Curso de dashboard: 4 motivos pelos quais você deveria fazer!

Na era dos dados, fazer um Curso de dashboard pode ser uma grande diferencial na carreira. Veja mais motivos para estudar!

Autor: Redação Impacta

Não pode ler esse artigo agora? Ouça a matéria no Player abaixo:

Com a importância atual da análise de dados para empresas, dominar as ferramentas utilizadas para esse fim é um bom diferencial para profissionais que desejam ter mais oportunidades. Nesse sentido, um bom curso de dashboard pode ajudar, já que prepara as pessoas para entender como organizar dados para a tomada de decisão de gestores.

O uso desses painéis analíticos é imprescindível, pois representa competitividade e flexibilidade para as companhias. Com a aplicação deles, é possível concentrar informações e evitar gargalos de comunicação no ambiente interno. Como é vantajoso, a procura por pessoas da área só aumenta.

Por isso, para conseguir melhores empregos e crescimento nessa carreira, é crucial entender o assunto e saber como procurar o melhor curso.

Se quiser saber mais, acompanhe o artigo!

Por que os dashboards são tão importantes para as empresas?

Dashboards são painéis que concentram dados de diferentes fontes. Em vez de ter profissionais olhando para diferentes locais e abas, as empresas configuram esses sistemas para que tudo esteja bem localizado e concentrado em um local.

São muito usados para análise de dados, monitoramento de variáveis e acompanhamento do estado de um negócio. Isso inclui estudo de campanhas de marketing, estudo do desempenho dos setores operacionais, acompanhamento de números sobre produtividade interna etc.

Esses softwares geralmente apresentam gráficos, tipos de relatório com dados avançados, tabelas dinâmicas, simulações e outras soluções. As formas de visualização ajudam a entender as mudanças no negócio, como a evolução de algum indicador ou queda. São dispostos no painel os indicadores e métricas mais relevantes para acesso, os que acompanham atividades e resultados cruciais para o contexto do negócio.

A grande importância do dashboard é a de organizar e facilitar a identificação de padrões e tendências acerca dos dados. Ou seja, a ferramenta ajuda a garantir dados limpos, organizados e qualificados para que os profissionais consigam compreender ao olhar. 

O painel é separado por áreas e pode ser dividido por níveis. Assim, ele permite que vários tipos de dados sejam concentrados sem que haja confusão entre a finalidade deles. É possível, por exemplo, destacar os mais importantes, a fim de obter mais agilidade nas análises. Além disso, é possível personalizar o dashboard de acordo com cada setor ou necessidade: um mais operacional, um mais estratégico etc.

Outra questão importante está relacionada aos filtros, que permitem entender os dados com um nível maior de detalhamento e granularidade por meio da identificação de determinados padrões. Os profissionais conseguem visualizar os indicadores em momentos específicos do ano ou até mesmo em um só dia. A solução permite gerar valor com a ferramenta de pesquisa no Excel, por exemplo. 

Desse modo, é possível obter dados valiosos, que, quando processados, logo se tornam informação. Os dados são os resultados separados que não são tão relevantes para as decisões por conta de sua natureza bruta. Depois do processamento e cruzamento com outros dados, são geradas informações e insights, que, por sua vez, auxiliam nas escolhas e ações.

Com isso, as informações ajudam na redução de erros, diminuição de desperdícios, predição e preparação para situações extremas ou oportunidades — os dados limpos funcionam como conselheiros.

Por que o curso de dashboard é importante para o profissional?

Como vimos, o dashboard é realmente muito importante. Por isso, fazer um curso de modo a aprender a lidar com essa ferramenta e extrair o melhor dela é também fundamental. Vamos conhecer, a seguir, alguns fatores que reforçam essa necessidade.

1. Torna o profissional mais analítico 

Aprender sobre painéis e Excel avançado vai fazer com que você se torne um profissional de perfil analítico. Ou seja, você se apegará mais às estatísticas, tabelas e dados que podem ser visualizados e checados. Além disso, aprenderá a estudar situações e analisá-las por completo, a fim de extrair insights de valor, e poderá contribuir ativamente com as decisões da empresa em que trabalhar.

Esse perfil é extremamente requisitado no cenário do mercado de trabalho atual. Assim, quem foca no desenvolvimento dessa personalidade vai se destacar e crescer na carreira com mais oportunidades interessantes. 

2. Prepara para os desafios da análise de dados

Analisar dados, gerar valor, extrair insights, estudar indicadores em tempo real: tudo isso é muito importante, mas é bastante desafiador também. Em um curso de dashboard, os estudantes aprendem a se preparar para a dificuldade intrínseca desse tipo de atividade, como o volume dos dados, a variedade e a necessidade de limpeza e processamento. Desse modo, alunos se tornarão profissionais prontos para as demandas e necessidades.

3. Contribui para a mudança de mindset 

O mundo hoje é data driven. Empresas não se arriscam mais a tomar decisões e realizar ações sem antes buscar embasamento de dados de qualidade. Por isso, a mudança de mindset para um orientado aos dados é determinante para o sucesso na carreira. Quem mudar, poderá se encaixar no mundo do Big Data, da transformação digital e de outros fenômenos.

Com uma certificação completa sobre o assunto, é possível adquirir essa mente, analítica e voltada aos dados, gráficos, relatórios e análises. Assim, é possível também aprender a valorizar o compartilhamento das informações, a comunicação e a transparência.

4. Turbina o currículo

Um curso sobre esse assunto hoje é fundamental para impulsionar o currículo de qualquer estudante. É uma das áreas do momento e provavelmente continuará muito forte no futuro. Por isso, quem se dedicar a esse estudo, terá uma certificação que já é bastante requisitada e que abre portas, garantindo o retorno sobre a quantia investida.

Como a Impacta pode ajudar?

A Impacta Tecnologia entende que a demanda por estudos na área de análise de dados é muito grande. Por isso, ela oferece o curso de dashboards em Excel, que ensina análise numérica, banco de dados, gráficos, simulações e fórmulas para criação desses painéis completos. Desse modo, os estudantes conseguem uma base robusta para o mercado e podem se tornar mais analíticos e modernos.

Dashboards são ferramentas comumente usadas em empresas atualmente. Com o poder das análises de dados, os gestores conseguem melhorar suas decisões e ter uma visão ampla do negócio. É por esse motivo que os profissionais que sabem lidar com essa inovação se destacam no mercado e conquistam oportunidades extremamente valiosas. Assim, estudar esse assunto é dar um passo a mais para obter sucesso na carreira.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite a visita e conheça o nosso curso de dashboards em Excel

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!