faceboook

Ensino a distância: quais são os prós e contras da modalidade?

Mesmo já bastante difundido no Brasil, o ensino a distância tende a gerar uma série de dúvidas nos estudantes. Veja vantagens e desvantagens!

Autor: Rogério Ramalho

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Quando o assunto é carreira, as decisões que devemos tomar não costumam ser fáceis, pois é a trajetória profissional que está em jogo. E não se trata apenas de escolher um curso superior ou de pós-graduação, bem como a instituição que o oferece.

É preciso decidir também a modalidade em que ele é ofertado. É nesse contexto que o ensino a distância figura como uma possibilidade a se considerar.

Mesmo sendo uma modalidade já bastante difundida no Brasil, o ensino a distância tende a gerar uma série de dúvidas nos futuros estudantes, principalmente, com relação às suas vantagens e desvantagens.

Por isso, neste post, vamos explicar o que é esse formato educacional, como ele funciona e quais os prós e os contras de não estudar presencialmente. Confira agora mesmo!

O que é o ensino a distância?

O ensino a distância é o resultado da combinação entre as inovações tecnológicas possibilitadas pelo aprimoramento dos recursos online com o desenvolvimento de metodologias educacionais.

Trata-se, assim, de uma modalidade de ensino que utiliza vários dispositivos computacionais e a internet para propiciar a aprendizagem de competências e habilidades a distância.

Assim, a principal característica do ensino a distância é que a maior parte das atividades relativas a um curso — técnico, de graduação ou pós-graduação — é realizada fora da sala de aula, em ambiente virtual.

Além disso, um curso feito a distância tem a mesma validade que um curso concluído em formato presencial — inclusive, a modalidade sequer aparece no diploma!

Como funciona essa modalidade?

Como dissemos agora mesmo, a maioria das atividades de um curso a distância — e não todas elas — é desenvolvida de maneira virtual.

Isso porque, em geral, as aulas teóricas e determinadas tarefas de verificação da aprendizagem ocorrem em plataformas online, enquanto provas e aulas práticas, quando é o caso, devem ser feitas em encontros presenciais junto aos professores.

A definição da carga horária estipulada para as tarefas presenciais é preestabelecida no Projeto Pedagógico de Curso, sendo sempre bem menor do que as atividades feitas a distância.

Normalmente, os conteúdos do curso são disponibilizados em uma plataforma online, que registra a frequência dos alunos por meio dos acessos e onde os estudantes postam os trabalhos que fizeram.

Quais os prós do ensino a distância?

Assim como a modalidade educacional oferecida presencialmente, o ensino a distância tem muitas vantagens, principalmente, quando algumas de suas características são comparadas a certas propriedades da modalidade tradicional.

A seguir, vamos mostrar três pontos muito positivos do ensino a distância.

Geração de economia financeira

Em geral, os cursos oferecidos na modalidade de ensino a distância são bem mais baratos do que os mesmos cursos ofertados de modo presencial.

Isso ocorre porque, no formato que utiliza recursos virtuais, a instituição educacional diminui os seus custos operacionais relativos à infraestrutura de salas de aula e energia elétrica, por exemplo, repassando a economia para as mensalidades dos alunos.

Além disso, os estudantes ainda fazem economia significativa com a locomoção, a alimentação e a compra de material didático.

Com a necessidade de deslocamento reduzida consideravelmente, os alunos não gastam com passagens de transporte público ou combustível, nem com lanches, favorecendo seu planejamento financeiro.

Como os materiais são disponibilizados online não precisam pagar por impressões e cópias, por exemplo.

Otimização do tempo

Tendo em vista que no ensino a distância o horário de desenvolvimento das atividades online não é fixo e há prazos de entrega de atividades agendadas com antecedência, os alunos podem organizar a sua rotina estudantil de acordo com a sua disponibilidade.

Isso é fundamental, especialmente, para o estudante que necessita articular estudos com trabalho.

Ganho de praticidade

Com a economia financeira que é gerada e o tempo devidamente otimizado, os alunos de cursos a distância ganham muito mais praticidade.

A possibilidade de estudar em casa ou em qualquer outro local escolhido pelo estudante permite que ele se organize tanto para cumprir as suas obrigações acadêmicas quanto para se dedicar às suas atividades de lazer e entretenimento.

Quais os contras do ensino a distância?

Ainda que traga vários benefícios, como os que foram listados no tópico anterior, o ensino a distância envolve certas características menos positivas, sobretudo, considerando a modalidade de ensino presencial.

Na sequência, vamos mostrar três desses aspectos.

Exigência de autonomia constante

A autonomia é uma característica muito importante para qualquer estudante, uma vez que ela possibilita o maior engajamento nos estudos e a gestão adequada das tarefas que devem ser cumpridas.

No caso do ensino a distância, a autonomia tem ainda mais relevância, já que os alunos que entram na faculdade por meio dessa modalidade não podem contar com a presença física de um professor durante as atividades efetuadas online.

Nessa perspectiva, as pessoas que não estão tão habituadas a desenvolver e a concluir tarefas de modo autônomo podem ter maiores dificuldades em cursos não presenciais.

A boa notícia é que essa falta de costume pode ser sanada com certas ações, como a estipulação de metas de estudos, a elaboração de cronogramas de cumprimento de atividades, e claro, com muito empenho.

Necessidade de foco e concentração redobrados

Assim como acontece com a autonomia, o ensino a distância exige que o aluno se concentre mais em seus estudos e mantenha o foco contínuo nas tarefas que está realizando.

Esses comportamentos são essenciais tendo em vista que as atividades desse formato educacional são feitas online, concorrendo, assim, com uma série de distrações que podem ser tentadoras, como as redes sociais ou os sites de interesse do estudante.

Baixa sociabilização

Em cursos no formato presencial, a interação do estudante com os colegas de turma é quase que instantânea, só não ocorrendo se não houver interesse.

Na modalidade a distância, essa sociabilização não é tão natural assim, sendo necessário que o aluno busque meios para interagir com os outros, o que pode ser feito por meio dos chats e fóruns, geralmente presentes na plataforma, e durante os encontros presenciais.

Como mostramos ao longo do post, o ensino a distância é uma interessante e vantajosa opção de modalidade educacional.

Embora tenha algumas características que demandam maior engajamento dos alunos, os seus pontos positivos fazem desse formato o ideal para o estudante que busca formação de qualidade aliada à economia, melhor gestão do tempo e praticidade.

Agora que conhece mais sobre o ensino a distância, entre em contato com a Faculdade Impacta e comece já o seu curso!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!