faceboook

Qual perfil profissional as grandes empresas procuram hoje?

Conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho é o desejo de muitos jovens. Mas é preciso conhecer de perto o perfil profissional mais procurado (...)

Autor: Rogério Ramalho

Conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho é o desejo de muitos jovens. Mas é preciso conhecer de perto o perfil profissional mais procurado pelas empresas para que você se prepare bem e saiba que está no caminho certo. Afinal, para traçar uma carreira de sucesso, é necessário ficar atento a um comportamento exemplar!
O mais interessante é que esse perfil profissional vem mudando nos últimos anos. Antes, por exemplo, bastava que a pessoa tivesse um diploma em mãos e demonstrasse comprometimento que as chances de encontrar o emprego certo eram altas. Hoje isso é diferente; além dessas características, é preciso muito mais, além de uma entrega maior.
Pensando em ajudar você a entender quais são esses pontos exigidos atualmente pelas empresas, listamos algumas dicas de perfil para ficar atento. Vamos lá!

Ser comunicativo

Que tal causar uma ótima impressão ainda durante a entrevista de emprego? Ser comunicativo é, sem dúvidas, uma das características mais procuradas pelas empresas, viu?
Imagine que em um mundo cada vez mais conectado e praticamente sem fronteiras, não conseguir manter um diálogo aberto e de maneira leve pode pesar na contratação.
Por isso, quanto mais comunicativo, mais chances você tem de se destacar de outros profissionais. Mostrar empatia também faz parte, além de expressar-se bem e manter uma linha de raciocínio durante uma conversa, pois são pontos extras que podem fazer de você um profissional adequado para qualquer tipo de vaga.

Ter proatividade

Com a rapidez das demandas no ambiente das organizações, é normal que não haja muito tempo para sentar e reunir todos os colaboradores o tempo todo. Isso exige um perfil profissional proativo, ou seja, uma pessoa que toma decisões por conta própria, que pode tocar o trabalho sem problemas.
E ser proativo vai muito além, já que você pode criar soluções para desafios sem que alguém peça, demonstrando a sua vontade de contribuir para a empresa. Então, a dica é ficar de olho em oportunidades que precisam de respostas rápidas, e se manter disponível para desenvolver ideias inovadoras que possam ser aplicadas dentro dos projetos da empresa.

Ser estudioso

Sim! Estudar e estar em busca constante de aprendizado é válido em qualquer época da vida, ainda mais se você estiver começando a faculdade e está à procura de um emprego. Lembre-se de que alguém que lê bastante, troca informações com outros profissionais e que está sempre a par de assuntos novos ou em alta no mercado tem grandes chances entre as empresas.
Mantenha-se sempre com os estudos em dia. Isso engloba uma série de questões, como aprender idiomas diferentes (principalmente o inglês e o espanhol), fazer cursos livres que tenham a ver com a sua área de estudo, não faltar às aulas da faculdade e pensar em uma pós-graduação.

Mostrar-se criativo

Como você viu até agora, as empresas têm buscando um perfil profissional mais dinâmico e que consiga executar as tarefas de um jeito independente, certo? Pois é! E sabe o que ajuda bastante em tudo isso? Ser criativo! Quanto mais ideias bacanas você tiver, melhor para o seu desenvolvimento dentro das empresas.
Esse tipo de característica tem como pontos fortes o fato de deixar você com a mente mais livre, seja para encontrar novas soluções de um jeito muito mais fácil, seja para colocar em prática as ideias de uma forma totalmente diferente, mas eficaz e com ótimos resultados.
Para que você seja uma pessoa criativa, anote aí: a leitura e a troca de informações com outros profissionais ajudam bastante.

Ter espírito empreendedor

Andando lado a lado com a criatividade, o espírito empreendedor é a palavra da vez. Se o seu perfil profissional for identificado com essa característica, ponto positivo para você! Mas, o que significa ser empreendedor?
De forma resumida, quem carrega esse fator consigo é alguém em busca de inovações e métodos diferentes para encontrar soluções para a empresa onde atua.
Indo além, o empreendedorismo também destaca uma pessoa capaz de transformar ideias simples em algo totalmente único e que poderá trazer benefícios incríveis para a companhia. Sem contar que isso é um exemplo claro de que você quer o sucesso da empresa em que trabalha, pensando sempre em objetivos estratégicos, na visão e nos valores da organização.

Ser resiliente

Assim como na sua vida pessoal, no ambiente de trabalho existem muitos desafios e adversidades. Isso quer dizer que você precisa estar preparado para nunca perder o otimismo, mesmo quando o problema parece sem resposta ou difícil de resolver. Um profissional que consegue persistir em seus objetivos é alguém muito desejado pelas empresas.
Para que você saiba lidar com situações (ou pessoas) desafiadoras, é importante pensar que para tudo há uma forma de encontrar a melhor solução. Encare os desafios como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional. Sempre que achar que não vai conseguir, divida a pressão com um colega ou gestor, pedindo uma orientação — mas nunca se desespere.

Ter comprometimento

Como dissemos logo no início deste artigo, o comprometimento com resultados era algo muito buscado pelas empresas anos atrás. Isso não mudou. Aliás, ainda é uma característica do perfil profissional que chama atenção e pode fazer a diferença na hora da contratação. Lembre-se de que a concorrência no mercado de trabalho anda em alta.
Então, seja comprometido em realizar o melhor trabalho possível, em busca por resultados rápidos, eficazes e sem complicações. E se você conseguir engajar outros colegas a fazerem o mesmo, ainda pode desenvolver um espírito de liderança que contará bastante para uma futura promoção e, assim, ter um plano de carreira sólido e repleto de boas experiências.
Depois de conhecer um pouco mais sobre algumas das principais características do perfil profissional procurado hoje em dia, ficou mais claro para você como conseguir ser essa pessoa?
O mais importante é nunca se acomodar na sua posição dentro da empresa ou desistir em processos seletivos. Mesmo que pareça difícil, é preciso paciência e firmeza ao demonstrar que você é um profissional competente e capaz de executar seu trabalho.
Gostou? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para ajudar outros jovens que também estão passando pelo mesmo que você.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!