faceboook

Os 7 erros mais cometidos por profissionais de TI no Linkedin

Veja os erros mais cometidos pelos profissionais de TI no LinkedIn para você não repetir e ser visto pelas empresas.

Autor: Rodrigo Cipullo

O LinkedIn é a maior rede de profissionais do mundo! Com mais de 300 milhões de usuários conectados é a principal rede para profissionais de Tecnologia da Informação buscarem uma melhor colocação no mercado, gerar novos negócios, além de facilitar o networking e o acesso a novas tendências da área.

Entretanto, para gerar novos negócios e conquistar novas oportunidades nessa rede é preciso dedicar alguns minutos para criar corretamente e atualizar seu perfil.

Veja abaixo os principais erros mais comuns cometidos por profissionais de TI no LinkedIn:

1 – Falta do retrato no perfil

O principal e, por incrível que pareça, mais comum dos erros é um perfil sem foto. Segundo David Hults, executivo de carreiras do LinkedIn, as empresas e pessoas suspeitam de perfis sem foto.

Além disso, foque em seu rosto. Evite ao máximo belas paisagens ou  cores de fundo que distraiam as pessoas e fique atento na iluminação. Veja aqui como acertar na foto do seu perfil.

2 – Excesso de termos técnicos, siglas e abreviações

Nem todos os profissionais entendem os termos técnicos, siglas e abreviações dos profissionais de TI. Se estiver buscando uma recolocação no mercado ou uma melhor oportunidade procure detalhar e descrever o máximo possível sua experiência e conhecimento técnico. Na maioria das vezes, o primeiro contato vem através de um profissional de recrutamento e seleção – que em sua maioria não convive nesse meio.

Dica: peça para um amigo ou parente que não atua na área para ler ser perfil. Se ele entender, tudo ok! Caso contrário, procure reescrever de modo mais claro e atraente para todas as pessoas.

3 – Deixar as informações e atualizações de perfil privado.

Participar de vários projetos e ter um perfil constantemente atualizado e completo não adianta nada se deixar seu perfil no privado ou dividir suas informações apenas com as suas conexões. Seu perfil no LinkedIn tem sempre que estar disponíveis nas buscas dentro e fora da rede. Muitos recrutadores procuram informações de profissionais no Google, ou em outros buscadores, e o ideal é ele sempre chegar ao seu!

4 – Está em algum grupo? Interaja e participe!

Os grupos do Linkedin é seu principal meio para networking na rede neles é possível ter um grande engajamento com os profissionais da sua área de atuação ou especialidade, além de te aproximar de outros gestores e potenciais clientes. Então não seja só estatística, participe!

5 – Falta de recomendação

Se já ocupou algum cargo ou posição dentro de alguma organização o ideal é ter, ao mínimo, uma recomendação para cada posição na empresa, mesmo que tenha sido promovido ou realizado vários trabalhos e funções nela. Peça para um amigo ou profissional que atuou em algum projeto com você para redigir uma recomendação verdadeira sobre suas habilidades e competências.

Dica: se está buscando sua primeira oportunidade na área realizar ou participar de algum trabalho voluntário pode engrandecer e tornar seu perfil mais visível e atraente para os recrutadores.

6 – Usar a URL automática

Ter uma URL personalizada torna seu perfil bem mais fácil de ser encontrado e minimiza a chance de ser confundindo com um profissional com o mesmo nome ou sobrenome.

Para fazer isso basta ir até a opção editar < editar perfil < visualizar perfil como < gerenciar configurações de perfil público. Assim já é possível editar e criar sua URL personalizada.

7- NÃO MINTA!

Seja sincero e responsável nas informações do seu perfil. Um deslize nas suas habilidades pode acabar com todo seu esforço e destruir sua reputação na rede. Inglês avançado é inglês avançado, não adianta mentir e se dar mal na entrevista. Curso de férias ou workshop de poucos dias não é uma especialização, é um curso extracurricular. Auxiliar ou assistente não é analista. Se não tem uma habilidade importante para sua carreira, procure estudar ou aprender antes de atualizar seu perfil.

O Linkedin é uma excelente forma para gerar negócios e networking, siga as dicas acima e mantenha seu perfil sempre ativo e atualizado para maximizar suas oportunidades!

Siga a Impacta no LinkedIn e fique por dentro de notícias da sua área!

Busque sua qualificação para ser encontrado pelo mercado, aproveitando as condições especiais dos cursos da Impacta Tecnologia!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!