faceboook

Ferramentas de design para turbinar seu trabalho

O Photoshop e os softwares da Adobe são líderes e muito eficientes, porém algumas ferramentas de design podem facilitar ainda mais seu trabalho. Conheça!(...)

Autor: Redação Impacta

Apesar de sua ainda enorme importância no mercado digital, o Photoshop parece estar diminuindo um pouco a sua popularidade, já que os designers estão procurando ferramentas complementares ao software da Adobe para desenvolver o seu trabalho de um jeito mais econômico e prático.

Pelo menos é o que diz uma pesquisa conduzida por um dos 50 designers mais influenciadores dos Estados Unidos, Khoi Vinh, que envolveu mais de 4.000 participantes de quase 200 países diferentes.

Por isso, criamos este post. Aqui você vai encontrar uma lista com 13 ferramentas de design que podem ajudar no processo de criação de conceitos, wireframes interativos e até mesmo protótipos.

Todas elas são de fácil usabilidade e aprendizagem – e boa parte dos itens estão conectados à nuvem. Isso quer dizer que qualquer um pode colaborar com o projeto e enviar o resultado para colegas e clientes sem se desconectar do universo on-line. Curioso para saber quais são? Então continue lendo este post!

13 ferramentas de design para turbinar seu trabalho:

Voltada para designers e para profissionais de marketing, o Ceros é uma ferramenta de criação de conteúdo em diversos formatos. Banners, e-Books, infográficos, microsites e revistas são apenas algumas das mídias que estão entre aquilo que é possível fazer com o software.

Solidify

Usado por gigantes da tecnologia — como HP, eBay e Google — e até mesmo grandes marcas do varejo — como a Forever 21 —, o Solidify é outra ferramenta que permite designers criarem protótipos clicáveis.

A diferença, aqui, é que esses projetos são orientados para o teste de usuário. Isso significa que é possível gerar relatórios com dados sobre o comportamento dos usuários. O teste gratuito dura 30 dias e, depois disso, é preciso pagar uma mensalidade de 19 dólares.

Ferramenta de desenvolvimento de wireframes e protótipos interativos que é líder de mercado há mais de 14 anos, o Axure permite realizar todas as etapas iniciais de um projeto, desde a documentação – que pode ser gerada e exportada para o Word – até diagramas e estruturas de projetos gerados automaticamente.

No desenvolvimento dos protótipos é possível atuar com projetos responsivos que se adequam as diversas resoluções, além de possuírem diversas bibliotecas visuais de apoio para a construção de peças de alta fidelidade.

Também é possível utilizar condicionais, cálculos aritméticos, animações, interações e componentes dinâmicos. Tudo isso podendo ser exportado para um HTML, ou publicado em um portal próprio e gratuito do Axure, com o qual o cliente pode visualizar e acompanhar o projeto. 

O Axure está disponível para MAC e PC, e disponibiliza licença gratuita para estudantes em cursos oficiais da ferramenta.

“A plataforma de design mais completa.” É dessa forma que o Gravit, uma ferramenta  para a criação e a colaboração de trabalhos, se denomina. Trata-se de um software baseado na nuvem — isto é, ele funciona diretamente no navegador, sem a necessidade de baixar nem de instalar nenhum programa no HD da sua máquina.

E o melhor: os recursos do Gravit são gratuitos.

UXPin

No UXPin você tem acesso a um kit de ferramentas com elementos de design e a uma biblioteca de elementos de interface do usuário personalizada. Assim, é possível criar um projeto de experiência do usuário (UX) interativo.

O que destaca o UXPin do demais? Uma versão de controle que fica segura, diferentemente das opções que você pode compartilhar com colegas de trabalho e com clientes.

De wireframes a protótipos, o HotGloo promete ajudar designers a criarem os primeiros passos de um projeto de uma maneira simples, rápida e bonita.

Com essa ferramenta, os responsáveis podem criar ummock-up, compartilhá-lo, recolher feedbacks e melhorar todos os pontos do trabalho diretamente do navegador.

