Recolocação profissional: quando é o momento certo de se posicionar?

Está pensando em mudar de área? Quer seguir o seu sonho profissional? Veja aqui as dicas para garantia a sua Recolocação Profissional com planejamento (...)

Autor: Jéssica Lima

Encontrar maneiras de se diferenciar da concorrência para conquistar oportunidades únicas de emprego ou mesmo dar sequência ao seu plano de carreira na mesma empresa nunca foi tão importante quanto agora. Afinal, a transformação digital fez com que as organizações aumentassem as exigências na contratação e na promoção de colaboradores.
Pensando nisso, você sabe quando é a hora certa de procurar a recolocação profissional? A verdade é que não existe uma receita de bolo para essa situação, principalmente devido às peculiaridades de cada caso e aos fatores envolvidos nessa decisão.
Apesar de não existir uma resposta exata, é possível identificar indícios do momento mais propício para que você realize essa mudança. Para ajudá-lo nessa missão, preparamos esse artigo sobre o assunto, em que também destacamos alguns fatores que podem deixar você mais próximo do sucesso profissional. Confira!

Como a recolocação profissional deve ser vista?

Um erro muito comum quando falamos em recolocação profissional é relacionar esse conceito ao desemprego. Tudo bem que, quando se encontra nessa situação, o profissional está mais atento às novas oportunidades de emprego. Porém, essa busca não deve se limitar a esse momento tão complicado.
Almejar novos desafios mesmo com um emprego estável é um exercício muito positivo para a sua motivação pessoal — e, consequentemente, para o seu atual momento na carreira. Afinal, você vai se sentir incentivado a demonstrar mais produtividade e comprometimento para que o seu trabalho seja, de fato, reconhecido.
Caso você queira aumentar o seu salário, ser promovido, ter um melhor direcionamento de carreira ou mesmo gerenciar a sua própria equipe de projetos, a recolocação profissional é um processo que deve estar no seu planejamento.
É importante não se acomodar e buscar constantemente por novas oportunidades de crescimento na carreira. Para isso, dê o seu melhor na função em que atua e procure outras maneiras de ganhar reconhecimento. Nesse cenário, uma pós-graduação pode ajudá-lo a se tornar um profissional ainda mais capacitado.

Qual é o momento ideal para uma mudança?

Para saber qual é o momento ideal para uma mudança em sua carreira, alguns fatores devem ser levados em consideração. Listamos três situações muito comuns que sugerem a recolocação profissional como melhor caminho. Confira!

Busca novas oportunidades na carreira

Acredita que já fez o que precisava ser feito na rotina de seu cargo e se sente estagnado por isso? Então é a hora de buscar novas oportunidades na carreira. Pode ser na mesma empresa ou em outra companhia: o importante é encontrar uma função que proporcione motivação para superar novos desafios.
Não por acaso, estudos mostram que 50% dos funcionários que almejam a recolocação no mercado de trabalho estão em busca de novas perspectivas, desafios e crescimento. Ou seja, metade dos respondentes busca crescer na carreira e desenvolver novos projetos e trabalhos. Além disso, dessa porcentagem, 41% não acreditam em oportunidades de crescimento na atual empresa.

Não está satisfeito com a empresa atual

Muitos fatores podem contribuir para a insatisfação de um profissional, que vão desde a má remuneração até o ambiente e as condições de trabalho desfavoráveis. Portanto, se você não se sente feliz na maior parte do tempo, esse é um forte indicativo de que chegou a hora de buscar a recolocação profissional.
Problemas com o chefe e salários incompatíveis com o mercado e as especificidades do cargo são outras causas comuns da procura por um novo emprego.

Sente que precisa atualizar suas habilidades técnicas

Está exercendo uma função que já não requer novas habilidades técnicas? Percebe que o mercado está se atualizando e você está ficando para trás? Então, é hora de mudar de emprego ou cargo para estar diante de desafios constantes e motivadores.

Como buscar novas oportunidades no mercado?

No Brasil, 56% dos profissionais com carteira assinada estão insatisfeitos em suas funções atuais, de acordo com a pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva. Isso quer dizer que parte significativa dos trabalhadores brasileiros quer uma oportunidade diferente de emprego — isso sem contar os que já estão desempregados.
Com esses dados, percebemos o quanto a concorrência é grande. Nesse sentido, é preciso se capacitar para conseguir a tão sonhada recolocação profissional. Veja só as dicas que preparamos para você!

Autoconhecimento

O primeiro passo para o sucesso é conhecer o seu perfil profissional. Para isso, faça uma avaliação de toda a sua carreira até aqui, identificando os pontos positivos e negativos. Assim, você consegue ter uma noção real de quais cargos, funções ou mesmo área de atuação pode, de fato, seguir.

Traçar um plano de ação

Continuar por quanto tempo no trabalho atual? Sair direto para outro emprego ou tirar um tempo para descansar e se planejar com calma? Quando começar a enviar o seu currículo para as empresas? Quanto pretende ganhar e o que quer fazer no seu dia a dia?
Essas perguntas são importantes para montar um planejamento estratégico com as próximas ações a serem seguidas.

Entender o que as empresas buscam

Também é fundamental compreender quais os tipos de profissionais que as empresas estão buscando. Atender às exigências e demandas dos contratantes é um passo essencial para conseguir uma nova oportunidade no mercado.
Pense o seguinte: para realizar a função que você almeja, é preciso qual tipo de conhecimento? Quais ferramentas você deve dominar? Faça uma lista e corra atrás do que falta para se tornar um profissional ainda melhor.

Buscar maior qualificação

Ao traçar todo esse planejamento, é hora de buscar a qualificação profissional e encontrar maneiras de ser mais produtivo e eficiente no trabalho. Portanto, busque cursos de especialização que possam ser úteis para a nova função que você quer realizar. Os cursos livres também são opções úteis para o seu desenvolvimento profissional.
Como foi possível perceber, é preciso ter muita cautela e preparação antes de seguir adiante com a recolocação profissional. Por isso, tenha a certeza de que a mudança de emprego, cargo ou função seja feita da maneira adequada e que você não vai se arrepender no futuro.
Agora que você já entendeu como a recolocação profissional deve ser feita e quais cuidados são necessários, que tal conferir outro conteúdo que pode ajudar você a se tornar um profissional de sucesso? Saiba como realizar o desenvolvimento de carreira e, assim, crescer no mercado de trabalho!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!