Saiba mais sobre o curso de Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação é uma das áreas mais importantes para empresas modernas. Mas o que se aprende no curso? Descubra aqui!

Autor: Rogério Ramalho

Quando chega o momento de decidir qual carreira seguir, é importante levar em consideração suas habilidades e preferências. Por isso, se você é uma pessoa que se identifica com tecnologia e quer direcionar seu futuro profissional para uma área inovadora, conheça mais sobre o curso de gestão da tecnologia da informação.

A primeira coisa que você precisa saber é que essa é uma área que abre muitas portas no mercado de trabalho. Com esse curso, além de ganhar conhecimento e aptidões em tecnologia, você sai da faculdade capacitado e atualizado para enfrentar a era tecnológica que estamos vivendo.

Então, se você procura as informações mais atuais sobre cursos na área de tecnologia da informação, leia este texto até o final e descubra porque o mercado procura profissionais capacitados para alinhar a tecnologia às estratégias das empresas.

O que o mercado de trabalho procura?

Antes de mais nada, tenha em mente que essa é uma carreira promissora. Isso porque a tecnologia está presente em praticamente todas as organizações. As empresas, atualmente, precisam gerenciar cada vez mais os recursos tecnológicos para serem competitivas e o profissional de TI é o mais bem preparado para essa ação.

Então, o mercado de trabalho está atrás de profissionais qualificados e habilitados para cuidar de sistemas, das infraestruturas tecnológicas e dos serviços de responsabilidade dos profissionais de tecnologia da informação.

Como é a gestão de tecnologia da informação nas empresas?

Essa demanda do mercado se explica basicamente pelo fato da informação ser um dos principais pontos de sucesso das instituições. As organizações são formadas por atividades que demandam fluxo contínuo de informações. Assim, é preciso ter uma equipe qualificada para tomar decisões.

Nessa direção, as tecnologias da informação têm papel fundamental no desenvolvimento dos processos de gestão. É por meio delas que são coletados, armazenados e relacionados os dados que, posteriormente, são transformados em informações. Tudo isso de forma rápida e significativa para os negócios.

Onde o profissional da área pode atuar?

Ao se formar no curso de Gestão da Tecnologia da Informação, o aluno pode atuar com planejamento e gestão dos recursos tecnológicos em empresas de diversos segmentos.

As funções desempenhadas por esse profissional se encaixam em cargos de gestão de serviços em TI, engenharia de software, governança e gerenciamento de projetos de TI, por exemplo.

Ele pode ser responsável por:

  • planejamento, direcionamento e controle de atividades relacionadas à tecnologia da informação e comunicação;
  • adequação de infraestrutura tecnológica para executar de forma bem-sucedida os processos dos negócios;
  • acompanhamento da evolução da área, levando para o mercado ideias inovadoras e transformadoras;
  • utilização de modelos e práticas de gerenciamento de serviços e projetos de tecnologia da informação e comunicação;
  • implantação de normas e políticas para a segurança da informação.

Quanto ganha um gestor de tecnologia da informação?

Os profissionais de TI não contam com um conselho que ajuda a regulamentar a área. Entretanto, as ofertas do mercado são reguladas de acordo com a necessidade das organizações de manterem seus parques tecnológicos atualizados.

Por isso, os salários dos profissionais de gestão da tecnologia da informação são basicamente alinhados ao mercado, e costumam variar entre R$ 3,5 mil e R$ 12 mil. Os cargos vão desde analistas à gerentes de projetos.

Lembrando que o aperfeiçoamento contínuo por meio da realização de cursos de especialização permite a ampliação da faixa salarial. Além disso, a busca por novos conhecimentos tende a ajudar o crescimento em qualquer carreira, trazendo novos desafios para a vida profissional.

Como aprender a gerir TI?

Fazer um curso de graduação em Gestão da Tecnologia da Informação é a melhor forma de se capacitar adequadamente.

Ao finalizar esse curso, o profissional estará apto a criar soluções para os problemas tecnológicos das organizações. Uma das funções que podem ser desempenhadas, por exemplo, é a administração de infraestrutura física e lógica de ambientes informatizados.

O curso oferece técnicas precisas para executar sistemas informatizados de forma segura para as organizações. A ação ocorre por meio do gerenciamento de recursos de tecnologia, como os softwares, as redes de computadores, os bancos de dados e as ferramentas para segurança da informação.

Além do gerenciamento estratégico da informação, o curso disponibiliza outros aprendizados importantes, como a capacidade de fazer a gestão de pessoas, de elaborar planos de negócios sobre TI e de gerenciar projetos na área.

Os alunos aprendem a utilizar as principais metodologias, ferramentas, políticas e procedimentos relacionados à gestão da TI.

Quais os conhecimentos adquiridos com o curso?

A matriz curricular oferecida em algumas faculdades possibilita formar profissionais aptos a gerenciar, planejar, organizar e usar de forma segura as informações e as tecnologias. Tudo isso ao longo quatro semestres letivos.

Na oportunidade, o estudante vai estudar:

  • comunicação e expressão;
  • banco de dados;
  • introdução à internet das coisas;
  • linguagem e lógica de programação;
  • matemática aplicada;
  • ambiente de desenvolvimento e operações;
  • análise exploratória de dados;
  • sistemas integrados de gestão;
  • engenharia de software;
  • gestão estratégica de pessoas;
  • gestão de projetos;
  • análise de viabilidade de projetos;
  • modelagem de processos de negócio;
  • inteligência de negócios;
  • qualidade de software;
  • legislação e ética;
  • gestão estratégica de TI;
  • gestão de infraestrutura de TI;
  • gestão da segurança de informação;
  • gestão da qualidade;
  • governança de TI.

Como dar continuidade à educação na área?

Estudar Gestão da Tecnologia da Informação é importante tanto para quem quer iniciar uma carreira na área, como para quem busca por uma promoção. Além do curso de graduação nessa área, você pode buscar também por uma pós-graduação ou MBA.

A Faculdade Impacta oferece cursos com qualidade de ensino e metodologia diferenciada auxiliada com tecnologia de ponta. Além de ótima localização e bom custo-benefício, é uma instituição com know-how de mais de 15 anos, com 98% dos alunos entrando no mercado após os cursos.

Ficou interessado nas nossas propostas sobre gestão da tecnologia da informação? Entre em contato com a Faculdade Impacta e venha conhecer tudo isso de perto!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!