Vectr

Imagine uma ferramenta gráfica gratuita que roda diretamente em navegadores da web? Essa é a proposta do Vectr. Com uma interface simples, os designers podem criar arquivos com imagens vetorizadas, exportar os documentos ou, se preferirem, compartilharem o resultado do trabalho com quem quiserem, nos mais diferentes dispositivos.

O InVision é uma ferramenta integrada com o Fireworks, com o Illustrator e com o Photoshop que transforma projetos em protótipos para a web e para os dispositivos móveis.
Com ele, os designers podem fazer o upload de imagens e criar interações, transformando imagens em aplicativos. Além disso, o InVision permite compartilhar o link do projeto para apresentar e para colher feedback de colegas e de clientes.

O Moqups, por sua vez, é uma ferramenta de design totalmente desenvolvida em HTML5. Com esse “aplicativo”, os designers podem criar wireframes, conceitos de interface do usuário (UI) e protótipos interativos. Mas, para isso, é preciso desembolsar um pouco de dinheiro: as mensalidades do Moqups têm preço a partir de 9 dólares.

QuirckTools

Com o QuirckTools você pode compartilhar com clientes e colegas de trabalho, os seus protótipos ou as suas composições criativas — tudo isso diretamente do navegador de internet. Esta ferramenta está dividida em 4 seções:

  • Smaps: para construir taxonomias, mapas de sites ou telas com sistemas de hierarquia;
  • Wires: para criar protótipos e wireframes interativos;
  • Screenfly: para testar o desempenho responsivo de um projeto em monitores, smartphones, tablets e outros tipos de dispositivo;
  • Retro: para reunir dados de resolução de tela e para consultar ferramentas de diagnóstico para o dispositivo.

Virgin, Universidade de Harvard e Museu de Arte Moderna de Nova York são apenas alguns dos clientes que compõem o portfólio do Notism. Essa ferramenta colaborativa permite criar protótipos interativos, compartilhar projetos, obter feedback em projetos visuais e — o seu principal diferencial — adicionar notas para discutir as ideias com os editores e revisores.

No fim das contas, o Notism se transforma, também, em um bom gerenciador de tarefas.

Wireframe.cc

Com uma interface extremamente minimalista, o Wireframe.cc é uma maneira simples e fácil de criar… wireframes. Nesse aplicativo, que funciona diretamente no navegador da internet, você pode alterar criar layouts básicos para compartilhar com quem quiser.

O POP é um aplicativo para Android, iOS e Windows Phone que permite importar esboços a partir de uma fotografia. Simples assim!

O app ajusta automaticamente o brilho e o contraste para garantir a clareza e a legibilidade dos desenhos. Assim, os designers podem continuar criando wireframes em cadernos ou folhas avulsas de papel.

Com o Proto.io os designers podem esboçar protótipos que funcionam exatamente como um aplicativo se comportaria em um aparelho celular. Para isso, basta selecionar a dimensão dos dispositivos nos quais deseja realizar teste e começar a adicionar os elementos na interface.

Vale destacar que o Proto.io foi criado pensando nos dispositivos móveis, ou seja, ele tenta imitar os gestos de toque, as transições de tela e as mudanças de orientação dos aparelhos.

E então, você já conhecia alguma dessas ferramentas de design? Qual? Sabe de outra que ficou fora da lista? Deixe um comentário e compartilhe com a gente a sua opinião e as suas dicas! E aproveite a visita em nosso blog e leia o post “O que devo fazer: design gráfico ou web design?”!

e-Book gratuito apresenta os 10 Brushes de Photoshop que todo designer deve dominar. Baixe aqui!

Baixe o e-Book gratuito e conheça 10 brushes de photoshop que todo designer deve dominar

O que você vai aprender:

  • conhece os indispensáveis pincéis editáveis do Photoshop;
  • sabe como usá-los da melhor maneira em diversos tipos de trabalho;
  • define suas principais diferenças e possíveis aplicações;
  • descobre os diversos tipos de brushes: básicos, de natureza, abstratos, texturizados e variados;
  • entende as diferentes categorias de pincéis editáveis e onde aplicar cada tipo.

Está esperando o quê? Deixe seu comentário e diga-nos o que achou do artigo!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!