faceboook

Como planejar sua mudança de carreira

Saiba como avaliar sua situação atual, definir objetivos e criar um plano de ação para uma mudança de carreira bem-sucedida.

Autor: Redação Impacta

Atualmente, é comum encontrar os profissionais planejando a mudança de carreira logo nos primeiros anos de sua trajetória. 

No passado, as pessoas costumavam trabalhar por muitos anos na mesma empresa e no mesmo cargo, fazendo as mesmas atividades por um longo tempo.

Era comum ouvir alguém dizer “estou nesta empresa há 15 anos!” e, na maior parte dos casos, essas pessoas estavam felizes e satisfeitas. 

Mas por que isso vem acontecendo? Primeiro, é importante entender o que causa a insatisfação. 

Ela pode acontecer por diversos motivos, sendo o mais comum a escolha precoce da profissão. 

Muitas vezes, as pessoas decidem muito cedo pela carreira sem fazer pesquisas, entender o mercado ou conhecer a si mesmas. Isso é crucial ao considerar qual área seguir.

A necessidade precoce dos jovens terem que escolher uma carreira profissional logo que saem do Ensino Médio é prejudicial.

Na maior parte das vezes, o adolescente entre 15 e 17 anos não tem maturidade para fazer essa escolha. (Terra)

De acordo com Juliana Rissardi, especialista em desenvolvimento humano e carreira, “a grande maioria das pessoas não se conhece e pesquisas de Harvard mostram os dados sobre esse tema”. 

Por isso, a especialista diz que o ponto de partida é se perguntar: o que eu gosto de fazer e o que sou bom em fazer.

Para te ajudar a entender e planejar uma mudança de carreira estruturada, a Impacta preparou algumas dicas para quem deseja mudar de área ou alcançar um novo cargo. 

Nosso objetivo é que, ao ler este texto, você se sinta motivado e incentivado a nunca parar de se desenvolver e estar sempre atualizado.

O autoconhecimento profissional — e pessoal também — é muito importante.

Avaliando sua situação atual

Avalie cuidadosamente o seu currículo, o que você precisa melhorar para encarar outra profissão, quais cursos você precisa fazer, trace metas e tenha esclarecido em sua mente o que você precisa para mudar de área.

Além disso, é essencial avaliar sua situação financeira antes de tomar qualquer decisão.

Faça um levantamento dos seus gastos essenciais para manter o seu padrão de vida.

Defina seus objetivos e interesses na mudança de carreira

Reserve um tempo para refletir o que realmente te motiva, pergunte a si mesmo quais são os seus interesses. 

Considere as suas habilidades e também as suas experiências, assim fica mais fácil identificar a área que você se destaca.

Estabeleça objetivos alcançáveis, não adianta pensar que chegará ao topo logo no início, seja realista! 

Foque em conquistas como certificações validadas pelas principais empresas, como as da Impacta, e novas habilidades para determinado cargo ou posição.

Resumindo, pense na nova carreira e examine o que você precisa melhorar para no futuro ser a referência profissional que almeja.

Saiba mais sobre Plano Estratégico Pessoal: o que é e como aplicar na sua carreira?

Criando um plano de ação para a transição de carreira

Pode ser que o principal problema na hora de transição de carreira seja conseguir uma vaga de emprego, é muito comum pedirem experiência profissional. 

Mas muito além dela, é preciso ter um plano estratégico para essa mudança. 

Veja, a seguir, o passo a passo para te ajudar a alcançar o próximo passo:

  • Prepare-se para processos seletivos: destaque o seu currículo com as experiências que mais se relacionam com a vaga. Na hora da entrevista, demonstre o seu desejo de crescimento e que, mesmo sem a experiência requerida, você irá se dedicar.
  • Participe de eventos e faça networking: é muito importante você se envolver com outros profissionais não só em busca de oportunidade, mas também para conhecer mais sobre as áreas.
  • Trabalhos voluntários: existem muitas plataformas online que buscam pessoas voluntárias para exercer alguma função, não se limite na procura de vagas, busque ações voluntárias para ganhar experiência e incrementar o seu currículo,

Não se sinta mais desmotivado com sua profissão, busque a mudança que deseja.

A Impacta oferece oportunidades para você que quer mudar a sua carreira. Conheça os nossos cursos.

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!