Como driblar os desafios do mercado de trabalho? Descubra!

Depois de fazer um curso superior e com o diploma em mãos, chegou a hora da procura por uma oportunidade de emprego. Nesse contexto, é bom saber quais (...)

Autor: Rogério Ramalho

Depois de fazer um curso superior e com o diploma em mãos, chegou a hora da procura por uma oportunidade de emprego. Nesse contexto, é bom saber quais são os desafios do mercado de trabalho e se preparar bem para enfrentar algumas possíveis dificuldades que você pode encontrar até garantir aquele emprego desejado.
Atualmente existe uma competitividade enorme, pois há um grande número de profissionais buscando por uma vaga de emprego. Considerando esse cenário, é preciso estar à altura de um cargo interessante e que esteja dentro dos seus anseios profissionais. Afinal, quanto mais você se identificar com uma empresa e as tarefas a serem feitas, além de receber um salário justo, melhor.
Para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença na hora de lidar com os desafios do mercado de trabalho. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

Invista na sua qualificação profissional

Que tal começar a realmente se destacar entre outros profissionais com um currículo cheio de qualificações e experiências?
Se você ainda não tem conhecimento sobre uma língua estrangeira, uma boa dica é investir em cursos de idiomas, como inglês, espanhol e outros. Lembre-se de que um dos grandes desafios do mercado de trabalho é encontrar profissionais que tenham o domínio de outras línguas.
Para melhorar o seu desempenho e ter um ótimo ponto a acrescentar no currículo, uma boa dica é que você faça, se possível, um intercâmbio para aperfeiçoar a fluência no idioma. Essa experiência pode ser ótima para a sua carreira.
Além disso, procure cursos livres relacionados à sua área de interesse e estágios em empresas que são abertas a profissionais em início de carreira e confie nos seus talentos!

Faça um curso de pós-graduação

Como você deve saber, muitas vezes o diploma não é suficiente. Se você quer ganhar mais conhecimentos na sua profissão e estar sempre atualizado, você deve continuar estudando sempre. E, para isso, nada melhor do que apostar em um curso de pós-graduação, sabia? Existem muitas opções de cursos interessantes e com muito conteúdo a ser explorado.
Um ótimo exemplo, para quem está seguindo carreira em TI, é se especializar, fazer mestrado ou um MBA que tenha foco nas mais variadas ramificações da profissão. Há opções como Engenharia Robótica, Big Data e Business Analytics, Marketing Digital, Gestão de Projetos e por aí vai. Vale a pena conferir as opções para continuar os estudos!

Saia da sua zona de conforto

Quando falamos em sair da zona de conforto, não significa que você precisa mudar de carreira. Muito pelo contrário! O ideal é que você explore ao máximo as possibilidades que tem em mãos e seja um profissional flexível e aberto às novidades e tendências do mercado. Por exemplo: já pensou em realizar alguns trabalhos por conta própria? E escrever sobre a área para um blog?
Também é muito positivo se mostrar disposto a ajudar em outros segmentos. Se você trabalha com TI, pode propor parcerias com jornalistas, na criação de sites, na manutenção de mídias etc. Há um leque de profissões que combinam bastante com as habilidades de alguém formado em Tecnologia da Informação.
Além de todas essas ideias, é importante pensar também em começar uma carreira como freelancer. Sabe aquelas horas vagas que você tem e gostaria de preencher com algo interessante e que dê retorno? Dá para trabalhar desenvolvendo muitas atividades que contribuam para a sua formação e, ao mesmo tempo, ajudam para pagar as contas do mês.

Amplie sua rede de contatos

Um bom profissional também conta com uma rede de contatos importante na sua agenda. É o que chamamos de networking! Isso é, sem dúvidas, algo valioso para a sua carreira, já que no decorrer das oportunidades e empregos é normal ir fazendo parcerias, amizades profissionais e estreitando laços com pessoas que estejam na mesma área que você.
Sempre que possível, converse com seus professores, colegas de classe, de trabalhos anteriores e ex-chefes. Um dos desafios do mercado de trabalho é ir somando contatos positivos no decorrer da sua carreira e isso, com certeza, contará bastante quando você estiver em um novo projeto ou em busca de oportunidades.

Seja criativo

Outra habilidade que ganha a atenção de recrutadores e gestores é a criatividade! Ainda mais quando falamos em um mercado em que você precisa se destacar, trazer ideias inovadoras e soluções “fora da caixa”. Por isso, uma ótima dica é ler bastante, estar sempre de olho nas novidades da área, tendências e tudo mais que esteja ligado ao futuro e ao moderno.
Tente envolver todas essas observações em projetos que realmente possam agregar algo para as empresas e a sociedade como um todo. Vale dizer que muitos profissionais criativos fazem verdadeiras transformações nos locais onde trabalham e ainda conseguem impactar comunidades inteiras com suas ideias diferentes e cheias de criatividade.

Se planeje

Construir uma carreira profissional e enfrentar os desafios do mercado de trabalho nem sempre é fácil. Mas, para conseguir superar qualquer dificuldade que venha aparecer no decorrer dos anos, é bom se planejar. O planejamento é uma das melhores táticas para você ir construindo pouco a pouco uma carreira sólida e gratificante.
Dá para começar a fazer isso desde a época da faculdade. Reflita sobre o que você quer fazer quando se formar e quais serão os primeiros passos após a graduação. Você tem intenção em fazer uma pós? Em qual segmento quer atuar? O que você pretende fazer daqui a 5, 10 e 15 anos? Perguntas como essas ajudam bastante a montar um planejamento de carreira de sucesso.
No mais, é essencial que você esteja sempre atento às demandas das empresas. São essas necessidades que podem guiá-lo frente aos desafios do mercado de trabalho e direcionar você para apostar seus esforços e conseguir bons resultados dentro da profissão.
Não se esqueça de que, para uma carreira plena e cheia de conquistas, é preciso dedicação, cuidado, aprendizado e jamais parar de adquirir conhecimento. Combinado?
Gostou do conteúdo? Aproveite e confira algumas opções de pós e MBA que podem ajudar você a se destacar no mercado de trabalho!

2 Comentários

  1. Ana Lopes disse:

    Gostei e posso confirmar. Os desafios do mercado do trabalho sao bem grandes. Especialmente durante corona.. Mas buscar o trabalho e organizar a sua vida profissional, e sempre possivel 🙂 Para obter isso, eu prefiro as ferramentas digitais – por exemplo kanbantool.com. Sempre ajuda me arranjar tdas tarefas e nao perder tanto tempo 🙂

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!