faceboook

Facebook cria endereço de acesso via Tor

Facebook anuncia a criação de um endereço para acesso direto de usuários do navegador anônimo Tor, permitindo a navegação com facilidade e segurança.(...)

Autor: Bruno Saes

Na última sexta-feira, dia 31 de outubro, o Facebook anunciou a criação de um endereço para acesso direto de usuários do navegador anônimo Tor.

Agora, através do link https://facebookcorewwwi.onion/ (só abre através do navegador Tor) os usuários do Tor passam a acessar a rede social diretamente sem serem confundidas com botnets – com contas hackeadas – ou terem o acesso prejudicado.

A novidade representa um grande passo em busca de melhores métodos de segurança na internet e na questão da privacidade digital, tema que já representou diversas críticas ao próprio Facebook.

Porém, agora a rede social passou a ser o primeiro site com autoridade de certificação a lançar um endereço exclusivo dedicado ao navegador Tor, contribuindo para tornar a web um lugar mais seguro e com maior privacidade aos dados dos usuários.

Anonimato x Segurança no Facebook

Para permitir esse acesso, o Facebook teve que adaptar seus mecanismos de segurança para não penalizar quem acessa a rede social por meio do Tor e, ainda assim, manter seguros os outros usuários e ao próprio site.

Antes da criação desse endereço direto, os usuários reclamavam que a página não funcionava direito por meio do Tor.

O problema ocorria devido ao método do navegador de encaminhar conexões por vários computadores pelo mundo, com o intuito de preservar o anonimato do usuário.

A medida, porém, fazia com que o sistema de segurança da rede social interpretasse o acesso como não humano, e sim botnet, gerando casos como fontes erradas, anúncios que apareciam estranhamente ou até mesmo o bloqueio do acesso, sendo necessário posteriormente comprovar que realmente era o dono da conta.

Como o facebook não é uma rede anônima, mesmo através do link no Tor, o usuário terá de se cadastrar com uma identidade real, mas o uso pelo navegador ainda dificulta o funcionamento de sistemas de censura, para, por exemplo, saber qual serviço está sendo acessado ou a localização de cada acesso.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!