faceboook

Como alcançar as qualidades profissionais que as empresas buscam

O que as empresas modernas mais procuram na hora da contratação? Levantamos as qualidades profissionais mais buscadas por elas e mostramos para você (...)

Autor: Jéssica Lima

O mercado está cada vez mais competitivo, com vários candidatos qualificados disputando poucas vagas. Por conta disso, é preciso buscar, constantemente, mais conhecimento e especializações. Afinal, somente com ações como essas é possível alcançar as qualidades profissionais de que as empresas necessitam.
Nesse contexto, é fundamental encontrar maneiras de se tornar um profissional melhor, seja para obter melhores cargos e valorização financeira, seja para o desenvolvimento da sua carreira. Além da evolução no trabalho, você também tem a chance de crescer pessoalmente.
Que tal, então, entender o que você precisa fazer para oferecer as qualidades profissionais necessárias e ganhar espaço em um mercado tão concorrido? Neste artigo, vamos mostrar quais as vantagens e a importância da busca por mais conhecimento e, é claro, como fazer isso na prática. Continue a leitura para saber mais!

Qual a importância da busca pelo conhecimento?

A transformação digital, a globalização e o avanço das ferramentas tecnológicas modificaram a forma como a nossa sociedade se comporta e, consequentemente, as exigências para que um profissional se destaque. Hoje, não basta conhecer apenas uma função e achar que ela não vai sofrer alterações nos próximos anos.
Uma ferramenta considerada revolucionária agora pode ser apontada como defasada em poucos anos. Portanto, é fundamental expandir os seus conhecimentos e constantemente buscar novas qualidades profissionais que permitam a você mais chances de superar os desafios do mercado de trabalho.
Conhecer diferentes ferramentas, soluções e tendências também é outra característica importante para as empresas em busca de novos profissionais. Portanto, informar-se sobre as principais novidades do mercado é fundamental, especialmente por técnicas e estratégias que podem tornar o trabalho mais produtivo.
Caso você trabalhe com Administração, por exemplo, o que você aprendeu na faculdade já não é o suficiente. Nesse caso, um curso como o de Gestão Ágil de Projetos permite que você alie os conhecimentos aprendidos na graduação com novos conceitos e um mindset voltado para a transformação digital.

Qual a vantagem de se tornar um profissional especializado?

Para alcançar o sucesso profissional, as especializações tornam-se uma excelente maneira de conquistar mais conhecimento, preparar-se para desafios e desenvolver-se como pessoa. Com um MBA ou mesmo uma pós-graduação, você pode complementar o que foi aprendido na graduação.
A principal vantagem ao se tornar um profissional especializado é saber exercer determinado trabalho ou função adequadamente. Com tantas ferramentas e diferentes tendências, o mercado busca por quem está disposto a melhorar e realizar o mesmo trabalho de maneira produtiva.
Uma pós-graduação, por exemplo, oferece outro benefício para quem busca um maior reconhecimento profissional: a valorização financeira. Alguns dados mostram que a média salarial de quem concluiu uma pós tem uma média salarial de R$10 mil, enquanto uma graduação oferece um salário, em média, na casa dos R$6 mil.
Outras vantagens para quem faz uma especialização é o networking, ou seja, a oportunidade de conhecer profissionais de diferentes áreas. Além de expandir suas chances de conseguir novos empregos, é uma ótima maneira de aprender conceitos e adquirir uma visão diferente da que está acostumado.

Quais os passos para alcançar as qualidades profissionais necessárias?

Agora que você já entendeu qual é a importância da busca constante por aprendizado e como uma especialização pode ser fundamental para que você se destaque no mercado de trabalho, que tal saber o que fazer na prática? Para isso, listamos algumas das qualidades profissionais necessárias para alcançar o sucesso. Confira!

Seja proativo e criativo

O engajamento nos projetos e processos é fundamental para que a empresa confie no seu trabalho. Portanto, ser proativo é uma característica necessária para se destacar. Com isso em mente, tome a iniciativa, busque participar de novos projetos, aceite diferentes desafios e, sobretudo, faça um bom trabalho.
Além disso, tente juntar a proatividade com a criatividade: encontre diferentes soluções para resolver um problema ou maneiras de realizar um mesmo trabalho utilizando menos tempo e/ou recursos, por exemplo. Esses dois fatores podem colocar você em destaque rapidamente.

Tenha espírito de equipe

Todas as pessoas devem se preocupar com o desenvolvimento da sua própria carreira. Porém, é preciso ter consciência de que o trabalho deve ser feito em equipe. Ou seja, conte com a ajuda de outros funcionários para que o trabalho final seja o melhor possível. Compartilhe dúvidas e ideias para que, assim, possa alcançar resultados mais satisfatórios.
Não tenha vergonha de pedir ajuda e saiba respeitar a opinião de outras pessoas que fazem parte de um projeto, por exemplo. Lidar com ideias diferentes das suas é uma das qualidades profissionais necessárias para conseguir exercer funções de liderança e gerência, inclusive.

Saiba se adaptar aos cenários de dificuldade

O ambiente corporativo pode gerar muita pressão em algumas situações e, por isso, é importante saber lidar com a exigência de realizar um trabalho eficiente. Em alguns casos, você não vai ter o tempo ou os recursos necessários e, mesmo assim, será preciso fazer o máximo para realizar o seu trabalho.
Ou seja, é preciso adaptar-se e conseguir transformar situações desfavoráveis em oportunidades para encontrar diferentes soluções — e, é claro, para o seu crescimento profissional.

Busque cursos de especialização

O aprendizado no dia a dia do trabalho é válido e faz com que você melhore, mas não é o suficiente diante da concorrência. Portanto, busque por especializações, desde um curso livre até uma pós-graduação ou um MBA, mas tente se tornar um melhor profissional sempre.
Atualmente, as empresas querem profissionais que estão sempre em busca de novos conhecimentos — seja para utilizar melhor uma ferramenta, seja para aprender diferentes conceitos teóricos que podem ser úteis no trabalho.
Fica claro, portanto, como as qualidades profissionais pesam cada vez mais para que você consiga desenvolver uma carreira de sucesso. Seja para conquistar um simples aumento salarial, seja para conseguir uma promoção dentro da sua empresa, a especialização pode ser uma excelente alternativa para o seu futuro profissional.
Para aprimorar os seus conhecimentos e melhorar suas qualidades profissionais, é preciso contar com um parceiro com uma metodologia que possa direcionar o seu aprendizado, certo? Então que tal entrar em contato conosco, conhecer melhor os nossos cursos e o que podemos fazer para que você desenvolva a sua carreira?

5 Comentários

    Deixe o seu comentário!

    Não perca nenhum post!