PDCA: o que é e como funciona essa abordagem?

O ciclo PDCA é uma metodologia muito usada por grandes empresas por facilitar a tomada de decisões estratégicas e a conquista das metas propostas. É (...)

Autor: Rogério Ramalho

Estamos vivendo em um cenário corporativo no qual as empresas estão, o tempo todo, competindo por um espaço no mercado. E quem conquista esse espaço são aqueles que estão sempre em busca de melhorias para os processos no trabalho e para suas equipes, aperfeiçoando sua maneira de gerenciar projetos.
É por isso que todo gerente precisa ter uma mente estratégica, focada em conseguir os melhores resultados possíveis em uma ação. Nesse contexto, muitos profissionais utilizam o método PDCA para ter controle do que precisa ser feito para alcançar determinado objetivo.
Você ainda não conhece o ciclo PDCA? Então, o momento é agora! A seguir, descubra o que é, como funciona, quais as etapas e como aplicar em seu negócio e em sua vida. Boa leitura!

O que é o ciclo PDCA?

O ciclo PDCA é uma metodologia muito usada por grandes empresas por facilitar a tomada de decisões estratégicas e a conquista das metas propostas. É o controle eficaz tanto dos processos realizados dentro de uma empresa quanto fora dela.

Como funciona?

Quem gerencia projetos tem uma grande responsabilidade em suas mãos. Acontece que, no gerenciamento de processos, é necessário ter controle de tudo: as etapas de um projeto, a mão de obra para que as coisas aconteçam, as máquinas e softwares usados, os métodos adotados, medidas que precisam ser tomadas ao longo dos processos, materiais que são utilizados, etc.
Todas essas coisas influenciam nos resultados obtidos ao final de um projeto. É por isso que muitas pessoas envolvidas com a gerência de algo precisam ser disciplinadas e organizadas, sempre agindo de forma planejada. O PDCA ajuda justamente nisso: a metodologia pode ser aplicada em qualquer ocasião, por qualquer pessoa, para que se tenha controle de tudo o que acontece.

Quais são os estágios do ciclo?

O ciclo é dividido em quatro estágios, já que a sigla PDCA significa, em inglês: plan, do, check, action (planejar, fazer, checar, agir).

Planejamento

O planejamento é essencial para qualquer estratégia empresarial, pois ele é o principal pilar para impedir que erros e equívocos aconteçam. É por esse motivo que o planejamento faz parte do ciclo PDCA, sendo o primeiro item dos quatro estágios. Se trata de mapear todos os objetivos e metas de um negócio, junto aos seus ideais (missão, visão e valores), para então conseguir traçar meios de atingir essas metas.

Execução

Depois de planejar, é hora de colocar em prática as estratégias traçadas. Para isso, é importante cumprir cada etapa que foi estabelecida no planejamento, como se fossem fases de um jogo e que você precisa passar por cada uma delas com calma e maestria.
Além disso, a etapa de execução é o momento de oferecer treinamento para os colaboradores e líderes da empresa, para que todos possam cumprir com qualidade o seu papel em cada ação necessária para alcançar o objetivo maior.

Checagem

Esse é o momento de parar e pensar se o ciclo está ocorrendo do jeito esperado ou se estão acontecendo falhas não previstas. A checagem nada mais é do que mensurar os resultados obtidos tanto ao longo do projeto quanto ao concluí-lo. Assim, é mais garantido que o ciclo ocorra como o esperado e, ao final, que melhorias sejam feitas para projetos futuros.

Ação

Claro que depois de checar as falhas do projeto é preciso agir para corrigi-las. Essa é a fase de ação, a última etapa, voltada para aperfeiçoar o projeto por meio de medidas corretivas. Também é considerada como uma etapa que está entre o começo e o fim, já que, com as ações de melhorias, todo o ciclo PDCA é corrigido para obter resultados melhores.

Como aplicar o PDCA em sua vida?

Como você já percebeu, o ciclo pode ser adotado para gerenciar qualquer tipo de projeto. Como a ideia é promover melhorias contínuas nos processos, consequentemente, desenvolvendo as habilidades profissionais das equipes envolvidas e aprimorando os próximos projetos, o ciclo pode ser usado tanto em projetos pequenos quanto nos maiores e mais complexos.
O PDCA também pode ser usado em qualquer negócio — pequeno, médio ou grande. E, se for o caso, até para gerenciar as metas da sua vida profissional. Esse método também pode ajudar você a concluir objetivos em seu plano de carreira.
O importante é sempre seguir todas as etapas do PDCA. Ao aplicar esse método em sua rotina, será necessário estar em constante análise de dados e resultados para poder concluir se o objetivo foi realmente alcançado como o desejado ou não.
Sem ter noção total dos resultados, não há como melhorar os processos. Além disso, você precisa ter em mente que existem dois tipos de gerenciamento de processos: o de rotina e o de melhorias.

Gerenciamento de rotina

O gerenciamento de rotina é, como o nome sugere, o método adotado para escolher um padrão nos processos que sempre se repetem em uma empresa e, com o tempo, melhorá-lo. Ter um padrão na rotina de trabalho é importante para que os processos tenham estabilidade e o resultado esperado seja alcançado.

Gerenciamento para melhorias

O gerenciamento para melhorias funciona no sentido contrário da rotina. A ideia é fugir de processos rotineiros e buscar por inovações em uma empresa, sempre fazendo modificações para implementar soluções melhores em cada etapa de um projeto.
Antes de começar a usar o seu ciclo PDCA, é importante definir em qual das duas situações se encaixa o seu trabalho, pois cada um desses gerenciamentos têm objetivos diferentes, que precisam estar claros em seu planejamento (primeira fase do ciclo).
Gostou de conhecer o ciclo PDCA? Esperamos ter ajudado você a colocar em prática esse método de gerenciamento. Não esqueça de realizar todas as etapas, certo? Afinal, cada uma delas precisa ser executada com o melhor que você e sua equipe têm a oferecer. Além disso, fique sempre de olho nas métricas. Assim, você garante muitas conquistas para a sua empresa!
Se tiver interesse em aprender mais sobre assuntos relacionados, curta a página da Faculdade Impacta no Facebook para ficar por dentro de conteúdos como este!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!