiu a Eletrônica?

A Eletrônica, como o próprio nome sugere, é amplamente voltada para à eletricidade. Isso significa que é uma das formas mais modernas da tecnologia. A sua história remonta ao século XVII.

O físico inglês William Gilbert, foi um dos primeiros pioneiros no campo e mais tarde seria considerado o ‘pai da engenharia elétrica’.

O estudo da eletricidade continuou ao longo dos anos e se intensificou no século XIX. Francis Ronalds, possivelmente o primeiro engenheiro elétrico do mundo, contribuiu enormemente para o campo ao inventar o primeiro sistema de telégrafo elétrico em 1816.

Figuras como Thomas Edison, Nikola Tesla e Mikhail Dolivo-Dobrovolsky também tiveram impacto e, no século XX, o mundo foi transformado por invenções como cabos submarinos, linhas terrestres e telegrafia sem fio.

Essa incrível mudança também levou ao nascimento da Eletrônica, que surgiu na indústria do telégrafo e, posteriormente, em tecnologias como o radar e a televisão.

A Engenharia Eletrônica se concentra no design de circuitos e dispositivos eletrônicos e é uma parte importante da computação, robótica e telecomunicações.

Leia também: Conheça 5 benefícios de escolher um curso técnico

Por que fazer o curso Técnico em Eletrônica?

Um diploma neste campo lhe dará uma visão fascinante de como os dispositivos elétricos e a tecnologia funcionam. Não é difícil ver como, em um futuro que provavelmente será repleto de novas tecnologias elétricas, essa pode ser uma formação incrivelmente valiosa.

O curso fornecerá a você um forte conhecimento técnico em várias áreas, que podem incluir: 

  • eletrônica; 
  • processamento de sinais;
  • engenharia de energia; 
  • mecatrônica; 
  • gerenciamento de engenharia. 

Com o aprendizado teórico, normalmente haverá muito aprendizado prático para garantir que você esteja preparado para o trabalho quando se formar.

Com um diploma em Eletrônica, você terá muitas opções de carreira. O que você escolhe depende do que mais lhe interessa.

Você pode considerar trabalhar em aeroespacial, telecomunicações, robótica, radiodifusão, engenharia de computação, engenharia nuclear ou análise de sistemas.

Independentemente da indústria que você escolher trabalhar, você poderá ganhar um bom salário, especialmente se você se tornar um técnico certificado.

Os profissionais da área estão sempre em evidência no mundo moderno e, por isso, é muito provável que haja muitas oportunidades de emprego quando você se formar.

Você também terá um futuro empolgante pela frente, com novos sistemas eletrônicos sendo constantemente desenvolvidos e tecnologias como robôs e smartphones cada vez mais avançados. Você pode até acabar trabalhando em projetos relacionados a voos e exploração espacial!

Onde estudar Eletrônica?

Se você estiver interessado em ingressar na área, a Faculdade Impacta tem em sua grade o curso Técnico em Eletrônica que habilita o aluno para ser um profissional completo no mercado de trabalho. 

Você receberá certificação modular a partir do primeiro semestre. Assim, terá qualificações profissionais antes do término do curso! Clique aqui e saiba mais!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!