faceboook

L10N: Entenda o que é a Localização de Jogos – Impacta Game Hour

Localização de Jogos é um fator muito importante para a Internacionalização de um Game. Falamos sobre o assunto no Impacta Game Hour. Assista!

Autor: Redação Impacta

Não é de hoje que o mercado de jogos virtuais vem se tornando cada vez mais importante para a economia mundial, movimentando bilhões e atraindo ainda mais a atenção de jogadores e profissionais no mundo todo.

Mas foi com o crescimento da internet, no início dos anos 2000, que a indústria de games passou a se preocupar ainda mais com a necessidade de internacionalização, globalização e localização de jogos.

Afinal, com os altos investimentos na criação de um game era preciso garantir também o seu sucesso internacional e – para isso – traduzir e aproximar o jogo à cultura de cada país ou região era um dos principais caminhos.

Foi nessa época que a LISA –  Localization Industry Standards Association – órgão suíço especializado na tradução de software em vários idiomas naturais – definiu o modelo processual que é utilizado por diversos mercados, entre eles o de desenvolvimento de games:

  • Globalização (G11N)- tornar o produto global;
  • Internacionalização (I18N) – generalizar o produto para que ele possa ser localizado em qualquer cultura;
  • Localização (L10N) – adaptar o produto a uma determinada cultura;
  • Tradução (T9N) – converter as palavras de um idioma para outro.

Mas como fazer o processo de localização para tornar um jogo digital adaptado para outras cultura?

Para falar sobre o assunto, o Impacta Game Hour, que desde 2020 vem realizando encontros online com especialistas e convidados especiais do mercado de games, recebeu Flávia Souza!

Professora, intérprete e tradutora especializada na língua inglesa, Flávia é Mestranda em Tradução na Universidade de Coimbra, em Portugal, e apresentou a tese de mestrado sobre localização para jogos. Vamos assistir ao bate-papo?

L10N: Entenda a Localização de Jogos

Organizado pela Coordenação da Graduação Jogos Digitais da Faculdade Impacta, o evento proporciona o encontro e a troca de experiências entre profissionais do mercado de games com os alunos e interessados na área sobre diversos assuntos . Tudo no canal do YouTube da Impacta!

Quer saber mais sobre o mercado e a carreira de games?
Confira o Guia Desenvolvedor de games: como é o mercado no Brasil?

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!