Data Science for business: o que as empresas buscam do profissional

Aliar análise de dados com inteligência de negócios é uma tendência nas empresas da era digital. Entenda as habilidades e características na hora (...)

Autor: Jéssica Lima

A transformação digital mudou a forma como as empresas se relacionam com os seus clientes ou mesmo avaliam os seus processos internos para ter sucesso. Encontrar maneiras de oferecer o mesmo serviço utilizando menos recursos, por exemplo, é um dos principais objetivos do Data Science for Business.
Esse conceito vem ganhando cada vez mais notoriedade no mercado corporativo e já se tornou uma excelente maneira de se destacar em meio a tanta concorrência. Portanto, se você quer alcançar o sucesso profissional, é preciso saber o que as empresas buscam, certo?
Mas não se preocupe, pois você está no lugar certo! Basta continuar a leitura deste artigo para entender o que é Data Science for Business, como a gestão de dados vem se tornando mais importante para as empresas, quais características são necessárias para que um profissional se destaque e, é claro, o que fazer para se qualificar. Confira!

O que é Data Science for Business?

As empresas sempre procuraram maneiras de tornar as suas operações produtivas e, consequentemente, conseguirem melhores resultados. Hoje, o mecanismo utilizado para tornar os processos internos mais eficientes é o Data Science for Business, que torna os milhares de dados disponíveis em informações úteis para as organizações.
Ou seja, a partir da coleta e análise dessas informações, as empresas conseguem insights valiosos para, por exemplo, auxiliar o processo de tomada de decisão, tornando as escolhas mais precisas. Além disso, é possível transformá-las em melhorias para a gestão de negócios como um todo — seja tornando os processos internos da organização mais eficientes, seja oferecendo um serviço mais personalizado para o seu cliente.

Qual a importância da gestão de dados para as empresas?

No Brasil, a gestão de dados já é uma realidade. Para se ter uma noção, uma pesquisa da Serasa Experian em 2018 mostrou que 91% das empresas brasileiras utilizam informações e métricas na definição das suas estratégias de negócio — um crescimento de 5% em relação ao ano anterior.
Isso mostra como as organizações deixaram de enxergar os dados apenas como responsabilidade da área de TI e, agora, passaram a utilizá-los em diferentes esferas e setores. Assim, o Data Science for Business está se estabelecendo como uma necessidade para se destacar no mercado.
Para ficar claro como a gestão de dados se tornou um mecanismo importante dentro das mais variadas companhias, separamos alguns exemplos de benefícios. Confira!

Permite a realização de análises preditivas

Você sabe o que é uma análise preditiva? É a prática de prever, com base em estudos e análises, as tendências dentro de uma organização. Seja para visualizar a projeção de crescimento de uma empresa ou mesmo identificar a hora certa de realizar a manutenção em um aparelho, por exemplo.
A partir dos dados gerenciados, é possível realizar a análise preditiva com embasamento e, assim, criar previsões reais e que resultem em informações úteis para as empresas. Isso só é possível de se colocar em prática caso exista uma grande quantidade de dados.

Fortalece as estratégias de Marketing Digital

O Marketing Digital é uma peça importante para qualquer empresa nos dias de hoje e, com uma análise profunda dos dados, é possível decifrar o comportamento do consumidor. Dessa forma, a organização consegue realizar ações e campanhas mais precisas, que gerem engajamento e resultados positivos.

Facilita a tomada de decisão

Tomar qualquer decisão dentro de uma empresa é uma tarefa complexa, afinal, é preciso avaliar inúmeros fatores que podem ser impactados com uma simples alteração no planejamento. Mas e se essa mudança for, de fato, positiva?
Aí entra a gestão de dados, que permite uma análise profunda do desempenho de um setor, de uma equipe ou mesmo de uma estratégia. Assim, o processo de tomada de decisão se torna mais simples, com um embasamento estatístico para justificar uma determinada escolha.

O que as empresas buscam no mercado?

Se você busca maior valorização profissional e uma carreira de sucesso nesse mercado, é preciso oferecer o que as organizações procuram. Por isso, separamos algumas das características necessárias para atrair mais olhares para o seu currículo.

Modelagem de dados

As informações da Big Data não aparecem separadas e filtradas. Por isso, é necessário realizar uma atividade fundamental: a modelagem de dados. A ideia dessa estratégia é criar estruturas de armazenamento para essas informações, de uma maneira que facilite o acesso e, consequentemente, a análise delas.

Noção de negócios

Data Science for Business é justamente transformar a análise de dados em informações úteis para uma empresa e, por isso, é essencial que o profissional dessa área tenha uma noção de negócios. Afinal, só assim vai conseguir identificar padrões e criar as ferramentas necessárias para que os dados sejam efetivamente utilizados em processos de melhoria. Além disso, com esse conhecimento, é possível chegar a cargos de gestão e liderança dentro da organização.

Programação

Linguagens de programação são fundamentais para um profissional que quer ter sucesso em TI. Portanto, busque conhecer diferentes linguagens e sempre fique atento às inovações e tendências na área. Dessa forma, você pode ter um grande diferencial para se destacar no mercado.

O que fazer para se qualificar?

Para se posicionar bem no mercado, é preciso buscar constantemente a atualização profissional ou até mesmo uma especialização. Por isso, estar atento ao que a área está procurando e conseguir oferecer essas características são atitudes recomendadas.
Uma ótima solução para alavancar a carreira é procurar uma Pós-Graduação ou um MBA. No atual mercado, um curso voltado para a Big Data, por exemplo, pode fornecer os recursos necessários para você se consolidar como um profissional de tecnologia.
Ficou evidente, portanto, como as empresas buscam cada vez mais por profissionais capacitados e que se adequem às características exigidas, certo? Para isso, é preciso buscar diferentes formas de qualificação, especialmente com cursos, como MBA e Pós-Graduação.
Agora que você já sabe o que é Data Science for Business e como é importante se qualificar para atender às demandas das grandes empresas, que tal conferir uma opção de especialização? Uma excelente alternativa pode ser a nossa pós-graduação em Big Data e Business Analytics! Confira o portfólio e comece a alavancar a sua carreira!

1 Comentário

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!