faceboook

Como convencer meu chefe a investir na minha educação?

Fazer uma pós-graduação é o sonho de muitos jovens. No entanto, nem sempre isso é possível, por conta dos custos, por você já estar à frente (...)

Autor: Rogério Ramalho

Fazer uma pós-graduação é o sonho de muitos jovens que atuam no mercado de trabalho, não é mesmo? No entanto, nem sempre isso é possível, por conta dos custos, por você já estar à frente da sua família ou por ter outros compromissos que demandam parte do seu dinheiro. Então, pense na seguinte frase: “como convencer meu chefe a investir na minha educação?”.
Essa pode ser uma ótima saída para conseguir fazer o tão sonhado curso. E se você conseguir mostrar todos os benefícios que a empresa e a chefia terão com o investimento na sua educação, será ainda mais tranquilo iniciar esse passo importante para você. Lembre o quanto é essencial sempre aprender algo novo e aprimorar os conhecimentos.
Pensando em ajudá-lo (a) nessa tarefa com seu chefe, listamos abaixo algumas dicas que podem auxiliar bastante nessa negociação. Confira e aposte!

Fale sobre as vantagens de investir na sua educação

Que tal começar pelo principal, explicando realmente o que a empresa e seu chefe ganharão ao investir na sua educação? Nesse momento, que deve ser de uma conversa séria, franca e com tranquilidade, você deve mostrar que todos saem ganhando com a qualificação de um colaborador, ainda mais se for algo como uma pós-graduação.
Reforce com seu chefe que, quanto mais qualificado você estiver, melhor para a empresa, que terá, em seu quadro de funcionários, alguém amplamente preparado para enfrentar quaisquer problemas e que sempre terá boas chances de encontrar as soluções mais adequadas para o crescimento da companhia.
Se seu chefe falar que isso é um custo alto para a empresa, vale lembrá-lo de que todo investimento em educação nunca é perda de dinheiro, muito pelo contrário. É com essa atitude que você poderá fazer muito mais pelo seu trabalho e, principalmente, pelo bem de toda a companhia.

Mostre o seu interesse em contribuir para o crescimento empresarial

Sim! Se, ao se questionar sobre “como convencer meu chefe a investir na minha educação?”, você ainda tiver dúvidas, agarre toda a atenção do seu superior ao demonstrar claramente que deseja contribuir para o crescimento empresarial. Afinal, um profissional qualificado certamente poderá fazer muito mais pela empresa em que atua, certo?
Por isso, diga a ele que você sente que, apesar de já desempenhar um papel importante dentro da companhia, pode fazer mais e melhor, e que quer contribuir para ver a empresa crescendo de forma saudável e sólida. Isso certamente vai fazer com que seu chefe pense a respeito e seja convencido de que realmente é uma boa estratégia ajudá-lo.
Não se esqueça de contar um pouco mais sobre como o curso em questão pode abrir novas possibilidades para você e seu trabalho, de que forma ele impactará nas suas habilidades e performance e tudo mais que esteja ligado à sua jornada diária dentro da empresa — isso ajuda bastante na hora de reforçar a importância de uma pós-graduação.

Apresente as opções de curso que você cogita e explique-as

Quando você estiver com seu chefe, é bom levar em mãos — ou já ter na tela do computador — os cursos em que você tem interesse e que cogita fazer. Aproveite o momento e explique detalhadamente como serão as aulas, o que é abordado e como aquilo tudo vai interferir positivamente no seu trabalho.
Fale também sobre os professores, mostre as qualificações dos profissionais que atuarão frente a frente com você nessa jornada e o quanto eles são experientes em determinado assunto — se você tiver o currículo deles, melhor ainda, assim, seu chefe pode ser convencido muito mais rápido.
Outro fator que pode ser determinante é saber os horários das aulas e deixar claro que isso não vai modificar sua rotina de trabalho. Porém, sabemos que alguns cursos demandam um certo tempo durante algumas manhãs ou tardes, então, se esse for o seu caso, não se preocupe, pois você pode oferecer um plano para compensar esses horários em que terá que se ausentar.

Assuma responsabilidades

Veja bem, se você está pedindo algo para seu chefe, é bom oferecer uma contrapartida. O que acha? Por exemplo, fazendo uma pós-graduação com o investimento vindo da empresa, comprometer-se a ganhar mais responsabilidades é uma excelente ideia. Diga o quanto você poderá trabalhar em prol de um projeto, uma iniciativa, entre outros.
Quer outra sugestão? Vá além e assuma pessoalmente essas responsabilidades — às vezes, nem é preciso informar isso à chefia. Basta ser proativo e surpreender o seu superior. Isso pode, até mesmo, causar uma excelente impressão sobre a sua personalidade profissional e dar pontos extras ao seu pedido de pós-graduação.
Trazer soluções novas também é algo muito bem-vindo, e você verá o quanto seu chefe vai perceber que o investimento na sua educação está valendo mais a pena do que ele imaginava e que, ao final, realmente ele sairá ganhando com sua qualificação. Seja sutil nesses passos e consiga aos poucos mostrar que um profissional em constante aprendizado é bom para qualquer empresa.

Crie parcerias

Dentro de uma instituição de ensino, o que mais acontece são conexões entre pessoas de mesmo interesse, profissionais atuantes na área, experiências adquiridas e por aí vai. A criação de oportunidades com todo esse conhecimento em mãos é, sem dúvidas, mais uma aliada na hora de convencer a chefia de investir na sua educação.
Para deixar isso ainda mais claro, criando parcerias importantes dentro da empresa, é possível que você ponha em prática tudo o que aprendeu. Traga para a sua realidade o que foi absorvido dentro da sala de aula. Aprendeu novas técnicas de vendas? Faça uma parceria com seu colega de equipe e ponha para rodarem ideias e estratégias adquiridas.
Você pode responder a si mesmo sobre “como convencer meu chefe a investir na minha educação?”. Seja criativo no momento da principal conversa com seu superior e perceba que mostrar simpatia e entusiasmo também pode fazer a diferença na conquista desse voto favorável à sua qualificação profissional. Seja firme e boa sorte no seu sucesso profissional!
Nós podemos te dar uma mãozinha. Temos uma modelo de carta, que basta preencher e enviar para seu chefe! Confira e envie:
Modelo de Carta para solicitação de investimento ao chefe
 
Gostou? Aproveite e continue a leitura para saber qual a diferença entre especialização, MBA e mestrado!

Deixe o seu comentário!

Não perca nenhum post!