faceboook

Sucesso profissional: descubra agora se você está no caminho certo

Desde antes de começar a faculdade, existe algo que praticamente toda pessoa deseja: alcançar o sucesso profissional. Quando a graduação termina, essa (...)

Autor: Rogério Ramalho

Desde antes de começar a faculdade, existe algo que praticamente toda pessoa deseja: alcançar o sucesso profissional. Quando a graduação termina, essa vontade fica ainda maior, pois geralmente há muita coisa em jogo, como a ansiedade de conseguir um bom emprego, ganhar experiência, se desenvolver na carreira e assim por diante. Mas como conseguir tudo isso?
Para trilhar um caminho repleto de conquistas, é bom saber que atingir o sucesso profissional não é uma tarefa fácil: exige muito cuidado, dedicação e força de vontade. Porém, é imensamente gratificante perceber que você está no rumo certo, colhendo frutos da profissão em que é reconhecido no mercado e, claro, que deixa você feliz e satisfeito acima de tudo!
Se tudo isso está nas primeiras linhas do seu checklist de prioridades na carreira, já é um ótimo começo. Para o resto, não deixe de conferir este post cheio de dicas!

Aprenda com os erros

Você é o tipo de pessoa que procura um culpado a cada tropeço na profissão ou é daquelas que vai a fundo no problema e tenta entender o que houve? Esse tipo de questionamento é muito importante para mostrar o quão certo está o caminho que você quer seguir na carreira! Quanto mais disposto a aprender com seus erros, melhor.
O crescimento e sucesso profissional são adquiridos a cada dia de trabalho. Isso vale até mesmo nos momentos mais difíceis e que normalmente você pode tropeçar. O ideal sempre é buscar entender o que aconteceu, no que tem que melhorar, como pode chegar até lá e se você acredita que pode se sair bem caso aconteça algo parecido novamente.
Aliás, é interessante fazer anotações de situações em que você errou na profissão e verificar sempre que possível se as mesmas falhas continuam aparecendo. Assim, você tem uma percepção melhor de que realmente vem aprendendo com os erros cometidos.

Saiba trabalhar em equipe

Uma característica que ajuda bastante no crescimento e sucesso profissional é saber trabalhar com outras pessoas, formando uma equipe harmônica. Isso demonstra que você consegue entender e equilibrar tarefas que devem ser feitas em conjunto — sem contar que também pode ser um aliado com quem seus colegas podem contar quando há alguma situação desafiadora a ser resolvida.
Vale lembrar que muitas empresas realizam projetos em que vários profissionais precisam desempenhar juntos tarefas complexas. Para que o resultado seja positivo, é preciso lidar com essa situação de forma madura. Além de ajudar no crescimento da organização, você tem a oportunidade de desenvolver aptidões como a liderança — importante para quem deseja cargos de gestão, por exemplo.

Seja uma pessoa positiva

Responda rápido: quando você tem que enfrentar problemas ou algum tipo de crise no trabalho, tem uma posição mais otimista ou enxerga tudo com negatividade? O sucesso profissional é mais garantido quando a positividade está sempre com você, não importa a situação a enfrentar.
Inclusive, com certeza você já deve ter escutado alguém dizer algo do tipo: sempre veja o lado positivo dos momentos negativos. Sim, isso faz todo sentido e pode ser aplicado no ambiente de trabalho. Um exemplo: o cliente pediu de última hora alguns ajustes no sistema da empresa. O que fazer? Perceber que, mesmo contra o tempo, você tem chances de se superar!
E isso vale para muito mais situações. Perdeu aquela promoção? Talvez seja porque você não estava pronto o suficiente. Haja com humildade, peça um bom feedback ao seu gestor e verifique de que forma pode melhorar para ter mais chances no futuro.

Arrisque mais na profissão

Quando falamos em se arriscar é no sentido de apostar mais em você mesmo, dar mais opiniões em projetos, apresentar ideias inovadoras e procurar se manter conectado com as tendências. Tudo isso ajuda qualquer profissional, porém de forma pensada e bem-estruturada.
Sabe aquela vaga que vai exigir demais de você, mas que é possível lidar com sabedoria? É um ótimo momento para arriscar no seu próprio crescimento, acreditar na sua experiência e mostrar todo o potencial e capacidade de trazer soluções para a empresa. Esse tipo de comportamento reforça que você é um profissional dinâmico.
Anote aí: as empresas almejam encontrar profissionais que estão dispostos a arriscar mais em ideias, pensamentos e no desenvolvimento de produtos ou serviços de qualidade para o mercado. As startups são um bom exemplo disso — ou seja, um tipo de negócio que não tem problema de correr riscos para atender às necessidades dos clientes.

Busque sempre por capacitação

É preciso ter em mente a regra de que com estudo se vai longe. O sucesso profissional é construído naturalmente com muito estudo, conhecimento, troca de experiências e aprendizado. Não à toa, muitos profissionais hoje procuram por pós-graduação — seja um MBA, algum curso de especialização ou mestrado e doutorado.
Nessa lista de capacitação, é preciso abrir um espaço também para o aprendizado de idiomas. Isso mesmo, até porque é cada vez mais comum as empresas exigirem o conhecimento do Inglês, por exemplo, com nível intermediário ao avançado. Vai perder uma vaga incrível porque não sabe falar ou escrever na língua dos negócios?
Dá para investir em cursos bem interessantes, principalmente aqueles que acontecem no exterior. Muitas faculdades oferecem aulas no idioma local para o estudante pegar fluência e, depois de alguns meses, é possível começar uma pós ou curso livre dentro da profissão. A experiência é enriquecedora — e é capaz de você voltar (ou não) para o Brasil e conseguir uma vaga de ouro por conta desse investimento.
E então, conseguiu perceber se você está no caminho certo para o seu sucesso profissional? Lembre-se de que nunca é tarde para apostar na sua carreira, nos seus objetivos e em como fazer para alcançar os melhores resultados. O fundamental é estar disposto e ser paciente para ir passo a passo seguindo na profissão. Pode não ser fácil, mas é gratificante notar as próprias conquistas com o tempo. Preparado para um futuro brilhante?
Aproveite a sua visita ao blog, assine a nossa newsletter e receba sempre em primeira mão conteúdos como este!

4 Comentários

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!