Plano de carreira: por que ele é importante para o seu destaque profissional?

Diploma na mão, currículo com algumas experiências, vontade e determinação: esses são, sem dúvidas, os primeiros passos para pensar em um plano de (...)

Autor: Rogério Ramalho

Diploma na mão, currículo com algumas experiências, vontade e determinação: esses são, sem dúvidas, os primeiros passos para pensar em um plano de carreira com grandes chances de sucesso profissional! E, caso você ainda não saiba a importância desse planejamento, é bom ter em mente que uma das principais vantagens é se destacar na área.
Vale dizer ainda que um plano de carreira bem estruturado pode ajudar você a enfrentar desafios dentro da profissão, principalmente quando se está em busca de cargos melhores. Outro benefício em apostar nessa estratégia é se organizar tanto em curto prazo quanto em longo prazo, tendo bem definido o que você pretende fazer na sua área e como chegar até lá. Bom, não é mesmo?
Agora, para ajudar você a montar um plano de carreira eficaz e que seja decisivo na sua trajetória profissional, listamos alguns passos importantes que podem ser seguidos. Confira a seguir!

Faça uma avaliação de objetivos

Para começar, o ideal é fazer uma ampla e profunda avaliação pessoal dos seus objetivos. Isso quer dizer, por exemplo, que você precisa entender claramente o que deseja da sua profissão e como pretende alcançar suas metas. Por isso, é bom focar em momentos mais próximos, como objetivos para este ano, e em situações futuras, como daqui a 5 anos ou mais.
Também é importante que você avalie se esses objetivos realmente têm a ver com possibilidades reais dentro de um plano de carreira. Por exemplo: será que eu posso pensar em conseguir um cargo com maior responsabilidade mesmo estando há pouco tempo em uma empresa? Será que é possível receber um aumento de salário sem ter tanta experiência?
São questionamentos como esses que podem ajudar você a ter a noção exata do que pode considerar como objetivo palpável e não alto demais. No entanto, fica aqui uma dica: não é porque alguns objetivos são maiores que você não pode colocá-los em sua lista. Para esses casos, é essencial ganhar mais habilidades, competências e ir melhorando ao longo do tempo.

Conheça seus pontos fortes

Você sabia que, geralmente, as pessoas conhecem mais suas falhas e pontos negativos do que as partes positivas e no que têm potencial? Pois é! Isso é algo que todos devem trabalhar, principalmente quando se trata de entrar no mercado de trabalho e ficar entre os profissionais com chances melhores de conseguir uma vaga interessante em empresas da área.
Por isso, é fundamental que você conheça seus pontos fortes, que podem ser vistos com a ajuda de uma autoanálise feita de tempos em tempos — ou, até mesmo, diariamente. São com esses pontos fortes em mãos que você terá mais facilidade para traçar um plano de carreira com opções incríveis de atuação e crescimento profissional.
Isso também será essencial para que você saiba o que pretende conseguir e de que forma suas características positivas podem contribuir na hora de se destacar de outros profissionais em busca de uma vaga, promoção ou melhores salários. Uma ótima dica é pontuar em uma lista o que você considera como seus pontos fortes.

Elabore estratégias com base em experiências

Que tal conversar com outros profissionais com experiência no mercado de trabalho? Ou, então, com alguns dos seus colegas de carreira sobre como eles têm se saído nas empresas em que estão? Essas informações podem ser um grande diferencial para você montar estratégias dentro do plano de carreira com base em situações reais.
Por exemplo: você tem um colega que trabalha na empresa X e, por lá, geralmente, os profissionais começam a ter novas oportunidades depois de 2 anos de casa. Já um outro colega mostra a você que em algumas organizações as possibilidades de aumento salarial vêm junto com novas habilidades, cursos e entregas de bons resultados.
Esses dados podem orientar o seu plano de carreira, de um modo que você realmente veja como o mercado se comporta e quando, mais ou menos, é possível pensar em mudanças interessantes e apostar bastante nesse tipo de estratégia. Assim, os seus objetivos serão realmente bem traçados e com definições mais concretas de realizações.

Verifique empresas que têm plano de carreira

Outro passo que fará você dar rumo ao crescimento na profissão é conferir de perto algumas empresas que apostam e estimulam seus colaboradores com opções de plano de carreira. Isso pode parecer óbvio, mas existem organizações que não têm programas nesse sentido e você pode entrar em um emprego que não seja exatamente o que você queria.
Para evitar esse tipo de problema e caminhar lado a lado com seus objetivos, procure conhecer mais algumas empresas que estão no seu radar. É possível pegar algumas informações sobre isso por e-mail, diretamente com a equipe de RH, ou com algum gestor de áreas que você poderia trabalhar.
Uma dica importante é fazer o questionamento sobre o plano de carreira e, ao mesmo tempo, demonstrar interesse pela empresa — por isso, a busca por informações sobre esse tipo de apoio aos profissionais da companhia. Assim, além de dar um passo importante para conseguir essas informações, você também passa a ser conhecido por potenciais recrutadores.

Tire o plano de carreira do papel

Com tudo em ordem e com as etapas definidas para o seu crescimento profissional, não hesite em começar para fazer valer a construção da sua trajetória na carreira. O ideal é que você coloque seu plano em ação, deixando os próximos passos sempre definidos e visíveis — você pode colocar lembretes perto do seu computador, em um quadro de objetivos etc.
Isso ajuda você a se manter sempre motivado e relembrar que tudo tem um propósito. Não se esqueça de que, para ganhar experiência e crescer na profissão, é preciso muita dedicação, interesse, força de vontade e paciência.
Agora você tem algumas dicas valiosas para criar um plano de carreira com foco no presente e no futuro e pode adequá-lo sempre que quiser ou precisar. Lembre-se de que uma trajetória profissional é repleta de surpresas, novas oportunidades e mudanças. Por isso, seja flexível nas formas de alcançar seus objetivos.
Essas dicas foram úteis para você? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e contribua para que outras pessoas organizem seus planos de carreira!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!