Quer conseguir seu primeiro emprego? Vamos te ajudar!

Tem algo mais compensador do que conseguir o primeiro emprego na área que você deseja? Pois é! Muitas vezes, isso só é possível graças a uma dedicação (...)

Autor: Rogério Ramalho

Tem algo mais compensador do que conseguir o primeiro emprego na área que você deseja? Pois é! Muitas vezes, isso só é possível graças a uma dedicação constante e a um bom planejamento. Vale dizer ainda que escolher a faculdade certa e ingressar no curso que tem a ver com você também contam bastante, viu?
Mesmo sendo um passo desafiador para muitos jovens, entrar no mercado de trabalho depende muito de estar preparado para novas experiências. A carreira digital, por exemplo, é uma excelente opção a seguir, pois apresenta várias opções de cursos e as possibilidades de trabalho também são muito interessantes. Ou seja, vale a pena pensar a respeito!
E, para ajudar nessa caminhada, separamos algumas dicas incríveis que podem fazer a diferença nesse processo. Confira abaixo e boa sorte!

Quais características o profissional precisa ter?

Já que estamos falando da área digital, é importante ficar atento ao perfil mais procurado pelos empregadores. Lembre-se de que você precisa estar em nível de competitividade e, para isso, ter algumas características é essencial. Uma delas é a criatividade — algo que também é procurado em outras áreas e segmentos.
Ser criativo é uma exigência porque, com o avanço das novas tecnologias, ajuda a desenvolver ideias diferentes e realmente úteis, que envolvem o público e atraem clientes e parceiros. Mas, indo além, ser versátil, flexível e comunicativo também são pontos positivos e que podem contar na hora de encontrar seu primeiro emprego.
Pensando por outro lado, a destreza digital é um traço que você precisa ter. Não se esqueça de que, ao escolher uma carreira voltada para a tecnologia, é fundamental que você tenha facilidade com o tema e entenda ao menos um pouco sobre esse universo. Mesmo sem experiência, ter algum conhecimento sempre é bom na busca por uma oportunidade.
Sem contar que, se o recrutador perceber esse perfil em você, existe uma boa chance de se sobressair entre os outros concorrentes e garantir a sua vaga!

E as áreas de atuação?

Como dissemos, a carreira digital tem suas vantagens, principalmente quanto às inúmeras áreas de atuação para os profissionais. Só para ter uma ideia, as empresas estão cada vez mais de olho em pessoas que têm total domínio de tecnologia, pois já entenderam que esse fator é muito importante para o crescimento das marcas e o relacionamento com clientes.
Com isso em mente, atuar com produção de conteúdo para web, por exemplo, é uma das opções mais bacanas a seguir. Você poderá encontrar seu primeiro emprego de um jeito interessante e bem dinâmico, que ajudará inclusive no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Mas não para por aí!
As áreas de multimídia e audiovisual são outras que não param de crescer. E isso é bem bacana de ressaltar, pois vivemos em uma era altamente conectada e que consome todo tipo de mídia. Indo além, os youtubers são um grande exemplo desse tipo de comportamento e eles têm encontrado boas entradas para trabalhos, você já notou?
Tem ainda o freelancer de texto, o gestor de redes sociais e outros cargos em áreas mais complexas, como os cientistas de dados — todos elas com uma gama enorme de possibilidades e riqueza de conhecimento e habilidades. Em cada uma, você pode se sobressair no primeiro emprego e continuar crescendo e se capacitando sempre que possível.

Como direcionar a busca pelo primeiro emprego?

Diante de tantas opções, é possível sentir-se um tanto perdido na procura pela oportunidade certa. Então, é aí mais do que nunca, que você precisa manter o foco e selecionar aquilo que mais o agrada, além de ser algo que acredite ser uma ótima carreira para toda a sua vida. É claro que mudanças podem acontecer, mas nesse primeiro momento é preciso ter um objetivo!
Nesse processo, tome cuidado com a ansiedade. O ideal é saber controlar isso o máximo possível. Muitas vezes, a ansiedade é causadora de mal-estar e ainda pode prejudicar enquanto você estiver aguardando a resposta de recrutadores. Ainda têm os casos em que ela pode até mesmo atrapalhar uma entrevista, causando nervosismo ou insegurança.
Para que isso não aconteça, acredite no seu potencial, no conhecimento que tem sobre a área, além de fazer uma boa pesquisa sobre a empresa antes de se encontrar com o recrutador ou seu futuro chefe. Isso é, inclusive, um detalhe que faz toda a diferença e é muito positivo para se destacar e chamar a atenção durante a seleção. Lembre-se sempre disso!

Qual o melhor: estágio ou emprego em horário integral?

Isso depende muito de você. Muitos estudantes optam por iniciar um estágio e ir moldando suas habilidades no decorrer do curso de graduação. Mas também tem outras pessoas que acreditam que um emprego fixo pode oferecer outras vantagens, como estabilidade.
O que vale aqui é que seu primeiro emprego seja escolhido com o intuito de entrar no mercado de trabalho. E tanto com um estágio quanto com uma vaga fixa isso é possível! A diferença fica por conta da experiência e cobrança, mas isso pode ser tirado de letra com muita dedicação, força de vontade e interesse da sua parte, não é mesmo?
Se tiver alguma dificuldade nessa escolha, talvez seja bom trocar algumas informações com colegas de classe e professores. Eles certamente terão bons pontos de vista que podem ajudar a tomar a decisão correta e orientar da melhor forma! Os professores, nesse caso, são excelentes para dar uma boa noção de como anda o mercado de trabalho.
Depois de todas essas dicas, ficou mais tranquilo entender como você pode encontrar seu primeiro emprego? É bom frisar que a área digital e de tecnologia são as que mais crescem no mercado e há grandes chances de ter sucesso no segmento.
Recomendamos ainda fazer uma pós-graduação após a faculdade, pois quanto mais conhecimento e habilidades você tiver, mais oportunidades incríveis de trabalho vai encontrar! Invista em si mesmo, sempre!
Gostou? Então, aproveite e compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude outros jovens a trilharem o caminho e se inserirem no mercado de trabalho!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!