faceboook

É possível conciliar a rotina do colégio e o vestibular?

Ter um futuro promissor e garantir boas chances no mercado de trabalho são conquistas que dependem bastante de uma capacitação como a graduação. O (...)

Autor: Rogério Ramalho

Ter um futuro promissor e garantir boas chances no mercado de trabalho são conquistas que dependem bastante de uma capacitação como a graduação. O que acontece é que muitos jovens, no processo de ingressar na faculdade, precisam conciliar a rotina do colégio e o vestibular, em uma tarefa, às vezes, um tanto difícil. Mas, com foco e dedicação, isso é possível.
Vale dizer ainda que esse período geralmente traz muita pressão, seja do próprio adolescente, ou da família que, mesmo sem querer, cobra muito do aluno. O ideal é que o jovem possa vivenciar esse momento com o máximo de tranquilidade possível, visando sempre os estudos, a concentração e evitando o acúmulo de tarefas.
Você se identificou com tudo isso que acabamos de listar? Então, este material foi feito para ajudar você. Continue a leitura e saiba como conciliar a rotina do colégio e o vestibular!

Defina suas prioridades

No último ano do colégio é preciso estudar todas as matérias que fazem parte do cronograma escolar e, ao mesmo tempo, as que realmente são importantes para o vestibular.
Os professores tendem a ajudar nesse sentido, focando muitas vezes no que realmente é mais importante e deixando os outros assuntos para dias mais tranquilos.
Entretanto, é bom que você exercite a habilidade de definir prioridades. Ou seja, ter a consciência de que é preciso dar mais atenção a determinados tópicos. Além disso, se tem um exame importante em poucos dias, ele passa a ser prioridade.

Tenha horários estabelecidos

Conciliar a rotina do colégio e o vestibular fica ainda mais fácil quando você tem horários bem definidos e realmente os segue. Por exemplo: se você precisa estudar assuntos para o vestibular no período da tarde, isso não deve ser atropelado por aquele dever de casa para entregar amanhã. Para essa tarefa, também deverá ser reservado um horário certo, que deve ser respeitado.

Durma bem

Você sabia que a mente trabalha com dificuldade quando o corpo está cansado? Pois é! Não acumule horas de sono, não vire a madrugada estudando. Isso é um hábito que muitos estudantes criam e que, com o tempo, tende a prejudicar a saúde, o humor e até a concentração no aprendizado.
Tente ao máximo dormir 8 horas por dia. E, se o sono chegar durante a tarde, uns 20 minutos de descanso serão muito bem-vindos.

Peça ajuda para gerenciar entregas

Mais uma vez, os professores entram com um papel fundamental: podem ajudar você com prazos maiores para a entrega de trabalhos. Lembre-se de que eles têm a perfeita noção do que você está passando e, geralmente, são bem compreensivos nesse período da vida escolar. Não hesite em conversar com eles para acertar detalhes e pedir apoio.
Seus amigos de classe também podem contribuir com uma ajuda extra nesse sentido. Às vezes, alguns deles podem estar mais tranquilos em relação a tempo e dar uma força na pesquisa, na construção de um trabalho, no desenvolvimento de uma ideia. O mais interessante é sempre procurar fazer trocas com seus colegas, de um jeito que ninguém se prejudique. A intenção é um ajudar ao outro.

Participe de grupos de estudo

Está com alguma dificuldade em determinado assunto? Que tal entrar em grupos de estudo? Essa é uma técnica muito antiga e que dá super certo, sabia? Procure por outros alunos que conheçam bem a matéria e peça ajuda. Como troca, vale a pena oferecer suporte em outros assuntos que você domina.
O local de estudos depende da disponibilidade que você e seus colegas têm. Se possível, escolham um ambiente tranquilo onde seja possível conversar, se concentrar e aprender. Pode ser na sua casa, na biblioteca do colégio e até em parques.

Assista aulas online

Você pode encontrar muitos conteúdos importantes e com ótimas explicações em blogs e sites. A dica é aproveitar as comodidades do mundo moderno e montar um verdadeiro plano de estudos online para reforçar alguns conceitos, aprender o que ainda está difícil e pegar dicas para os exames.
O mais legal desse tipo de conteúdo na internet é que você também pode aproveitar e criar uma planilha para organizar todos as matérias que precisam ser estudadas e, à medida que for acompanhando as aulas, registrar se conseguiu entender, se precisa de reforço, como acredita que está seu desempenho etc. É uma ótima estratégia!

Aprenda com os erros

É claro que é importante passar de ano, se formar na escola e ter todas as habilidades fundamentais para entrar na graduação. Mas esse também é um momento em que você pode cometer alguns erros nas provas do colégio. Quando isso acontecer, aprenda com eles. Os erros podem ser uma oportunidade de entender melhor determinada matéria depois que analisar uma prova feita e rever o assunto.
Aliás, vale reforçar que muitos professores utilizam questões que já caíram em vestibulares anteriores, justamente pensando em ajudar os alunos a enfrentar a pressão de um exame real, mas em um ambiente de experimentação. Uma dica é refazer algumas dessas provas depois, pois elas podem dar a você uma ideia de como será no dia decisivo!

Não assuma muitas atividades

Conciliar a rotina do colégio e o vestibular requer equilíbrio, dedicação e muito tempo. Portanto, esse será um ano importante para realmente se dedicar mais aos estudos do que a outras atividades. Isso não significa que você deverá parar de praticar esportes ou deixar de ir às aulas de inglês, por exemplo, mas sim de que tudo deverá ser bem organizado.
Esse não é um período que você poderá assumir novas responsabilidades. Afinal, a sua agenda já está bem preenchida e repleta de prioridades, não é mesmo?
Agora que você já sabe como conciliar a rotina do colégio e o vestibular, chegou o momento de estruturar como serão os seus dias daqui para a frente. Tenha em mente que, com organização, você vai conseguir ingressar na faculdade dos seus sonhos. Pense sempre no seu sucesso!
Se essas dicas foram úteis para você, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a passar por esse momento com mais tranquilidade!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!